# Versão v21.9
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- 1.1 Padrão de e-mail: criação de novas opções de informações de e-mail.
- 1.2 Gerenciar exceções: sinalizar quando o titulo já possui exceção.
- 1.3 Visão gerencial: sistema apresentando timeout na geração do relatório.
- 1.4 Negativação: Incoerência de dados retornados no filtro "Provedor"
- 1.5 Perfil Especial: Criar opção de liberar pedido sem ter que atender os critérios e limite do perfil especial, mas validando alçada
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- 3.1 Adicionar ao fluxo de consultas a sócios\participantes parâmetro para considerar percentual de participação.
- 3.2 Fluxo de consulta: Criar parâmetro para máximo de consultas por hora permitido pela automação e respeitar ele no fluxo
- 3.3 Histórico de consultas: apresentar na grid de histórico nome da config. de consulta.
- 3.4 Inscrição Estadual: sistema não esta apresentando inscrição correta.
- 3.5 Consultas GC(Boa Vista Arquivo Rating): sinalizar ao usuário a origem da consulta.
- 3.6 Fluxo de consulta: Criação de mecanismo que impeça consultas a documento baixados.
# 1 Geral
# 1.1 - Padrão de e-mail: criação de novas opções de informações de e-mail.
Adicionado no padrão de e-mails do módulo Contas a Receber campos, "Observação" / "Observação1" / "Observação2" / "Observação3" como também o campo Categoria. Assim podem selecionar os tipos de categorias (cadastradas dentro do sistema Deps) a serem mostradas no e-mail.
OBS: a imagem acima está conforme no módulo Padrão de E-mails como no momento de poder alterar o corpo do e-mail antes do envio ao cliente.
# 1.2 - Gerenciar exceções: sinalizar quando o título já possui exceção.
Adicionada coluna com ícone, que sinalizará se título ou cliente já possui negativação dentro do módulo Gerenciar Exceções, assim como ocorre nas demais telas, negativação, email etc...
Ícone se baseia em exceções relacionadas diretamente a pessoa.
Incluir exceção de cliente:
Incluir exceção de título:
OBS: agora o período de data que é mostrado ao incluir título a exceção, se baseará no parâmetro "Período padrão telas de Contas a Receber".
# 1.3 - Visão gerencial: sistema apresentando timeout na geração do relatório.
Ajuste realizado no timeout da extração de relatórios dentro do sistema Deps.
# 1.4 Negativação: Incoerência de dados retornados no filtro "Provedor".
Adicionado na negativação uma trava para que não seja permitido pesquisar sem informar o campo 'Provedor'.
Esta trava evita possíveis erros na visualização quando utilizado dois provedores para negativar os títulos, onde a opção Serasa ou Boa Vista deve estar selecionada. A alteração serve tanto para as pesquisas salvas como pesquisa diretamente na tela.
Caso o cliente utilizar dois provedores para negativar seus clientes/títulos, então não será atualizado as pesquisas de forma automática, pois para isto ocorrer, nos baseamos nos últimos provedores utilizados. Caso possua apenas um, então todas as pesquisas salvas receberão por padrão o provedor utilizado pelo cliente.
# 1.5 - Perfil Especial: Criar opção de liberar pedido sem ter que atender os critérios e limite do perfil especial, mas validando alçada
Adicionado uma forma de aprovação do pedido sem atender o limite e critérios do perfil especial, mas o usuário possui alçada para realizar a alteração do perfil especial.
Essa opção foi criada para que o cliente não seja forçado a ajustar os critérios ou aumentar o limite, e isso acabar ficando para futuros pedidos do cliente. A ideia é ela ser usada para casos pontuais, mas não abrir margem para pedidos futuros.
Para não interferir em todos os clientes foi criado um parâmetro que está definido como padrão inicial Não.
Parâmetro: Liberar pedido sem atender o perfil especial.
Define se permite liberar pedido sem atender os critérios e/ou limite do perfil especial, porém o usuário que está liberando o pedido tem alçada para modificar os critérios e/ou aumentar o limite do cliente, mas ele não quer alterar o perfil especial, pois quer manter o perfil do cliente como está, só quer liberar o pedido. Campo deve ser definido como Sim ou Não.
Essa alteração foi realizada apenas para aprovação de pedidos via tela. No momento de salvar a aprovação do pedido irá apresentar uma mensagem informando Perfil especial não atendido. Deseja aprovar o(s) pedido(s) sem alterar o perfil especial?
Na informação complementar do pedido foi adicionado um complemento para informar que o pedido por aprovado sem alterar o perfil especial.
# 2 Bloqueios
# 2.1 - Bloqueio de Negócio: Criar bloqueio que verifique clientes com mesmo endereço/telefone/e-mail e mostre na sugestão de grupo
GRUPO ECONÔMICO > CRIAR/EDITAR GRUPO ECONÔMICO
Na tela de criação/edição de grupo econômico foi adicionado um novo campo para seleção, a fim de exibir todos os clientes que possuam relação de endereço com o cliente selecionado.
A regra para exibir ou não clientes semelhantes é a seguinte:
Se o CEP for por rua:
- Será utilizado este campo (CEP) para identificar endereços semelhantes, e caso encontre, então é utilizado o número do endereço para retornar apenas endereços iguais.
Se o CEP for do tipo cidade (final com três zeros - 000):
- Além de verificar o CEP, é aferido também a rua para identificar possíveis endereços semelhantes. Quando encontrada uma rua igual, então é feito uma varredura no número do endereço. OBS.: Mesmo que o número do endereço venha erroneamente no campo "rua" os dados serão extraídos e apurados com exatidão.
OBS.: Em caso de um endereço não possuir número, não será exibido mesmo que todas as outras informações sejam iguais, pois o campo número é uma informação primordial para comparações.
CONFIGURAÇÃO > CONFG. GERAIS > BLOQUEIO > AUTOMÁTICO > NEGÓCIO
Foram criados 3(três) novos Bloqueios de Negócio, no qual o usuário poderá configurar conforme seu desejo, são eles
CLIENTE COM E-MAIL COINCIDENTE COM OUTRO DOCUMENTO -> este bloqueio será aderido ao cliente quando for encontrado em um outro cliente o mesmo e-mail.
CLIENTE COM ENDEREÇO COINCIDENTE COM OUTRO DOCUMENTO -> já este será aderido quando encontrado algum endereço igual em um outro cliente.
CLIENTE COM TELEFONE COINCIDENTE COM OUTRO DOCUMENTO - > e este quando coincidir número de telefone entre clientes.
Assim que rodar uma análise ao pedido do cliente, tendo alguma destas informações, será gerado o bloqueio e adicionado ao cliente (dono do pedido). Assim o usuário poderá acessar a tela de grupo econômico e verificar no cadastro do grupo, nos campos E-mail / Telefone / Endereço os clientes que possuem informações semelhantes.
# 2.2 - Bloqueio de Negócio: Criar bloqueio que identifique cliente novo ou inativo
CONFIGURAÇÃO > CONFG. GERAIS > BLOQUEIO > AUTOMÁTICO > NEGÓCIO
Criado dois novos bloqueios e adicionados aos bloqueios de negócios.
Bloqueio "Cliente novo": Esse bloqueio é gerado quando o intervalo de dias entre a data de cadastro do cliente e a data atual for menor ou igual aos dias configurados na parametrização do sistema de nome CLIENTE NOVO.
Bloqueio "Cliente inativo": Esse bloqueio é gerado quando o intervalo de dias entre a data da última movimentação de títulos do cliente e a data atual for maior que os dias configurados na parametrização do sistema de nome CLIENTE INATIVO, se não possuir movimentação, a data do cadastro do cliente será utilizada como comparação.
OBS: podendo usar regras de bloqueios que contenham certas parametrizações de categoria, para que pedidos com requisito de determinadas categorias, sejam analisados e atrelados a eles algum destes dois bloqueios.
# 3 Consultas
# 3.1 - Adicionar ao fluxo de consultas a sócios\participantes parâmetro para considerar percentual de participação.
CONFIGURAÇÕES > CONSULTAS > FLUXO DE CONSULTAS
Adicionado um novo campo no fluxo de consulta, denominado de "Part. (%)". Neste campo deverá ser informado o percentual mínimo para que o DepsNet realize uma consulta no sócio ou participante.
Quando o percentual for menor do que informando neste campo, a consulta não será realizada e por meio da informação complementar do pedido ou de cliente será possível identificar os casos em que não foi realizado a consulta.
Abaixo segue um exemplo de consulta não realizada devido ao percentual de participação ser menor do que o informado no parâmetro:
Este campo é habilitado para uso apenas se no campo "Consultante" estiver selecionado a opção Sócio ou Participante. Nas situações Cliente e Componente grupo, o mesmo fica desabilitado para configuração.
Caso o campo Part.(%) não seja preenchido, o comportamento do sistema será o de sempre realizar a consulta.
OBS: Caso não tenha vindo na consulta do cliente o percentual de participação de sócio, e o fluxo exigir (estiver preenchido o campo "Part. (%)) um percentual mínimo, neste cenário a consulta não será efetuada.
# 3.2 - Fluxo de consulta: Criar parâmetro para máximo de consultas por hora permitido pela automação e respeitar ele no fluxo
CONFIGURAÇÃO > CONFIG. GERAIS > PARAM. SISTEMA
Criado um novo parâmetro para definir a quantidade de consultas por tipo consulta que a automação poderá realizar dentro de uma hora. O parâmetro tem o nome de "Limite de consultas realizadas pela automação".
A quantidade de consultas é calculada sempre com base na hora exata, ou seja, será considerada das 09:00h às 10:00h e assim sucessivamente. Dentro das horas exatas, será possível realizar a quantia determinada no parâmetro. Exemplo: se o parâmetro estiver definido como 100, então entre 08:00 e 09:00 a automação poderá realizar 100 consultas do mesmo tipo consulta. Quando a hora virar a contagem reinicia, e novamente poderá ser realizada a quantia de consultas parametrizadas.
OBS.: Se a primeira consulta for realizada as 08:55h por exemplo, ao virar a hora para 09:00h a contagem será reiniciada e a consulta anterior não serão contabilizada neste novo horário.
# 3.3 - Histórico de consultas: apresentar na grid de histórico nome da config. de consulta.
Realizada uma melhoria na tela de histórico de consultas, onde foi adicionado uma coluna para apresentar a configuração de consulta, caso não tenha configuração de consulta a coluna fica em branco.
# 3.4 - Inscrição Estadual: sistema não esta apresentando inscrição correta.
Realizada correção na demonstração da Inscrição Estadual no Diagnóstico da Análise de Crédito, para mostrar a informação correta.
OBS: agora o ícone que é acompanhado ao lado do campo Inscrição Estadual poderá estar destacado em Amarelo quando o cliente já tiver histórico de I.E. no Status ISENTO:
# 3.5 - Consultas GC(Boa Vista Arquivo Rating): sinalizar ao usuário a origem da consulta.
Melhoria realizada para mostrar no histórico de consultas, quando cliente for incluído ou consultado ou for por arquivo de rating:
# 3.6 - Fluxo de consulta: Criação de mecanismo que impeça consultas a documento baixados.
CONFIGURAÇÕES > CONSULTAS > FLUXO DE CONSULTAS
Realizada melhoria no fluxo de consultas para não realizar consultas caso o documento estiver com a situação BAIXADO ou BAIXADA na Receita Federal se for PJ, e não realizar consultas para PF caso a situação na Receita estiver TITULAR FALECIDO. Uma mensagem foi adicionada na Informação complementar do pedido para indicar o motivo do fluxo não ser executado.
# 4 Requisição
# 4.1 - Requisições: Enviar e-mail ao usuário solicitante quando o usuário destinatário efetuar alteração da situação
Criado e-mail padrão, fora da configuração padrão de e-mail do Deps, para envio das informações da requisição caso sofra alguma alteração, não sendo possível alterar as informações enviadas no e-mail. Assim, para que ative esta funcionalidade, foi cadastrado um parâmetro no sistema que possa ser definido se será ou não enviado o e-mail.
OBS: PARA QUE O E-MAIL SEJA ENVIADO, O USUÁRIO QUE ESTÁ REALIZANDO A ALTERAÇÃO DA REQUISIÇÃO PRECISA POSSUIR UMA CONFIGURAÇÃO DE E-MAIL CADASTRADA, CASO NÃO POSSUA, O SISTEMA IRÁ EMITIR UM ERRO NOS EVENTOS E SEGUIR O FLUXO NORMALMENTE.
# 4.2 - Requisições: Ter a opção de incluir e-mail em cópia CC no envio de e-mail na tela
Incluído opção de incluir e-mails em cópia na tela de requisição.
OBS: PROBLEMAS NO ENVIO DOS E-MAILS PARA OS USUÁRIOS EM CÓPIA, NÃO AFETARÁ A CONCLUSÃO DO PROCESSO.
# 4.3 - Requisições: Permitir que outros usuários possam aprovar a requisição desde que tenham alçada
Realizado uma alteração nas requisições para todos os usuários do sistema conseguirem fazer alterações nas requisições, mesmo que não seja o solicitante ou destinatário. Todas as alterações são registradas no histórico da requisição.
OBS: Com essa alteração uma requisição pode ser solicitada pelo Usuário 1, com destinatário Usuário 2 e ser atendida pelo Usuário 3, lembrando que qualquer alteração na requisição é adicionada no histórico.