# Versão v21.3


# 1. GERAL

# 1.1 - Filtros de combinação entre categorias diferentes: E-mail, negativação e recuperação de crédito.

GERENCIAR PESQUISAS

Nesta atividade foi adicionado a possibilidade de fazer combinações de categorias nos filtros gerenciadores de pesquisas das telas de Negativação, Protestos e Cobranças.

Em ambas as telas a opção tem o mesmo funcionamento, quando selecionada, a nova opção tem como objetivo possibilitar aos usuários um novo modo de pesquisa, onde ele irá permitir que o usuário busque pelo título filtrando por mais de uma categoria.

Quando selecionada a opção, será obrigatório informar mais de uma categoria para efetuar a busca.

NEGATIVAÇÃO > NEGATIVAÇÃO

Adicionado no gerenciador de pesquisa de negativação a opção de combinação.

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NEGATIVAÇÃO > PROTESTO

Adicionado no gerenciador de pesquisa de protesto a opção de combinação.

16278-protestos.png

GERENCIADOR DE ATIVIDADES > COBRANÇA

Adicionado no gerenciador de pesquisa de cobrança a opção de combinação.

FILTROS

Também foi disponibilizado aos usuários filtrar por meio de palavras, onde ao digitar a respectiva informação desejada, o filtro exibirá todas as opções correspondentes ao que foi informado otimizando o processo de busca e criação de pesquisas.

16278-pesquisa.png

Os menus que possuem esta opção são:

  • Negativação, cobrança e protesto: Informação cadastral, Categoria, Parametrização de categoria, UF.
  • Gerenciador de pedidos: Categoria, Parametrização de categoria, Informação cadastral, Usuário, UF, Motivo automático, Motivo manual, Situação, Usuário parecer, Situação parecer, Usuário anterior.
  • Reciprocidade: Categoria, Parametrização de categoria.
  • Recuperação de crédito: Informação cadastral, Cedente, Categoria, Parametrização de categoria, Usuário.
  • Gerenciador de e-mails: Informação cadastral, Categoria, Parametrização de categoria.

Além disso foi adicionado no combo de parametrização de categoria o nome da categoria, facilitando assim a visualização e entendimento sobre qual categoria pertence aquela parametrização.

16278-sublista.png

# 1.2 - Função de exportar para excel.

Disponibilizado opções para exportar em Excel ou CSV, o resultado dos filtros de pesquisa nas telas:

  • Gerenciador de E-maild > Email Cobranca

  • Negativação > Negativação

  • Negativação > Protesto

  • Gerenciador de atividades > Cobrança

  • Recuperação de Crédito

Caso selecionar um filtro, informações devem ser as mesmas retornadas no filtro, ou seja, os clientes que o título retornou, e somente os títulos que entram no filtro, não todos os títulos do cliente

Caso selecionado um filtro, nome do arquivo será o do filtro, caso feito uma busca sem filtro, ou seja, pelos campos de busca, o nome do arquivo será o documento da pessoa buscada.

Foi feito uma análise de outros processos do sistema que envolvem exportação de arquivos, e também compactação, para então padronizar esses processos, e facilitar a implementação futura de exportação, facilitando a padronização do código.

# 1.3 - Seguro de crédito: apresentar em tela a data de cadastro.

ANÁLISE DE CRÉDITO > SEGURO DE CRÉDITO

Adicionado um novo campo "Data cadastro" na tela de seguro de crédito do DepsNet para que facilite a visualização por parte do usuário.

16816-seguro-credito.png

Agora será possível visualizar a data de cadastro sem que seja necessário abrir o histórico de seguro de crédito.

# 1.4 - Alerta Provedor: remoção do alerta quando o mesmo não estiver mais presente na consulta.

ANÁLISE DE CRÉDITO > CLIENTES > BLOQUEIOS

Realizada uma melhoria nos bloqueios de alerta provedor. Agora caso o alerta não retorne na consulta o bloqueio será removido do cliente.

Os bloqueios de alertas afetados: ALERTA PROVEDOR BOA VISTA, ALERTA PROVEDOR CCB, ALERTA PROVEDOR CISP, ALERTA PROVEDOR DEPS, ALERTA PROVEDOR SERASA, ALERTA PROVEDOR SPC, ALERTA PROVEDOR WITCRED.


# 2 - GERENCIADOR DE PEDIDO

# 2.1 - Motivos de pedidos: Implementar histórico dos motivos da situação do pedido.

GERENCIADOR DE PEDIDO > INFORMAÇÕES RELACIONADAS > HISTÓRICO DE MOTIVO DA SITUAÇÃO DO PEDIDO

Disponibilizado a visualização de um histórico dos motivos da situação do pedido, para melhor entendimento de como o pedido chegou a atual situação dos motivos.

15358-historicoMotivo.jpg

É possível visualizar o histórico de situações, motivos associados e desassociados ao pedido.


# 3. GERENCIADOR DE E-MAIL

# 3.1 - Gerenciador de e-mail: alterar comportamento quando é feito exclusão.

GERENCIADOR DE E-MAIL > E-MAIL DE COBRANÇA

Foram realizadas algumas alterações no gerenciador de e-mail a fim de deixar a tela com maior usabilidade por parte do usuário.

  • Clientes ou títulos com exceção agora terão sua linha marcada com a cor vermelha, além de exibir uma mensagem de alerta informando por qual motivo a mesma possui exceção.

16609-excecao.png

  • Ao fazer uma alteração na tela agora a mesma não deve perder os filtros que estavam aplicados, apenas atualiza a grid de clientes de acordo com a modificação realizada. (Ex: Filtrando por e-mails inválidos e realizou uma alteração adicionado um e-mail válido, este cliente será retirado da busca pois o filtro aplicado é apenas para inválidos).

  • Na coluna contato dos clientes, foi adicionado um ícone de agenda onde por ele é possível adicionar e remover contatos do cliente. Caso um cliente possua uma exceção não será possível adicionar títulos para envio de e-mail.

16609-contato.png

  • Otimizada a tela para que o usuário identifique facilmente quais clientes não possuem e-mails válidos. Desta forma foi adicionado um ícone de alerta onde quando ele é exibido, sabe-se que o cliente possui um e-mail nulo ou inválido.

16609-contato-invalido.png

  • Dentro dos filtros de "Gerenciar pesquisas" foi adicionado um novo combo com nome de "Considerar e-mail". Dentro deles temos quatro opções de filtro, são elas:
    • Em branco: Não leva em consideração este filtro;
    • Somente inválidos: Exibe todos os clientes que não possuem nenhum e-mail válido em sua lista de contatos.
    • Contém inválidos: Mostra todos os clientes que não possuem nenhum e-mail válido e retorna também os que possuem pelo menos um e-mail inválido em sua lista de contatos.
    • Contém válidos: Exibe os clientes que possuem ao menos um contato válido em sua lista de contatos.

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  • Ajustado o envio de e-mail para casos em que o cliente não possua um contato preferencial, ou possua um preferencial inválido. Neste caso, o sistema irá buscar outros contatos válidos que este cliente possui, e assim fará o envio de e-mail para todos os contatos válidos que encontrar. Porém quando houver um contato preferencial válido, será enviado e-mail somente para este contato.

  • Ao adicionar um título na lista, o sistema irá verificar se o cliente possui algum e-mail válido em sua lista de contatos e se não possui exceção. Caso encontre alguma divergência, será exibido uma mensagem na tela informando sobre a exceção encontrada e não adicionará o título na lista até que esta exceção ou e-mail inválido sejam corrigidos.

16609-msg-validacao.png

  • Na opção "Adicionar todos os clientes e títulos" foi realizado uma alteração para que seja validado se cliente possui e-mail válido em sua lista de contatos e se o cliente tem exceção de cliente desabilitado. Somente assim serão adicionados os clientes na lista, se um deles possuir uma divergência, este por usa vez não será adicionado e uma mensagem de validação em tela será exibida. Também foi realizada uma melhoria na performance desta funcionalidade.

16609-msg-validacao2-.png

  • Alterado o leiaute da parte inferior da tela nas opções "Envia E-mail/Exceção", exibindo agora por meio de abas.

16609-abas.png


# 4. REQUISIÇÃO DE LIMITE

# 4.1 - Requisição de limite: Permitir que o usuário destino edite o motivo.

ANÁLISE DE CRÉDITO > REQUISIÇÃO

Na versão anterior, ao se fazer uma requisição de limite, enviada a outro usuário aprovador, este usuário não tinha possibilidade de alterar o motivo da requisição:

16815-tela-requisicao-82.png

Entrou agora uma tratativa para que o usuário aprovador consiga alterar, além do motivo, o limite e a validade da requisição:

16815-tela-requisicao-81.png

A tratativa funciona tanto para requisição de limite ou requisições de limite especiais.

# 4.2 - Requisição de limite: criar controle de acesso simultâneo as requisições.

CONFIGURAÇÃO > CONFIGURAÇÕES GERAIS > PARAM. GERAIS >

Foi criado uma parametrização de sistema 'Tempo Alteração Requisição', que deve ser um número inteiro, no qual representa quantidade de segundos que uma requisição deve ficar travada para edição. Caso uma requisição ultrapasse o limite de tempo definido nessa parametrização, ela será retirada da lista de controle, e possibilitará que outro usuário acesse essa requisição. No caso de dois usuários conseguirem acesso a edição, por conta desse limite de tempo expirar (ou não existir), prevalecerá a primeira edição a ser finalizada.

17012-requisicao-tempo.png

Foi adicionado um comportamento semelhante ao do gerenciador de pedidos.

  • Sempre que uma requisição for aberta para edição, o código dessa requisição será colocado em uma lista de controle.

  • Requisições que estão nessa lista de controle, não são permitidas para edição, ao clicar no botão de edição, será exibido uma mensagem informativa. Requisições nessa lista também terão um feedback visual na grid, exibindo um ícone de atenção, que informa qual usuário está analisando essa requisição.

  • 17012-requisicao-editar.png

  • 17012-requisicao-informativos.png