# Versão v21
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2.1.1 Consulta Relato: Manutenção na feature de faturamento.
2.1.2 Consulta Serasa: Inclusão dos relatórios Básico(PF e PJ) e Avançado(PF e PJ).
2.1.3 Consulta Credit Bureau PF: inclusão do modelo de Score com Positivo.
2.1.4 Consulta Credit Bureau PF: Ajuste no bloco P002 para recepção da feature Renda Estimada.
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- 6.1 Adoção de Limites: Sistema efetuar reverso de limites sempre que desativar um limite por alguma razão.
- 6.2 Ajustar descrição do bloqueio de data de nascimento e a descrição do parâmetro de idade mínima e máxima.
- 6.3 Automação de pedidos\fluxo de consultas: revisão do controle de processamento de consultas.
- 6.4 Reverso de pedido via REST: Adequar sistema para receber urls Https(Hyper Text Transfer Protocol Secure)
- 6.5 Parametrização campo título Negativação.
# 1. ANÁLISE DE CRÉDITO
# Cadastrar sócios como clientes
CONFIGURAÇÕES > CONFIGURAÇÕES GERAIS > PARAMETRIZAÇÕES DO SISTEMA
Inclusa nova parametrização no sistema que permite que sócios e participantes de empresas sejam cadastrados como clientes no momento de uma consulta. A parametrização se chama "Cadastrar sócios como clientes".
Se a parametrização estiver ativa, o sistema, ao consultar um cliente irá buscar o bloco de quadro societário e participação de empresas, passando assim, a tratar os cpfs e cnpjs como clientes.
Importante ressaltar que o novo cliente irá ter apenas um nome e um documento, as demais informações deverão ser inclusas pelo usuário posteriormente (dados como informação cadastral, por exemplo).
Aqui, identificamos os sócios:
Em seguida podemos verificar que os mesmos agora possuem cadastro como clientes, sendo inclusos na mesma origem que o cliente cnpj.
Esse cadastro também funciona via automação de cliente, quando se prospecta um cliente novo e seleciona para que o fluxo seja ativado.
Nesse caso, quando o cliente for analisado, a automação será executada, trazendo uma consulta e, consequentemente, os sócios e participações deste, também serão cadastrados.
# 2.DADOS CLIENTE
# 2.1 CONSULTAS
# 2.1.1 Consulta Relato: Manutenção na feature de faturamento.
ANÁLISE DE CRÉDITO > CONSULTAS > SERASA
Incluída nova feature de faturamento presumido, chamada Faturamento Estimado com Positivo - HFP 1. Ao fazer uma consulta Serasa Relato, Relato Mais ou Concentre, agora o usuário tem a opção de escolher o tipo de faturamento presumido, entre os modelos CFP 1, CFP 2 e HFP 1:
Segundo o layout, posteriormente as opções CFP 1 e CFP 2 serão excluídas. Pensando nisso, aplicamos uma tratativa que ativa ou desativa as features, de acordo com as necessidades do usuário.
Agora, ao acessar CONFIGURAÇÕES > CONSULTAS > OPÇÕES DE CONSULTA
a opção aparece na ultima coluna, com uma combobox para ativar ou inativar as features, sem a necessidade de exclusão das mesmas:
Assim, o usuário pode manter apenas as features que julga necessárias e tem a opção de trazer as demais de volta no futuro.
# 2.1.2 Consulta Serasa: Inclusão dos relatórios Básico(PF e PJ) e Avançado(PF e PJ).
CONSULTA > SERASA
Serasa modificou o layout de algumas consultas, com isto renovou alguns produtos para contratos novos (antigos permanecem da mesma forma). Assim foi incluído quatro(4) novos tipos de consulta Serasa com algumas features novas a serem selecionadas conforme contrato do cliente com o provedor, segue consultas novas:
ELATÓRIO AVANÇADO PJ
RELATÓRIO AVANÇADO PF
RELATÓRIO BÁSICO PF
# 2.1.3 Consulta Credit Bureau PF: inclusão do modelo de Score com Positivo.
ANÁLISE DE CRÉDITO > CONSULTAS > SERASA > CREDIT BUREAU PF
Ao acessar a consulta Searasa - Credit Bureau Pf, o usuário agora tem uma nova opção de feature: Score com Positivo.
Essa nova opção se encontra na tela de features, junto com as outras de Score:
Com a opção escolhida, ela virá na parte de scoring da visualização.
# 2.1.4 Consulta Credit Bureau PF: Ajuste no bloco P002 para recepção da feature Renda Estimada.
ANÁLISE DE CRÉDITO > CONSULTAS > SERASA > CREDIT BUREAU PF
Foi adicionada uma nova feature na consulta Serasa Credit Bureau Pf, chamada Renda Estimada. A nova feature se encontra na tela de features da consulta, próxima das outras features de renda:
Na visualização, o novo campo Renda Estimada já estará disponível.
# 2.2 CONTAS A RECEBER
# 2.2.1 Detalhamento de cheques: busca por numero cheque não esta funcionando.
Uma correção foi realizada para permitir que a lista de cheques tivesse a opção de ser filtrada também pelo campo "número cheque".
Este filtro procura pelo campo da grid número cheque. Há outro campo com o nome número, porém não há ligação com a correção realizada nesta tarefa.
Utilizando este filtro é possível buscar um número de cheque único, facilitando a pesquisa por parte do usuário. Além disso, pode ser utilizado junto com os demais filtros desta tela.
# 3. RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO
# 3.2 Recuperação de Crédito: Ter consulta dados para os dados da negociação por código da negociação
# 4. NEGATIVAÇÃO
# 4.1 Negativação: melhorar a mensagem de conclusão de processo em cenário especifico.
NEGATIVAÇÃO > EXCEÇÃO
Realizado ajuste no módulo de negativação, onde a mensagem que era emetido no momento de aderir exceção para cliente já negativado, no qual era mencionado que foi incluído com sucesso a exceção mas não fazia nada.
Foi ajustado para emetir mensagem correta e travar o processo deixando a linha em vermelho e o usuário podendo por o cursor sobre a linha pra ver a mensagem, processo que era nas versões anteriores.
Ajustado o processo nos demais tipos de exceções.
# 5. INTEGRAÇÃO REVERSA
# 5.1 Reverso de limite aprovação pedido: sistema retorna valor limite zero quando utilizado perfil libera tudo.
INTEGRAÇÃO REVERSA > LIMITES
Realizado uma correção na integração reversa de limite ao aprovar o pedido para que quando um documento possuir o perfil especial aprovar tudo, seja enviado corretamente o valor adotado no documento informado.
Quando o documento possuir mais de uma raiz, para cada uma delas será gerada uma integração reversa com seu respectivo valor adotado.
Para tal, é necessário que o parâmetro "Tipo integração reversa adoção limite" esteja configurado com os valores "TODOS" ou "CNPJ". Além disso, toda configuração para integração reversa de adoção de limites se faz necessária, juntamente com a integração reversa de pedidos.
# 5.2 Api de Cadastros: melhoria na manutenção\desassociação de informações cadastrais.
Realizada uma melhoria na API de cadastros para facilitar a inclusão ou exclusão de novas informações cadastrais.
Agora o sistema primeiramente irá verificar se o campo "desassociar" está com o valor "S". Se estiver, ele irá desvincular todas as informções cadastrais do cliente informado na integração. Após realizar esta ação, o sistema verificará quais informações cadastrais estão na mesma integração, onde apenas estas serão vinculadas.
É possível desvincular todas sem adicionar nenhuma. Também fica permitido adicionar mais informações cadastrais sem que seja necessário remover alguma já existente.
Para mais informações, acessar a documentação da API:
# 5.3 Implementado reverso de Divisor de limites via ODBC
INTEGRAÇÃO REVERSA > DIVISOR DE LIMITES
Implementado integração reversa de divisor de limites ODBC, para clientes que possuem configurado o mesmo no sistema Deps.
-> Este reverso pode ser realizado somente o Divisor de limites
ou
-> Pode ser parametrizado nos param. Gerais do sistema para realizar junto ao reverso de Limite por Raiz / Grupo PARAMETROS GERAIS > ENVIAR DADOS DE INT. REVERSA DIVISOR DE LIMITE
OBS: NESTE CASO É PRECISO ADICIONAR AS VARIÁVEIS NOS REVERSOS PELA RAIZ OU DE GRUPO CONFORME DOCUMENTAÇÃO DA DEPS.
# 6 - CONFIGURAÇÃO
# 6.1 Adoção de Limites: Sistema efetuar reverso de limites sempre que desativar um limite por alguma razão.
CONFIGURAÇÕES > CONFIGURAÇÕES GERAIS > PARAM. DO SISTEMA
Realizado uma alteração no sistema para que sempre que houver uma alteração de limite gerar uma integração reversa. Para isso, um novo parâmetro foi adicionado com o nome "Int. reversa limite alteração de grupo econômico".
Este parâmetro pode receber os valores de configuração "Sim" ou "Não". Quando configurado com "Sim", em cada alteração de limite o reverso será gerado. Caso configurado com "Não", não será gerado.
Para funcionar corretamente a integração, além do parâmetro mencionado, as integrações reversas presentes na parametrização de integração de dados devem estar configuradas.
Se por algum motivo ocorrer um erro na integração reversa, um log na pasta raiz do sistema será gerado detalhando a situação.
# 6.2 Ajustar descrição do bloqueio de data de nascimento e a descrição do parâmetro de idade mínima e máxima.
CONFIGURAÇÕES > CONFIGURAÇÕES GERAIS > BLOQUEIO
Bloqueio BQAUTDATNA - Data de Nascimento do Cliente, teve sua descrição corrigida, pois a informação que estava descrita antes não era a correta.
Anteriormente a descrição era: "Esse bloqueio é gerado quando a data de nascimento do cliente é menor que a data definida na Parametrização do sistema, Bloqueio data de nascimento."
A informação "menor que a data definida" é incorreta, pois o parâmetro cita uma idade mínima e uma máxima. A nova descrição ficou da seguinte maneira: "Esse bloqueio é gerado quando a idade do cliente é menor que a idade mínima ou maior que a idade máxima cadastradas nas Parametrizações do Sistema (Bloqueio data de nascimento idade mínima e Bloqueio data de nascimento idade máxima), Bloqueio data de nascimento."
Também foi alterada a descrição dos parâmetros de idade mínima e máxima. Anteriormente eles eram descritos da seguinte maneira:
"Bloqueio data de nascimento máxima" e "Bloqueio data de nascimento mínima".
Com a correção, passa a ser "Bloqueio data de nascimento idade máxima" e "Bloqueio data de nascimento idade mínima".
# 6.3 Automação de pedidos\fluxo de consultas: revisão do controle de processamento de consultas.
CONFIGURAÇÕES > CONFIGURAÇÕES GERAIS > PARAMETRIZAÇÕES DO SISTEMA
Um usuário identificou que aconteciam casos de duplicidade em consultas na automação de pedidos, elas ocorrendo com poucos segundos de diferença.
Para evitar essa situação foi criada uma trativa que joga os pedidos que estão sendo analisados em uma lista e depois tira no final da consulta. Com isso, caso o mesmo pedido seja jogado na lista, o sistema identifica a duplicidade e para a segunda consulta, jogando uma mensagem na tela de automação na aba de pedidos. Segue um exemplo:
Para que essa tratativa funcione, foi criada uma parametrização chamada "Limitar requisições simultâneas", onde o usuário pode escolher entre:
Não: Não irá impedir requisições e consultas iguais simultâneas;
Ambos: Irá impedir requisições e consultas iguais simultâneas;
Análise de pedidos API: Irá impedir apenas requisições de análise de pedidos via API iguais simultâneas.
Consulta provedor: Irá impedir apenas consultas nos provedores iguais simultâneas.
# 6.4 Reverso de pedido via REST: Adequar sistema para receber urls Https(Hyper Text Transfer Protocol Secure)
CONFIGURAÇÕES > PARAMETRIZAÇÃO DE INTEGRAÇÃO DE DADOS > INTEGRAÇÃO REVERSA
Realizada uma melhoria no sistema para permitir que a integração reversa seja efetuada quando o cliente utilizar protocolo de segurança HTTPS.
# 6.5 Parametrização campo título Negativação.
CONFIGURAÇÕES > CONFIGURAÇÕES GERAIS > PARAMETRIZAÇÕES DO SISTEMA
No parâmetro existente "Identificação título provedor" foi adicionado uma nova opção para preechimento chamada de "Documento/Parcela". Com esta opção parametrizada, no módulo de negativação, ao gerar uma remessa Boa Vista ou Serasa o documento do título será exibido juntamente com o número da parcela.
Para separar o documento da parcela, foi adicionado um novo parâmetro chamado de "Caractere separador do campo documento título". Neste parâmetro, deve ser escolhido o caractere que irá separar documento da parcela, tendo como opções " / ", " - " " . " " _ ".
Também foi criado o parâmetro "Formatação do campo documento título". Este parâmetro é o responsável pela formatação do campo documento título, onde podem ser escolhidas três opções. São elas: "espaços à direta", "espaços à esquerda" e "zeros à esquerda". Respectivamente, cada uma das opções vai separar o valor presente no documento do título do restante do layout do arquivo gerado.