# Versão v23.5

# 1 Geral

# 1.1 Consultas: Criar uma priorização de blocos de restrição por provedores

CONFIGURAÇÃO > CONFIG. CONSULTAS > PRIORIDADE DAS INFORMAÇÕES

O objetivo principal desta tarefa é permitir que os usuários definam suas restrições em relação aos provedores preferenciais. Ou seja, o usuário deverá estabelecer uma ordem de preferência entre os provedores, além de determinar suas respectivas validades e dias de descarte.

OBS: Vale ressaltar que, caso não haja alterações nesta tela, o processo padrão continuará funcionando normalmente!

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  • Informação: Define qual restrição o usuário poderá visualizar. As opções disponíveis são: Ações, CCF, Dívidas, Dívidas Vencidas, Pefin, Refin e Protesto.

  • Provedor: Exibe os provedores disponíveis para a restrição selecionada. As opções disponíveis são: Boa Vista, CISP, DEPS e Serasa.

  • Prioridade: Exibe a prioridade atribuída ao provedor para a restrição selecionada. Caso a coluna retorne vazia, significa que o provedor não possui prioridade definida e, portanto, não será utilizado para essa restrição. Se todos os provedores estiverem sem prioridade definida, isso indica que a informação não segue uma prioridade específica, seguindo, assim, o caminho padrão.

    • Obs.: O caminho padrão é utilizar a última consulta analítica disponível
  • Validade: Define a validade da consulta do provedor para a restrição selecionada. Para verificar se a consulta está dentro da validade, deve-se considerar a última consulta realizada, onde o provedor dessa consulta deve ter a prioridade configurada. Assim, para que a consulta seja válida, o intervalo entre ela e a última consulta deve ser igual ou menor que a validade definida.

  • Dias descarte: Define a quantidade de dias após a consulta para que ela seja descartada. Antes de verificar a validade ou a prioridade da consulta, o sistema verifica, com base na data atual, quantos dias se passaram desde a realização da consulta. Se esse intervalo for superior ao valor parametrizado, a consulta será descartada e não será considerada.

  • Definir Sequência do Provedor: link para acessar a tela de configuração da sequência de prioridade dos provedores.

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OBS: Assim como na configuração de prioridade das políticas, nesta tela o usuário definirá quais provedores devem ser incluídos na prioridade e a ordem de prioridade entre eles. Caso apenas um provedor seja incluído, todos os outros serão descartados na análise da restrição selecionada.

Por padrão, ao salvar a definição da sequência, será inserido os seguintes valores, mas podendo ser editado via tela caso precise:

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  • os campos precisam ser maiores que zero.
  • caso deixe o campo vazio e saia da tela, retornará a última informação inserida ao campo.

Segue um exemplo de como será o comportamento:

EXEMPLO 1

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Data atual: 28/02/2025

Última consulta: Serasa 25/02/2025

Consultas do cliente:

  • Serasa - 25/02/2025
  • DEPS - 05/02/2025
  • Boa Vista - 21/01/2025

Etapas da análise:

1. Dias descarte: Como todos os provedores estão parametrizados para 180 dias, devemos pegar a data atual e a data de cada consulta e verificar se o período entre elas é igual ou menor que o parametrizado.

  • Serasa: 28/02/2025 - 25/02/2025 = 3 dias
  • DEPS: 28/02/2025 - 05/02/2025 = 23 dias
  • Boa Vista: 28/02/2025 - 21/01/2025 = 38 dias

Como todas as consultas estão dentro do período de descarte estabelecido, nenhuma delas será descartada nesta etapa da análise.

2. Validade: Como todos os provedores estão parametrizados para 30 dias, devemos pegar a data da última consulta e a data de cada consulta e verificar se o período entre elas é igual ou menor que o parametrizado.

  • Serasa: 25/02/2025 - 25/02/2025 = 0 dias
  • DEPS: 25/02/2025 - 05/02/2025 = 20 dias
  • Boa Vista: 25/02/2025 - 21/01/2025 = 34 dias

Como a consulta Boa Vista possui um período maior que o estabelecido, então ela será descarta nesta etapa da análise. Desta forma, seguiremos apenas com a consulta Serasa e DEPS.

3. Prioridade: Como a prioridade da Serasa é 2 e a prioridade da DEPS é 1, então nesta última etapa conseguimos definir que a consulta que deverá ser utilizada na análise de protesto será a consulta DEPS.

EXEMPLO 2

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Data atual: 28/02/2025

Última consulta: DEPS 02/11/2024

Consultas do cliente:

  • DEPS - 02/11/2024
  • Serasa - 02/11/2024
  • Boa Vista - 30/10/2024
  • CISP - 30/10/2024

Etapas da análise:

1. Dias descarte:

  • DEPS: 28/02/2025 - 02/11/2024 = 118 dias
  • Serasa: 28/02/2025 - 02/11/2024 = 118 dias
  • Boa Vista: 28/02/2025 - 30/10/2024 = 121 dias
  • CISP: 28/02/2025 - 30/10/2024 = 121 dias

Como o intervalo da consulta CISP e da Boa Vista é superior ao valor parametrizado, ambas serão descartadas nesta etapa.

2. Validade:

  • DEPS: 02/11/2024 - 02/11/2024 = 0 dias
  • Serasa: 02/11/2024 - 02/11/2024 = 0 dias

Como ambas as consultas estão válidas, nenhuma delas será descartada nesta etapa.

3. Prioridade: Como a prioridade da Serasa é 2 e a prioridade da DEPS é 1, podemos concluir que, nesta última etapa, a consulta da DEPS será a escolhida para a análise de protesto, pois possui prioridade mais alta.

# 1.2 Melhoria integração de pedido: Cadastro automático da situação para entrada do pedido.

Foi implementada uma melhoria para tratar casos em que um pedido é enviado com uma situação não cadastrada no sistema DepsNet. Agora, o pedido será integrado normalmente ao sistema, e a situação será registrada com parametrizações específicas que impedem que o sistema realize qualquer procedimento automático e não possuí fluxo. A análise e identificação do que ocorreu ficará a cargo do usuário, que precisará normalizar a situação para dar continuidade ao processamento do pedido

Exemplo de como ficará a situação parametrizada:

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Terá o seguinte retorno na automação:

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# 1.3 Deps Mix: Extração e visualização dos dados Consultas detalhadas e Comportamental resumido dentro da Mix.

Realizado a visualização e extração dos dados dos novos blocos que retornam na consulta Mix, Consultas detalhadas e Comportamental resumido que retornam informações de Oscilação de consultas e Histórico de pagamentos respectivamente.

Exemplo de retorno do bloco Consultas detalhadas Oscilação de consultas

Exemplo de retorno do bloco Comportamental resumido Histórico de pagamentose

Para mais informações sobre blocos, entrar em contato com o atendimento Deps.

# 1.4 Tela de cadastro de grupo: ter opção de prospectar o documento.

Antes, ao montar o grupo econômico e identificar que alguns sócios ou componentes que possuíam telefone, e-mail, entre outros dados em origens diferentes da do grupo, era necessário sair da tela do grupo e realizar a prospecção do componente na origem desejada.

Agora, ao identificar um componente mencionado que não está na origem do grupo, é possível prospectá-lo diretamente pela própria tela. Após concluir a prospecção, o componente será adicionado automaticamente ao grupo. Em seguida, basta clicar em 'Salvar' para concluir o processo."

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# 1.5 Tela de balanço: Inclusão terceiro período de balanço.

A tela de balanço anteriormente exibia os dois últimos exercícios, como por exemplo, 2024 e 2023. Ao clicar em 'Novo', o exercício 2025 era exibido. Agora, a tela mostrará os três últimos anos, ou seja, 2024, 2023 e 2022. Ao clicar em 'Novo', o exercício 2025 será adicionado, e o exercício 2022 será removido da exibição atual, mas permanecerá no histórico.

Incluído mais uma coluna nos indicadores para comparação dos 3 exercícios.

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# 1.6 Análise em lote: permitir arquivos de extensão .txt.

Foi realizado um ajuste na validação dos tipos de arquivos aceitos na análise em lote. Agora, o sistema passa a aceitar arquivos nos formatos CSV e TXT."

# 1.7 Consulta Serasa API: criar configuração para o envio de UF.

Foi aplicado um ajuste nas consultas do Relatório Básico PJ e Relatório Básico PF, tanto na tela quanto na automação. Anteriormente, ao realizar essas consultas via tela, 'o usuário precisava informar uma UF, enquanto na automação o sistema buscava a UF com base no endereço do cliente'.

Para oferecer mais flexibilidade ao usuário, foi adicionada a opção de parametrizar a UF a ser utilizada, permitindo que não seja necessário selecioná-la em todas as consultas. Esta funcionalidade também foi estendida aos usuários do sistema.

Além disso, foi incluída a opção 'UF híbrida': ao selecioná-la, o usuário será obrigado a escolher uma UF, mas durante a consulta, o sistema tentará buscar a UF do cliente. Caso não consiga, a UF selecionada será utilizada. Com isso, agora há 4 opções disponíveis para os usuários:"

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    1. Não selecionar UF e não marcar UF hibrida: sistema irá buscar a UF do cliente com base nos endereços cadastrados na base.
    1. Selecionar uma UF e não marcar UF hibrida: sistema irá utilizar a UF selecionada.
    1. Selecionar uma UF e marcar UF hibrida: sistema irá buscar a UF do cliente com base nos endereços cadastrados na base, caso não encontre, então irá utilizar a UF selecionada.
    1. Selecionar a UF em branco e não marcar UF hibrida: sistema não irá informar a UF para o provedor, atendendo a necessidade de clientes que já possuem configurações direto com a Serasa.