# Versão v22.4

# 1 Novidade

# 1.1 Análise de Crédito: Métrica SCR para PF

Criado métrica SCR para pessoa Física (segue o mesmo processo da pessoa Jurídica), tendo a pontuação máxima positiva até 35 pontos e a pontuação máxima negativa de até -165 pontos e esta métrica só terá efeito em Clientes com consulta MIX, que contenham o bloco SCR.

As informações que são utilizadas para compor a pontuação são as seguintes:

  • Coobrigação Total
  • Empréstimos Total
  • Limite Crédito Total
  • Outros Empréstimos Total
  • Prejuízo Total
  • Risco Garantidor Total
  • Risco Total
  • Total Vencido

OBS: Em caso de um Grupo Econômico possuir mais de um componente que possua o bloco SCR, será somado as informações dos componentes e feitos os cálculos necessários para gerar a pontuação da métrica para o Grupo.

# 1.2 Análise de Crédito: Métrica Indicadores IFs para PF

Incluído a extração e utilização da informação de métrica "Indicadores IFs" da consulta Mix PF Analítica para clientes PF cadastrados no Deps. Segue o mesmo processo que já é feito para clientes PJs, sendo preciso cadastrar métricas e grupo parâmetro da informação Indicadores IFs nas políticas de pessoa física.

Tanto para PF e PJ, a informação do Risco aparecerá no indicador (coluna Complemento) na classificação do cliente:

25014-if.png

# 2 Geral

# 2.1 API Integração: Adicionar tratativa do Token para todas APIs de integração assim como na Requisição

Criado parâmetro no sistema Deps, para definir se as integrações via APi deverão ou não validar o campo Token (campo Token adicionado nas integrações), como já é feito na requisição - onde o parâmetro para requisição esteja definido como Sim, o usuário necessita gerar um token para depois utilizarem na API Alterar Requisições.

24158-token.png

Para mais dúvidas: Token (opens new window)

# 2.2 Adoção de limite: Melhoria na mensagem de bloqueio.

Melhoria realizada na mensagem de bloqueio que ocorria no momento de adotar o limite ao cliente, onde antes era emitido da seguinte forma em tela "Cliente possui bloqueio(s), deseja continuar?", agora será mostrado os bloqueios no qual o cliente possui e perguntado ao usuário se o mesmo deseja continuar:

24315-bloqueios.png

Lembrando que pela tela de limites, ao colocar o mouse acima do 'Possui', abre um tooltip mostrando os bloqueios no qual o cliente possui:

24315-bloqueios2.png

# 2.3 Pedidos Categorias: Remover o check do pré validar vencidos que não é mais usado

Removido a configuração / comandos da função do PreValidarValorVencido das categorias de pedido, pois hoje está tudo centralizado no bloqueio de negócio automático "TÍTULOS VENCIDOS", onde é possível atender a mesma função

# 2.4 Gerenciador de pesquisas: permitir a criação de filtro cujo resultado seja apenas de motivos automáticos ou manuais.

Melhoria realizada nos filtros de motivos Automáticos e Manuais dentro do Gerenciar Pesquisas no módulo Gerenciador de Pedidos. Agora é possível realizar a combinação selecionando 'Sem motivo automático' com 'Sem motivo manual', onde anteriormente era preciso selecionar junto mais alguma categoria manual ou automático para permitir o salvamento da pesquisa.

Filtro sendo permitido:

24967-motivo.png

ATENÇÃO: PRESTAR BASTANTE ATENÇÃO AO REALIZAR A CRIAÇÃO DO FILTRO ENVOLVENDO MOTIVOS, PARA TRAZER AS INFORMAÇÕES CORRETAMENTE CONFORME FILTRADO

# 2.5 Consulta Deps Mix: Renda presumida com gasto estimado.

Incluído na visualização da consulta Deps Mix um novo bloco com a informação de Renda presumida com gasto estimado, onde esses dados são utilizados para métrica de renda presumida.

25623-gastoestimado1.png

Caso a informação de Gasto Estimado retornar na consulta, o sistema passa a utilizar essa informação no cálculo do limite de arranque do cliente.

Para isso, foi adicionado um novo Grupo Parâmetro na métrica de Renda Presumida, chamado Gasto Estimado.

25623-gastoestimado.png

A Descrição é o valor retornado pela consulta Mix.

Já a Pontuação é o valor que será multiplicado a renda presumida do cliente e calculado o limite de arranque.

# 2.6 Visualização da consulta Cisp: Alteração de layout do quadro de 'Informações Comportamentais'

Realizada uma melhoria na visualização do bloco Informações Comportamentais da consulta Cisp, para o layout ficar parecido com o layout da consulta na web.

24159-informacoes.png

# 2.7 Usuário: Possibilitar número maior de caracteres no login.

Realizada uma melhoria no campo de login para aceitar mais caracteres e possibilitar o cadastro de usuários com login maiores.

Foi adicionado uma tratativa para verificar se o login criptografado ultrapassa 40 caracteres (valor máximo aceito no banco de dados) e caso ultrapassar é emitido uma mensagem de aviso, impedindo o cadastro do usuário.

24687-login.png

# 3 Rec. de Crédito

# 3.1 Rec. de Crédito: Criar campo desconto em título que mostre e seja somado em tela

Disponibilizado para o módulo de Recuperação de Crédito, o envio da informação do Desconto via integração API / WS / ODBC - Cadastro de Títulos.

  • Assim será contabilizado nas negociações, somando no campo desconto (bloqueará o combobox que altera de reais para porcentagem, caso ao menos um título com desconto maior que zero estiver selecionado) e descontado do valor a ser financiado.

  • Selecionando títulos com desconto, o valor do campo "Desconto" ainda poderá ser alterado, conforme escolha do usuário, porém, ao selecionar mais um título ou desmarcar um dos títulos será recalculado os valores, bem como o desconto.

25011-rec3.png

Caso a informação não seja enviada a nenhum título do cliente, o campo não será visível na grid Lista de títulos:

25011-rec1.png

E assim que disponibilizado a informação, a mesma será mostrada em tela:

25011-rec2.png

OBS: documentação de integração ODBC / WS e API foram atualizados detalhando o campo DESCONTO: (opens new window).

# 3.2 Rec. de Crédito: Exportar os dados da tela de negociação em Excel

RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO > NEGOCIAR

Adicionado dentro da tela de negociar, a opção de 'Exportar Excel' e ajustado a nomenclatura do botão 'Imprimir' para 'Exportar PDF'.

25012-excel.png

Ele segue o mesmo processo do Exportar PDF(Imprimir), mas separado por abas dentro do arquivo.

1º aba - Informações do Cliente:

25012-excel1.png

2º aba - Informações Cadastrais:

25012-excel2.png

3º aba - Endereços de Cobrança:

25012-excel3.png

4º aba - Lista de títulos:

25012-excel4.png

5º aba - Parcelas Financiamento:

25012-excel5.png

OBS: informações cadastrais e endereços de cobrança serão extraídas somente Exportando para Excel.