# Versão v20_9


# 1. ANÁLISE DE CRÉDITO


# 1.1 Otimização nas buscas de dados de provedores.

ANÁLISE DE CRÉDITO

Observado que o processo de análise de crédito ao buscar por dados como protesto, CCF, ações, pefin e etc, o sistema faz buscas repetidas em certos pontos. Feito uma tratativa que minimiza as execuções de busca impactando em uma melhora de performance por parte do DepsNet.


# 1.2 Desconsiderar renda informada pelo usuário caso vencida.

ANÁLISE DE CRÉDITO

As rendas que são inclusas pelo usuário possuem um campo onde se cadastra a validade daquela informação. O sistema, até então, estava desrespeitando essa validade e considerando aquela renda mesmo que ela estivesse vencia. O ideal seria que, ao fazer a análise de um cliente com uma renda inclusa pelo usuário vencida, o sistema passe a desconsiderar essa informação e utilize a renda proveniente do provedor. Agora, com essa correção, o sistema passa a fazer isso e emite um alerta para o usuário quando o cliente a ser analisado possui a renda informada vencida:

15181-aviso-renda-vencida.png


# 1.3 Sistema volta a listar filiais ao se clicar na origem.

ANÁLISE DE CRÉDITO Anteriormente, ao se clicar na origem de um cliente, na tela de diagnóstico de análise de crédito, o usuário tinha acesso a uma lista das filiais do cliente pj sendo analisado. Agora voltamos com essa funcionalidade.

Para acessar a lista de filiais basta colocar o cnpj do cliente na tela de análise e clicar na origem desejada:

15564-tela-analise-de-credito.png

Após o acesso, o usuário tem acesso a uma lista de filiais daquele cliente, como na imagem:

15564-lista-de-filiais.png

# 2. DADOS CLIENTES

# 2.1 BLOQUEIOS


# Bloqueio de Negócios Nome Inconsistente: Aplicada tratativa de comparação de textos.

BLOQUEIOS AUTOMÁTICOS DE NEGÓCIO

Foi aplicada uma tratativa que desconsidera acentos e caracteres especiais na comparação entre nomes vindos de diferentes origens para um mesmo documento. Quando um cliente tem um pedido analisado, o sistema busca o nome atrelado à origem principal do documento com os demais que possam constar no banco.

A regra funciona da seguinte maneira: O nome que consta na origem principal tem que bater com pelo menos outro nome de outra origem. O que ocorria antes era que os acentos e caracteres especiais era considerados, aumentando a chance de um bloqueio indevido. Deste modo, caso os nomes sejam divergentes apenas por acentos e caracteres, o bloqueio não será aplicado.

Quando o cliente possui nomes completamente diferentes o bloqueio será executado:

O bloqueio não será executado caso o cliente possua no mínimo um nome que seja igual ao do documento principal, tendo ele acentos e caracteres especiais ou não.

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# 2.2 Bloqueio Automático: Títulos vencidos para componente com ligação direta.

CONFIGURAÇÕES > CONFIGURAÇÕES GERAIS > BLOQUEIO > AUTOMÁTICO

Criado o bloqueio BQAUTTVCLD - Títulos Vencidos Para Componente Com Ligação Direta.

Esse bloqueio tem por objetivo englobar clientes que tenham um sócio em mais de uma empresa ou empresa com ligações diretas em grupos. Por exemplo, o cliente pessoa física João é sócio da Empresa Um e da Empresa Dois. Ao serem inclusos no mesmo grupo econômico, quando um pedido de qualquer um desses clientes é analisado, o sistema vai buscar se algum deles possui título vencido, em contas a receber.

Os cenários que podem gerar esse bloqueio são os seguintes:

  1. O João está tendo um pedido analisado, mas ele não possui títulos vencidos, nem a Empresa Um, da qual ele é sócio. Mas a Empresa Dois, da qual ele também é sócio, sim.

  2. A Empresa Um está tendo um pedido analisado. Ela não possui títulos vencidos, nem João, um de seus sócios. Mas a Empresa dois possui, da qual João também é sócio.

  3. Caso o cliente pessoa física tenha títulos vencidos, tanto a Empresa Um quanto a Empresa Dois terão o bloqueio gerado ao ter um pedido analisado.

Ou seja, em resumo, o cliente que é sócio acaba sendo a ligação direta entre as empresas, e esse vínculo trás todos os documentos (o cnpj da Empresa Um, o cnpj da Empresa Dois e o cpf de João, sócio das duas) para a análise e leva em conta qualquer uma delas que tenha título vencido.

O bloqueio deverá ser ativado na tela de bloqueios automáticos, em configurações.

15614-tela-bloqueio-automatico.png

15614-tela-bloqueio-novo.png

Este bloqueio segue também as regras de tolerância de dias e de valor que temos nos parâmetros do sistema e que já são utilizadas na geração do bloqueio automático de negócio Títulos Vencidos.

# 2.3 INSCRIÇÃO SUFRAMA


# 2.3.1 Campo tipo incentivo na consulta suframa.

ANÁLISE DE CRÉDITO > DIAGNÓSTICO ANÁLISE > INSCRIÇÃO SUFRAMA

Criado um novo campo "Tipo incentivo" na tela de inscrição suframa. Neste campo, será exibido para o usuário as informações correspondentes fornecidas pela consulta mix.

15622-campo-tipoinscricao-suframa.png

Quando o cliente selecionado não possuir informações suframa, o campo tipo incentivo permanecerá vazio, sem nenhuma informação a ser exibida.

Além do novo campo adicionado, por meio de consulta é possível encontrar informações referentes ao tipo incentivo.

15622-api-tipoinscricao-suframa.png

A consulta dados de clientes retorna no seu bloco suframa o campo tipo inscrição. Por meio deste retorno, é disponibilizado aos usuários o acesso a essa informação.


# 2.3.2 Ajuste na consulta suframa.

DAGNÓSTICO DE ANÁLISE > INSCRIÇÃO SUFRAMA

Realizada uma melhoria na consulta Mix configurada com consulta Suframa, para que quando o CNPJ consultado não estar situado na zona franca de Manaus, a mensagem a ser exibida será "Empresa não pertence à região do Suframa"

15471-empresa-nao-pertence-suframa.png

Também foi realizado uma melhoria para que quando o CNPJ consultado estiver situado na região da zona franca de Manaus, mas que a empresa não possuir credenciamento ao suframa a mensagem exibida ao usuário será "Não consta".

15471-nada-consta-suframa.png

# 2.4 CONSULTA PROVEDOR

# 2.4.1 Consulta Concentre Features Pj: Sistema não realiza a consulta ao utilizar as opções "Anotações SPC Brasil" e "Consultas SPC Brasil".

ANÁLISE DE CRÉDITO > CONSULTAS > SERASA > CONCENTRE FEATURE PJ

Na consulta Concentre Feature PJ, o usuário tem a opção de selecionar as "Anotações SPC Brasil" e "Consulta SPC Brasil".

15414-tela-opcoes.png

Porém, um usuário, ao tentar utilizar as mesmas, percebeu que elas não funcionavam. Foi averiguado que havia um problema com as URLs e feito uma tratativa para que essas opções passassem a funcionar. Foi atualizada também a visualização dessas consultas.

# 3. NEGATIVAÇÃO


# 3.1 Incluído a opção de adicionar exceção para todos os clientes do grupo e todas as raízes.

NEGATIVAÇÃO > EXCEÇÃO

No módulo de Negativação foi incluído duas novas opções para geração de exceções para cliente e grupo econômico.

15530-excecao-grupo.png

Essa opções estão disponíveis somente para a exceção de "Desabilitar Cliente" e tem como objetivo identificar se o cliente possui grupo e se sim ao marcar a opção "Aplicar exceção ao grupo" será criado exceção para todos os componentes do grupo do cliente selecionado.

Essas opções também foram incluídas na funcionalidade de "Remover exceção" e está disponível para a opção de "Cliente" e "Todos os clientes da lista de clientes".

# 4. GERENCIADOR DE EMAIL


# 4.1 Inclusão de variável no assunto do e-mail.

GERENCIADOR DE E-MAILS > E-MAILS DE COBRANÇA > PARÂMETROS DE ASSUNTO Foram adicionados dois novos parâmetros para assunto de e-mail: Nome fantasia e Documento. Ambos os parâmetros estão disponíveis para serem salvos no padrão de e-mail ou serem selecionados no momento de montagem do mesmo.

Para selecioná-los, basta acessar a tela mapeada acima e clicar em 'Parâmetros de Assunto', na sessão que fica no final da tela, chamada de 'Enviar E-mail/Exceção':

15170-tela-parametros-assunto-acessar.png

Ao clicar nos parâmetros, uma pop aparece, possibilitando o usuário a seleção de quaisquer parâmetros ele deseja incluir no assunto do e-mail.

15170-tela-selecao-parametros-assunto.png

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# 5. PEDIDOS


# 5.1 Campo informação complementar apresenta erro quando o tamanho do texto ultrapassa o permitido.

PEDIDOS > INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR

Foi encontrado um erro em relação ao campo informação complementar, na parte de automação, o qual limitava a quantidade de caracteres no mesmo. Foi identificado que, no banco, a coluna onde as informações são armazenadas possuía um limite de 8000 caracteres e isso causava o erro quando as informações passavam desse valor. Algumas informações chegam a ter até 35000 caracteres. Por conta disso, foi feita uma trativa que, ao invés de limitar o campo, deixa ele flexível para que todos os caracteres na informação complementar apareçam na tela.


# 5.2 Correção na funcionalidade de bloquear alteração de limite pela automação para que não seja aplicado para a tela de pedidos.

GERENCIADOR DE PEDIDOS

Realizada correção na tela de gerenciador de pedidos para que a opção de "Bloquear alteração de limite pela automação" seja específica somente para o processo de automação de pedidos.

# 5.3 Correção de erro ao aprovar pedido com pessoa exportação.

GERENCIADOR DE PEDIDOS

Realizada uma correção para que seja possível aprovar pedidos com tipo pessoa exportador, independente dos caracteres utilizados no campo documento.

15824-pedido-aprovado.png

# 6. RECIPROCIDADE


# 6.1 Melhoria de performance no processo de geração da reciprocidade.

GERENCIADOR DE ATIVIDADES > INTEGRAÇÃO COM PROVEDORES > RECIPROCIDADE > GERAR ARQUIVO

Realizado alteração no processo de geração do arquivo de reciprocidade da Boa Vista e Serasa com o intuito de melhorar a performance da funcionalidade.

:::tipo Informações técnicas Foi removido a procedure que gera essas informações e colocado em Dapper. :::

# 8. INTEGRAÇÃO


# 8.1 Layouts de Integração Reversa - Adicionadas informações de gatilho.

DEPS DOCUMENTAÇÃO > DEPSNET > INTEGRAÇÃO REVERSA > TABELA DE MARCADORES

Foram adicionadas, na documentação sobre integração reversa, informações sobre os gatilhos que geram as integrações. De forma clara e objetiva, os textos trazem as informações de como e quando cada integração reversa ocorre.


# 8.2 Inclusão de bloqueios automáticos na integração reversa.

CONFIGURAÇÕES > CONFIGURAÇÕES GERAIS > BLOQUEIO > AUTOMÁTICO

Criada uma opção nas configurações gerais dos bloqueios automáticos. Assim como nos bloqueios manuais, agora existe a possibilidade de ativar a integração reversa quando esse tipo de bloqueio é ativado.

Na tela de bloqueios automáticos foi acrescida uma coluna com uma checkbox, onde o usuário poderá optar pela ativação ou não da integração reversa naquele determinado bloqueio.

14052-coluna-int-reversa.png

Com a opção de integração reversa ativada, quando o cliente que for analisado tiver aquele bloqueio ativo, a integração reversa deverá ser rodada.


# 8.2 Criado parametrização de palavra chave.

CONFIGURAÇÕES > CONFIGURAÇÕES GERAIS > PARAMETRIZAÇÕES DO SISTEMA

Adicionado um novo parâmetro nas configurações gerais do sistemas para que seja possível configurar uma palavra chave na integração reversa REST. O novo parâmetro possui o nome "Palavra chave integração reversa REST".

15596-criado-parametrizacao-integracao-reversa-rest.png

Quando preenchido este parâmetro, por ele será identificado se o retorno foi realizado com sucesso. Se o campo não estiver preenchido, a validação acontecerá normalmente pelo código de retorno que é gerado via integração.

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# 8.3 Integração Reversa: Após execução de análise, atualizam-se dados enviados à integração reversa.

Ao ativar a integração reversa de Dados do Cliente, o usuário agora tem uma opção de escolher quais processos e gatilhos irão disparar a integração. Posicionados ao lado da opção de Origem, na opção de Processos o usuário poderá selecionar entre os seguintes:

  • Análise de clientes via API;
  • Análise de clientes via tela;
  • Análise em lote;
  • Associar grupo a cliente;
  • Automação de pedidos;
  • Fluxo de consulta;
  • Gerenciador de carteira.

15171-tela-processos.png

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Após selecionar os processos, o usuário deverá também selecionar os gatilhos que causarão a integração reversa. Ou seja, quando essas opções selecionadas sofrerem alterações por meio do processo selecionado anteriormente, a integração reversa disparará. Os gatilhos disponíveis para seleção são os seguintes:

  • Classificação;
  • Limite sugerido;
  • Política;
  • Risco;
  • Validade de classificação;
  • Código sistema de gestão do grupo.

15171-tela-gatilhos.png

15171-tela-gatilhos2.png

O usuário poderá selecionar quantos processos ou gatilhos preferir.

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# 8.4 Integração Reversa REST: Bloqueios e questionário.

CONFIGURAÇÕES > PARAMETRIZAÇÃO DA INTEGRAÇÃO DE DADOS > GRUPO DE INTEGRAÇÃO Ticket 36870

Integração reversa em REST agora conta com a opção de acionar a mesma em bloqueios e questionário.

Em bloqueios, com a parametrização ativada, basta um bloqueio ser associado ou desassociado que a mesma é acionada, gerando a integração reversa e os logs. É necessário que se tenha a seguinte configuração:

15320-tela-bloqueio.png

Da mesma forma, em questionário, com a parametrização ativada, basta o usuário alterar qualquer resposta na tela de questionários para que o sistema gere a integração reversa e os logs. É necessário que se tenha a seguinte configuração:

15320-tela-questionario.png