# Perguntas frequentes - Consultas

Abaixo estão elencadas algumas das dúvidas frequentes sobre os erros possíveis e suas causas e consultas SCR.

Caso não encontre a resposta para sua dúvida, acesse o tópico de consultas documentação clicando aqui ou fale com o nosso suporte pelos contatos:

# Sumário

# Quais são os erros/mensagens que podem apresentar ao realizar uma consulta?

Os erros elencados na tabela abaixo podem ocorrer tanto na consulta online, quanto nas consultas do processamento em lote.

Descrição Motivo
O documento é obrigatório Este erro ocorre quando é tentado realizar uma consulta sem informar um documento
O identificador do produto é obrigatório Este erro ocorre quando é tentado realizar uma consulta sem informar o identificador do produto
Produto com o identificador {código do identificador} não encontrado Este erro ocorre quando o Portal não consegue encontrar o identificador do produto na base de dados
O documento {número do documento} não pode ser consultado neste produto Este erro ocorre caso seja tentado consultar um documento que não é compatível com o produto. Exemplo: Enviar um CPF para um produto PJ
Usuário não existe ou está inativo Este erro ocorre caso o usuário seja inativado enquanto está logado e o usuário tenta realizar uma consulta
Cliente bloqueado Este erro ocorre caso o usuário tente realizar uma consulta, mas o cliente está bloqueado para a realização de consultas
Já existe uma consulta em andamento para o documento Este erro ocorre caso o usuário tente realizar uma consulta para um documento que já possua uma consulta executando
Atingiu limite de consultas com erro para o documento Este erro ocorre quando o usuário realiza uma quantidade pré-definida de consultas com erro no mesmo dia para o mesmo documento
Atingiu limite de consultas para o documento Este erro ocorre quando o usuário realiza uma quantidade pré-definida de consultas com sucesso no mesmo dia para o mesmo documento
O produto consultado atingiu o limite de consultas diárias Este erro ocorre quando o usuário realiza uma quantidade diária pré-definida de consultas com sucesso no mesmo dia para o mesmo produto
A realização da consulta SCR necessita da autorização do consultado Este erro ocorre quando o usuário tenta realizar uma consulta SCR sem possuir a autorização do consultado
Aguardando autorização para liberação da consulta Esta mensagem é apresentada quando o usuário tenta realizar uma consulta SCR para um documento que já foi enviada a autorização, porém ainda não foi autorizada pelo consultado
Cliente não habilitado no Quod Esta mensagem é apresentada quando o usuário tenta realizar uma consulta, mas o cliente não está habilitado na Quod
Cliente não possui negociação/contrato ativo ou válido para consultar Este erro ocorre quando o usuário tenta consultar um produto que não está mais disponível em um contrato ativo
Não foi possível buscar os dados nos provedores Esta mensagem ocorre quando a consulta retorna erro e o Portal não consegue apresentar a consulta completa ou parcial

# Quais são os erros que podem apresentar ao realizar uma consulta Smart?

O primeiro código de erro (código 10), diferentemente dos outros códigos, poderá ocorrer em 4 situações distintas que estão elencadas na Tabela 1. Os demais erros estão elencados na Tabela 2.

Tabela 1:

Código Descrição Motivo
10 Erro ao converter tipo de contas à receber Este erro pode ocorrer em 3 situações:
- Quando a métrica "Histórico de pagamento - Interno" for maior ou igual ao histórico de pagamento do contas a receber;
- Quando a métrica "Relação de vencidos" for maior ou igual à relação de vencidos do contas a receber;
- Quando a métrica "Relação à vencer" for maior ou igual à relação à vencer do contas a receber;
10 Produto não possui política associada Este erro ocorre quando é realizada uma consulta Smart que ainda não foi associada à uma política
10 Erro ao realizar a análise Este erro ocorre em casos internos do Portal, como um erro de conversão de dado, erro de comunicação, entre outros
10 Cliente não possui portes cadastrados Este ocorre quando é realizada uma consulta Smart sem que o cliente possua pelo menos um porte cadastrado


Tabela 2:



Código Descrição Motivo
11 Consulta não possui informações suficientes para análise Este erro ocorre quando a política de crédito possui métrica de protestos, porém o produto/consulta não retornou a categoria de protestos em sua composição
12 Consulta não possui informações suficientes para análise Este erro ocorre quando a política de crédito possui métrica de pendências financeiras, porém o produto/consulta não retornou a categoria de pendências financeiras em sua composição
13 Consulta não possui informações suficientes para análise Este erro ocorre quando a política de crédito possui métrica de cheques sem fundo, porém o produto/consulta não retornou a categoria de cheques sem fundo em sua composição
14 Consulta não possui informações suficientes para análise Este erro ocorre quando a política de crédito possui métrica de cheques sustados, porém o produto/consulta não retornou a categoria de cheques sustados em sua composição
15 Consulta não possui informações suficientes para análise Este erro ocorre quando a política de crédito possui métrica de fundação, porém o produto/consulta não retornou a categoria de fundação em sua composição
16 Consulta não possui informações suficientes para análise Este ocorre quando a consulta retorna uma data de fundação formatada incorretamente
17 Consulta não possui informações suficientes para análise Este erro ocorre quando a política de crédito possui métrica de score, porém o produto/consulta não retornou a categoria de score em sua composição
18 Consulta não possui informações suficientes para análise Este erro ocorre quando a política de crédito possui métrica de idade, porém o produto/consulta não retornou a categoria de idade em sua composição
19 Consulta não possui informações suficientes para análise Este ocorre quando a consulta retorna uma data de nascimento formatada incorretamente
20 Produto não atende à métrica {nome da métrica} da política Quando o produto não tem as mesmas categorias da métrica
21 Consulta não possui informações suficientes para análise Este erro ocorre quando a política de crédito possui métrica de faturamento presumido, porém o produto/consulta não retornou a categoria de faturamento presumido em sua composição
22 Consulta não possui informações suficientes para análise Este erro ocorre quando a política de crédito possui métrica de ações judiciais, porém o produto/consulta não retornou a categoria de ações judiciais em sua composição
23 Consulta não possui informações suficientes para análise Este erro ocorre quando a política de crédito possui métrica de CNAE, porém o produto/consulta não retornou a categoria de CNAE em sua composição
24 Consulta não possui informações suficientes para análise Este erro ocorre quando a política de crédito, não possui pontuação
25 Consulta não possui informações suficientes para análise Este erro ocorre quando a política de crédito possui métrica de IFs, porém o produto/consulta não retornou a categoria de Indicadores em sua composição

# O que são consultas SCR e como solicitar uma autorização?

Segundo o portal do Banco Central do Brasil (https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/scr (opens new window)), o SCR é um instrumento de registro gerido pelo BC e alimentado mensalmente pelas instituições financeiras que permite à supervisão bancária a adoção de medidas preventivas, com o aumento da eficácia de avaliação dos riscos inerentes à atividade. Por meio dele, o BC consegue verificar operações de crédito atípicas e de alto risco, sempre preservando o sigilo bancário.

# 1º passo: pedido de autorização de consulta

Para realizar uma consulta SCR o Gestor ou operador do Portal Deps precisa ter autorização do consultado para visualizar os dados. Quem fornece essa autorização é o próprio consultado e a Deps é responsável por mantê-la armazenada nos seus registros. A autorização é solicitada pela tela de Consulta online, preenchendo o formulário de Autorização de consulta que somente é aberto quando o produto consultado possuir o bloco SCR. Após clicar no botão Enviar o consultado irá receber um e-mail do atendimento da Deps, como mostra o exemplo abaixo: gif

Na tela de Autorização de consulta é necessário preencher 2 campos:

  • Nome/Razão social: Nome do consultado em caso de consulta em CPF ou Razão social da empresa em caso de documentos PJ.
  • E-mail: endereço eletrônico do consultado que irá receber o e-mail do atendimento para autorizar ou recusar a consulta.

# 2º passo: Aguardar autorização

O consultado tem até 7 dias para responder o e-mail de autorização de consulta, seja aceitando ou recusando. Após este período o gestor pode reenviar o pedido de consulta pela tela de Autorizações SCR, clique aqui. para uma explicação sobre editar uma autorização de consulta SCR.

Após a solicitação ser respondida pelo consultado, o atendimento do Portal envia um e-mail para o usuário do Portal (consultante) informando se a consulta foi aceita ou recusada, conforme o que o consultado decidiu. O e-mail chega na caixa de entrada com o endereço do atendimento da Deps, quem recebe essa confirmação é o e-mail usado para o cadastro de usuário do Portal Deps e os templates são os seguintes:

  • Aceito

  • Recusado

# 3º passo: seguir com a Consulta Online

Por fim, se a consulta foi autorizada, o usuário deve voltar a tela de consultas online e realizar a consulta novamente no documento, desta vez o Portal entende que está tudo correto para prosseguir com a consulta SCR e realiza o processamento da Mix ou da Smart.

Atenção para os dados informados!

A Deps realiza auditorias internas para garantir o compromisso com a LGPD e para garantir que o responsável pela autorização irá receber nosso e-mail de solicitação de autorização. Por tanto, as consultas que necessitam dessas autorizações são sempre armazenadas pela Deps.

# Consulta SCR via API de consultas MIX

O processo de autorização de consulta SCR também é necessário quando a consulta é feita consumindo a API de consultas, para isso é necessário informar no método POST da consulta MIX e se faz preenchendo os campos do objeto da MIX, conforme o exemplo abaixo:

O restante do processo ocorre da mesma maneira, o consultante deve aguardar o aceite ou recusa e assim que for informado pelo atendimento da Deps sobre a autorização pode dar sequência no processo.