# Bem-vindo ao Portal v5.6! 🚀

Neste espaço, destacaremos todas as novidades, melhorias e correções desta versão do Portal.😄

Informativo!

Versão disponível a partir de terça-feira, 30 de julho de 2024.

# Novidades 💡

# Novidades 💡

# Busca rápida na tela de consulta on-line

Foi implementada uma nova funcionalidade onde é possível verificar as últimas 10 consultas realizadas no CNPJ ou CPF inserido no campo de documento, como um histórico de consultas. Para visualizar, basta digitar o documento que o portal vai buscar as últimas 10 consultas caso tenham sido realizadas.

Abaixo segue imagem de como funciona esse processo:

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Nessa imagem é possível ver a listagem das consultas, e com elas algumas opções:

  1. Visualizar: nessa opção é possível visualizar o resultado da consulta. img
  2. Compartilhar: nessa opção é possível visualizar o link para compartilhamento de consulta. img

# Indicadores de pagamento a fornecedores

A partir desta versão do Portal, está disponível um novo bloco de consultas chamado Indicadores de Pagamento a Fornecedores. Este bloco tem como objetivo fornecer três informações principais: pontualidade de pagamentos, volume de pagamentos e emissão de pagamentos.

Para utilizar este novo bloco em suas consultas, é necessário contratar um produto que inclua esse bloco. Em caso de dúvidas, entre em contato com o time de atendimento DEPS.

Após a contratação, seja de um produto Mix ou Smart, basta consultar um documento (CNPJ) para que as informações dos indicadores sejam retornadas nas consultas. Lembramos que este bloco de consulta está disponível apenas para pessoa jurídica (PJ).

Abaixo está um exemplo dos indicadores em uma consulta:

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O gráfico de pontualidade possui uma peculiaridade: de acordo com o % de pontualidade do cliente, exibimos o gráfico em cores diferentes para destacar melhor as informações.

A regra para exibição é a seguinte:

  • Até 50% = Vermelho;
  • De 50% à 80% = Amarelo;
  • De 80% ou mais = Verde;

Abaixo está um exemplo de uma consulta onde os indicadores de pagamento são menores que 50%, exibindo as informações na cor vermelha:

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Se o documento consultado não possuir nenhuma informação de pagamentos, exibiremos o bloco com o texto abaixo:

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# Lote de consultas: Verificar se a Smart possui política atrelada

Foi criada uma nova regra de validação para consultas em lote. Agora, se o produto selecionado não tiver uma política vinculada, a consulta do lote não será executada. Nesse caso, uma mensagem de validação será exibida na tela, informando o usuário de que o produto não possui a política associada.

Essa medida evita consultas parciais causadas pela falta de configuração de políticas.

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Para consultar o lote, é necessário vincular o produto desejado a uma política e tentar novamente.

Além disso, houve uma alteração no processo de edição de políticas. Quando um lote estiver em processo de consulta seja em execução, dentro do SLA, ou aguardando aceitação, não será possível editar a política associada. Se o usuário tentar editar a política durante esse período, uma mensagem de validação será exibida, informando que a política está sendo usada em um lote. A edição só será permitida após a finalização do lote.

A alteração para verificar se o produto possui política também engloba a consulta online e a consulta feita via API (v3). Desta forma, caso o usuário tente fazer uma consulta sem que exista uma política vinculada, a mesma não será executada.

# Novo dashboard de distribuição de pareceres

Um novo dashboard foi criado e está disponível na visão gerencial para a distribuição de pareceres aprovados, reprovados e reprovados por regra.

# Funcionalidades do Dashboard

  1. Gráficos de Pareceres

    • O primeiro gráfico exibe todos os pareceres aprovados e reprovados.
    • O segundo gráfico mostra os pareceres reprovados por regras específicas.
  2. Filtros de Data

    • É possível filtrar os pareceres por data de início e fim.
  3. Opção "Detalhes"

    • No canto superior direito da tela, a opção "Detalhes" oferece dois submenus:
      • "Resumo aprovados/reprovados"
      • "Reprovados por regra"
    • Na tela de detalhes, os registros são apresentados em tabelas mais detalhadas, com a possibilidade de exportação dos dados.

# Observações Importantes

  • Atualização de Dados
    • Somente o resultado do último parecer para cada documento será adicionado ao dashboard. Ou seja, cada vez que um novo parecer é aprovado ou reprovado para um documento, apenas o último resultado será registrado.
    • O dashboard é atualizado a cada 20 minutos para garantir que as informações estejam sempre atualizadas.

Essas melhorias proporcionam uma visão clara e detalhada dos pareceres, facilitando a análise e a tomada de decisões gerenciais.

# Visão gerencial: Minha carteira

Uma nova visualização de carteira foi adicionada dentro das opções da Visão Gerencial.

# Funcionalidades da Minha Carteira

  1. Gráficos Disponíveis

    • Distribuição por Classificação dos Consultados: Exibe a classificação dos consultados.
    • Distribuição por Limite Sugerido: Mostra a distribuição de limites sugeridos.
    • Distribuição de Contas a Receber: Apresenta a distribuição das contas a receber.
    • Distribuição de Contas a Receber Vencido: Exibe a distribuição de contas a receber vencidas.
    • Os registros nestes gráficos referem-se ao último resultado da consulta Smart feita para cada documento. Ou seja, somente o último resultado de cada documento fica registrado nos gráficos.
  2. Filtros Disponíveis

    • Tipo de Pessoa: Filtra os dados por tipo de pessoa.
    • Ticket Médio: Filtra os dados por ticket médio.
    • Data de Início: Filtra os dados por data de início.
    • Validade da Análise: Considera a validade da análise ao filtrar os dados.
  3. Apresentação de Dados

    • Após aplicar um filtro (ou não), os dados serão apresentados na tela.
    • Caso algum gráfico não tenha dados para ser gerado, uma mensagem "Sem dados para gerar o gráfico" será apresentada.
  4. Opção "Detalhes"

    • Clicando no botão "Detalhes" na parte superior da tela, é possível visualizar os dados de forma mais detalhada.
    • A tela "Detalhes" é dividida em duas partes:
      • Por Ticket Médio: Junta todas as classificações e as divide apenas por tickets médios diferentes.
      • Por Classificação: Permite clicar em cada classificação para visualizar quantos registros cada uma tem, qual o ticket médio e a quantidade por ticket médio.
    • Dentro desta tela é possível fazer a exportação de todos os dados.

Essa nova visualização permite uma análise mais detalhada e precisa das carteiras, facilitando a gestão e a tomada de decisões.


Nota: Versão disponível a partir de terça-feira, 30 de julho de 2024.