# Versão v22.9
-
- 1.1 Licenças DepsNet: Desenvolver sistema de licenciamento baseado em WS gerenciado pelo Portal Deps.
- 1.2 Documentação: disponibilizado por dentro do sistema DepsNet.
- 1.3 Diagnóstico de análise: Inclusão do campo data de inserção de limite.
- 1.4 Integração Complementar: não é possível atualizar nome do Grupo produto.
- 1.5 Adoção de Limites: Criar novo comportamento de distribuição de limites.
- 1.6 Item produto: criar unique para impedir cadastro de CSG repetidos.
- 1.7 Api de integração de frota.
- 1.8 Deps Share: Criar o envio de dados via API do DepsNet para compartilhar no produto Share do Portal.
# 1 Geral
# 1.1 Licenças DepsNet: licenciamento baseado em WS gerenciado pelo Portal Deps.
Atualizamos a tela de renovação da Chave de Licença para facilitar o processo. Anteriormente, era necessário contatar o Atendimento DepsNet para renová-la. Agora, implementamos um botão denominado "Requisitar Licença", permitindo que o usuário renove sua licença com apenas um clique, sem a necessidade de contato com o atendimento Deps.
Em caso de problemas, entre em contato com o Atendimento DepsNet, que estará disponível para lhe auxiliar.
# 1.2 Documentação: disponibilizado por dentro do sistema DepsNet.
Por motivos de segurança e não expor dados e imagens sensíveis do sistema, foi implementado uma melhoria na documentação, onde agora não é possível visualizar alguns menus, caso a documentação não for acessada diretamente por dentro do DepsNet.
Para acessar a documentação completa é preciso abri-la por dentro do DepsNet, clicando na Engrenagem no canto superior direito e Documentação
# 1.3 Diagnóstico de análise: Inclusão do campo data de inserção de limite.
Incluído um novo campo no Diagnóstico geral da análise na grid Limite adotado padrão: Última inclusão, é o mesmo campo que está na tela de limite, responsável por mostrar a data da última inclusão de limite no cliente:
# 1.4 Integração Complementar: não é possível atualizar nome do Grupo produto.
A forma de atualizar o nome do Grupo de Produto via integração (API/ODBC/WS) foi atualizada. Anteriormente, ao tentar enviar essa informação para atualização, uma mensagem de erro era gerada, indicando que não era possível inserir a informação, pois estava sendo tentada a criação de um novo Grupo de Produto com o mesmo código do sistema de gestão, porém com nomes diferentes.
Agora, ao enviar a informação, será realizada uma validação da existência do Grupo de Produto pelo Código do Sistema de Gestão, permitindo assim a alteração das informações através da integração.
# 1.5 Adoção de Limites: Criar novo comportamento de distribuição de limites (tela e automação).
Implementado uma nova forma de distribuição de limites, com o objetivo de nenhum documento ficar sem limite no final da distribuição, mesmo que não tenha necessário.
Atualmente o sistema distribui o limite proporcionalmente para quem tem necessário, conforme a imagem abaixo:
Na nova forma de distribuição do limite, o valor adotado ao documento é conforme o necessário e o restante é distribuído para todos os documento do grupo/raiz, conforme abaixo:
Nesse exemplo o valor adotado geral (15000,00) é distribuído conforme o necessário da cada documento (7500,00 / 1800,00 / 2500,00) o restante que sobrou (15000,00 - 11800,00 = 3200,00) é distribuído para as 4 filias da raiz (800,00 distribuído para cada). Caso o valor adotado for menor que o necessário, o valor é distribuído pelo tomado e o restante é distribuído para os componentes.
Essa alteração afeta todos os lugares do sistema que adotam e distribuem limites, como, cadastro de limite via tela, requisição de limite, automação de pedidos, alteração de grupo econômico e importar limites.
Para não afetar os cliente que já utilizam o sistema foi criado um parâmetro do sistema Tipo distribuição limite: Define o tipo de distribuição de limite ao adotar um novo limite de crédito. Opções:
- Por demanda: distribuir limite apenas para quem necessita;
- Por documento: distribuir limite para todos os documentos;
Por padrão todos os sistemas ficarão com a opção Por demanda, e pode ser alterada caso necessário.
# 1.6 Item produto: criar unique para impedir cadastro de CSG repetidos.
Aprimoramos as integrações de item produto, substituindo o parâmetro anteriormente usado para definir a chave na tabela. Agora, após os ajustes implementados, a chave da tabela é composta pelo código do sistema de gestão do item e o código do grupo de produto.
# 1.7 Api de integração de frota.
Foi criada uma nova integração chamada "frotistaTransportadora" para integrar informações de frota, veículos de transporte e veículos de passeio, incluindo a confirmação do proprietário de um veículo ou frota cuja validade estipulada na criação tenha expirado.
Segue estrutura para envio dos dados:
Para mais informações sobre esta integração, clique AQUI (opens new window).
# 1.8 Deps Share: Criar o envio de dados via API do DepsNet para compartilhar no produto Share do Portal.
Desenvolvido a funcionalidade do Deps Share no DepsNet, para que clientes DepsNet possam compartilhar informações de modo seguro e confiável entre empresas.
O Deps Share é uma função criada no Portal e para ter mais informações, Clique aqui! (opens new window)
# Agenda
No DepsNet para utilizar o Deps Share é necessário enviar as informações de Contas a receber e Pedidos ao Portal, para isso, foi desenvolvido agendas que devem ser configuradas somente pelo usuário Administrador.
Na agenda é preciso configurar o Dia/Hora de envio dos dados, Quais são os critérios de Busca das informações (Tipo de busca / Quantidade de dias) e qual configuração de consulta é utilizada para o envio.
Em relação a qual Tipo de busca escolher, existe algumas particularidades de como o arquivo é processado no Portal. Acesse a documentação para melhor entendimento, Clique aqui! (opens new window)
Observação
A configuração de consulta é qual determina o login e senha de envio dos arquivos para o Portal.
Arquivo de Log das informações enviadas.
Dentro da pasta do DepsIntegrador > Log > DepsShare, fica os arquivos enviados ao Portal em .csv. são salvos os arquivos do último dia enviado, assim, se um arquivo é enviado hoje, todos os arquivos com data anterior a hoje são excluídos, para não acumular arquivos na pasta.
# Bloqueio
Na Share existe uma forma de alertar os componentes do grupo do Portal, no DepsNet foi criado um bloqueio ALERTA DEPS SHARE INTERNO que pode ser associado a um cliente e esse bloqueio é enviado para o Portal e adiciona um alerta na Share.
Também foi criado um bloqueio de consulta ALERTA DEPS SHARE EXTERNO que é associado ao cliente quando um alerta retorna na consulta Mix com bloco Share.
Observação
Esse bloqueio ALERTA DEPS SHARE EXTERNO é gerado quando outro componente do grupo Share no Portal adiciona um Alerta/Bloqueio, e o mesmo, retorna na consulta Mix.
# Consulta Mix Com bloco Share
Na Consulta Mix foi implementado a visualização dos informações que são utilizadas na métrica Deps Share.
Caso o cliente DepsNet não envie os dados para Share ou fique um período maior que o determinado no parâmetro Dias para bloqueio da visualização sem enviar títulos (Parâmetro do Portal) sem enviar os dados da Share, é retornado uma mensagem na consulta Visão bloqueada por não enviar a reciprocidade no período. Basta enviar as informações da Share para o Portal e consultar novamente.
# Métrica
Para utilizar na análise do DepsNet foi criado uma métrica Deps Share que se assemelha ao Histórico de Pagamentos.
No DepsNet é utilizado a informação de Pontualidade por faixas retornado na consulta Mix com bloco Share, para calcular o valor e usar na métrica.