# Versão v23.3
-
- 1.1 Melhoria Indicadores: ajustes na visão de risco e perfis especiais.
- 1.2 Documentação: adicionar um link "?" direcionador nas telas que possuem documentação.
- 1.3 Inclusão do código original no filtro e também na lista de pedidos.
- 1.4 Diagnostico de analise: ajustar quantidade de de cheques apresentados.
-
- 2.1 Consultas Serasa API: migração da consulta Serasa para API - Relatório Avançado PF.
- 2.2 Consultas Serasa API: adicionar a opção do Analítico no Relatório Avançado PJ.
- 2.3 Consulta Mix apresentando falso sucesso.
- 2.4 Consulta Mix Bloco de CCF: apresentar documento a qual o cheque pertence na visualização
# 1 Geral
# 1.1 Melhoria Indicadores: ajustes na visão de risco e perfis especiais.
VISÃO GERENCIAL > INDICADORES DEPSNET
Realizado melhorias nos Indicadores DepsNet, incluindo:
- Adição de agrupamento por Classificação no indicador de Risco:
- Adição de abas no indicador de Perfil Especial e inclusão da informação de Perfis Especiais por Usuário.
# 1.2 Documentação: adicionar um link "?" direcionador nas telas que possuem documentação.
Adicionado no canto inferior direito um link que leva para documentação da pagina em questão.
Algumas páginas não possuem documentação, então o link será direcionado para pagina inicial da documentação do DepsNet.
# 1.3 Inclusão do código original no filtro e também na lista de pedidos.
Conforme solicitado pelo cliente, foi incluído o campo codigoOriginal nas telas do Gerenciador de Pedidos (tanto por dento do cliente quanto no módulo Gerenciador de Pedidos), permitindo a pesquisa por esse campo. Além disso, o campo foi adicionado à lista de pedidos, posicionando-o ao lado do codigoPedido. Mas, para mostrar este novo campo em tela, é preciso ativar no novo parâmetro criado "Habilitar código original no geren. de pedidos":
# 1.4 Diagnostico de analise: ajustar quantidade de de cheques apresentados.
Foi identificada uma divergência na informação de CCF, na qual o diagnóstico indicava 5 registros, mas a consulta retornava um número maior. Após análise, constatou-se que os comandos responsáveis pela busca das informações detalhadas de restrições estavam limitados a 5 registros, embora não tenha sido identificado o motivo dessa limitação.
Como solução, o limite foi removido para corrigir o cenário do CCF, além de prevenir possíveis problemas em outros cenários relacionados a restrições.
OBS: Com o aumento no número de registros de CCF no diagnóstico, haverá casos em que a pontuação das restrições poderá ser impactada.
# 2 Consulta
# 2.1 Consultas Serasa API: migração da consulta Serasa para API - Relatório Avançado PF.
Desenvolvido uma nova consulta que tem como objetivo a migração das consultas da Serasa para nova plataforma de consulta via API, criamos um novo tipo de consulta que inicialmente estará inativo para nao afetar as consultas existentes da Serasa.
Para utilizar a Relatório Avançado PF API que irá substituir a CREDIT BUREAU PF, é necessário ativar a configuração de consulta, nas configurações > consultas > configuração.
Dentro da Relatório Avançado PF API temos 3 relatórios, mais opcionais:
Relatório Avançado PF
Relatório Avançado Top Score PF
Relatório Avançado Top Score PF PME
Para realizar a consulta é necessário selecionar o Modelos de score customizado obrigatoriamente.
Importante
Como as Features das consultas anteriores da Serasa não correspondem exatamente as Features da consulta API, não foi possível utilizar as configurações de consultas cadastradas pelo cliente, então é necessário o cliente entrar em contato com a Serasa para verificar quais Features ele vai utilizar.
Os testes realizados na consulta foram em base de homologação que retornam poucos dados, então é extremamente importante realizar algumas consultas testes no cliente para verificar se os dados retornados e o impacto desses dados no sistema. Lembrando que após extração dos dados, nada foi alterado no sistema no sentido de como os dados são utilizados dentro do sistema.
Importante
Necessário liberar o site abaixo no firewall para utilização da consulta API Serasa.
# 2.2 Consultas Serasa API: adicionar a opção do Analítico no Relatório Avançado PJ.
Na consulta "Relatório Avançado PJ API" do provedor Serasa, foram realizados ajustes conforme o último documento disponibilizado por eles.
- Foram adicionadas novas opções de relatórios para os usuários selecionarem, de "acordo com seus contratos", incluindo os relatórios 'Analíticos':
Relatório Avançado PJ
Relatório Avançado PJ Analitico
Relatório Avançado PJ PME
Relatório Avançado PJ PME Analitico
Relatório Avançado TOP Score PJ
Relatório Avançado TOP Score PJ Analitico
- Adicionado mais algumas Features e alterado outras:
Como novas Features foram incluídas e outras alteradas, todas as Features foram revisadas uma a uma, por questão de segurança, a fim de garantir que seguissem o layout e os retornos conforme o último documento disponibilizado.
Existem 4 Features que constam na documentação, mas ao tentarmos realizar a conexão, recebemos a informação de que elas não estavam disponíveis:
Histórico de Pagamento Financeiro Avançado
Indicadores de recebíveis
Dívidas com órgãos públicos
Score de crédito setorial
Caso algum cliente precise de uma Feature específica, favor entrar em contato com o setor de desenvolvimento.
- Algumas Features exigem um modelo de informação para ser disponibilizado ao provedor. Assim, ao selecionar uma Feature que requeira um modelo, será habilitada a opção ao lado para que o usuário possa escolhê-lo:
Os modelos já vêm pré-cadastradas conforme disponibilizado pelo provedor. Caso haja alguma informação nova, favor entrar em contato com o setor de desenvolvimento.
- Disponibilizado a opção 'Segmento' com seu nome e código, que fica acima dos Modelos, se tornando obrigatória em todas as consultas que incluam algum relatório analítico, sendo necessário especificá-la.
Importante
Como as Features das consultas anteriores da Serasa não correspondem exatamente às funcionalidades da consulta API, não foi possível utilizar as configurações de consultas já cadastradas pelo cliente. Portanto, é necessário que o cliente entre em contato com a Serasa para verificar quais funcionalidades ele irá utilizar.
Os testes realizados foram em bases de homologação, que retornam um volume reduzido de dados e fictícios. Por isso, é extremamente importante que o cliente realize consultas de teste em seu ambiente, a fim de verificar tanto os dados retornados quanto o impacto desses dados no sistema. Vale ressaltar que, após a extração dos dados, nada foi alterado no sistema em relação à forma como esses dados são utilizados.
Necessário liberar o site abaixo no firewall para utilização da consulta API Serasa.
# 2.3 Consulta Mix apresentando falso sucesso.
Durante a execução da consulta Mix, a mensagem 'Consulta realizada com sucesso' estava sendo exibida, mas ao verificar o log interno (trace), foi identificado um erro, e a consulta não estava sendo salva.
Após análise, verificou-se que o problema estava relacionado a uma falha de conexão, impedindo o estabelecimento da relação de confiança para o canal seguro SSL/TLS (que envolve a confiança entre o cliente e o servidor por meio de certificados digitais). Constatou-se também que essa falha não estava sendo tratada corretamente, resultando na exibição incorreta da mensagem. Com isso, foi implementado um ajuste para que, no futuro, a mensagem seja exibida corretamente em caso de falha de conexão.
# 2.4 Consulta Mix Bloco de CCF: apresentar documento a qual o cheque pertence na visualização.
Incluído na visualização da consulta Mix o documento que está relacionado ao cheque.