# Versão v20_8
- 1. ANÁLISE DE CRÉDITO
- 1.1. Previsão de Disponibilidade de Limite: Utilização forma de pagamento detalhada.
- 1.2. Análise de Crédito e Pedido: Sinalizar quando o cliente possui grupo que não foi formado por completo.
- 1.3. Consulta Acerta Essencial Positivo: Desenvolver a consulta com visualização e extração dos dados.
- 1.4. Consulta Acerta Mais Positivo: Desenvolver a consulta com visualização e extração dos dados.
- 1.5. Consulta CISP: Inclusão de informações na tela de visualização de consulta.
- 1.6. Consulta Mix: Criar a tratativa de liminar com geração de bloqueio no DepsNet similar ao da Serasa.
- 1.7. Consulta Relato: Sistema não permite efetuar uma configuração de consulta específica.
- 1.8. Consulta Acerta Completo: Atualização de layout.
- 1.9. Consulta Credit Bureau PF: Sistema não está apresentando a feature "RendaPro".
- 1.10. Análise de Crédito: Alteração no cálculo de idade das informações de restrições conforme a data da última consulta realizada.
- 1.11. Detalhamento de Títulos: Alteração na tela de títulos para não considerar títulos como vencidos, quando a data de vencimento cai no fim de semana.
- 1.12. Análise de Crédito: Criada uma tela e função de cadastro de abreviações de endereço.
- 2. NEGATIVAÇÃO
- 3. GERENCIADOR DE ATIVIDADES
- 4. GERENCIADOR DE PEDIDOS
- 5. AUTOMAÇÃO DE PEDIDOS
- 6. CONFIGURAÇÕES
- 6.1. Bloqueio de negócio: Categoria de título e forma de pagamento.
- 6.2. Análise de Crédito: Alteração no cálculo do percentual atingido do cliente e grupo.
- 6.3. Parecer de usuário: Nova configuração de cadastro de parecer de usuário.
- 6.4. Regras de Bloqueio: Desenvolvida a opção de combinado para Parametrizações de categoria do Pedido.
# 1. ANÁLISE DE CRÉDITO
# 1.1. Previsão de Disponibilidade de Limite: Utilização forma de pagamento detalhada.
ANÁLISE DE CRÉDITO > CADASTRO DE LIMITE DE CRÉDITO > DISPONIBILIDADE DE LIMITE
Desenvolvido uma nova forma de calcular a Previsão de Disponibilidade de Limite com base nas formas de pagamento associadas aos pedidos.
Para usar esse forma de cálculo foi criada a parametrização de sistema, Cálculo disponibilidade de limite, que modifica como o calculo é realizado.
Essa parametrização tem duas opções:
Padrão, para utilizar informações de valor saldo, quantidade de parcelas e dias entre parcelas dos pedidos.
Forma de pagamento, para utilizar informações das formas de pagamentos relacionadas aos pedidos.
Caso algum pedido nao possuir forma de pagamento é apresentado uma mensagem informando que o cálculo pode conter inconsistências e será usando o saldo do pedido para realizar a Previsão de Disponibilidade de Limite.
Atenção
No cálculo são usados apenas os pedidos com forma de pagamento com Status operação não realizada.
# 1.2. Análise de Crédito e Pedido: Sinalizar quando o cliente possui grupo que não foi formado por completo.
ANÁLISE DE CRÉDITO > DIAGNÓSTICO DA ANÁLISE DE CRÉDITO
GERENCIADOR DE PEDIDOS
No Diagnóstico da Análise de Crédito foi incluído um novo ícone para sinalizar quando o cliente possui um grupo porém não está completo conforme sócios e empresas que os cliente possuem participação:
No módulo de Gerenciador de Pedidos também foi incluído essa sinalização, porém está na parte de informações relacionadas conforme abaixo:
# 1.3. Consulta Acerta Essencial Positivo: Desenvolver a consulta com visualização e extração dos dados.
ANÁLISE DE CRÉDITO > CONSULTAS > BOA VISTA > ACERTA
Desenvolvido a extração de dados e visualização da consulta Acerta Essencial Positivo PF, conforme a última documentação disponibilizada pelo provedor.
# 1.4. Consulta Acerta Mais Positivo: Desenvolver a consulta com visualização e extração dos dados.
ANÁLISE DE CRÉDITO > CONSULTAS > BOA VISTA > ACERTA
Desenvolvido a extração de dados e visualização da consulta Acerta Mais Positivo PF, conforme a última documentação disponibilizada pelo provedor.
# 1.5. Consulta CISP: Inclusão de informações na tela de visualização de consulta.
ANÁLISE DE CRÉDITO > CONSULTAS > HISTÓRICO DE CONSULTAS
Foram acrescidos dois campos novos na tela de visualização de consulta. No retorno da consulta CISP havia três campos que constavam e não eram espelhados na tela de visualização: Observação e alerta, dentro do bloco de clientes e o bloco de informações comportamentais. Após a melhoria, todas estas informações são agora apresentadas na tela de visualização de consulta:
# 1.6. Consulta Mix: Criar a tratativa de liminar com geração de bloqueio no DepsNet similar ao da Serasa.
CONSULTAS > DEPS > MIX PJ ANALÍTICA
Realizadas alterações na consulta Deps Mix PJ Analítica para que as informações dos blocos de Pendências Restrições e Protestos não sejam emitidas na visualização da consulta nos casos onde o cliente tem uma liminar para que tais informações não sejam compartilhadas.
Desta forma, o bloco é apresentado vazio na visualização da consulta:
# 1.7. Consulta Relato: Sistema não permite efetuar uma configuração de consulta específica.
ANÁLISE DE CRÉDITO > CONSULTAS > SERASA > RELATO
Realizada uma melhoria na consulta Relato para permitir selecionar o Quadro Social e Administração Mais Completo em todas as opções de consulta.
Anteriormente era permitido a seleção apenas quando a opção de consulta era Gera quadro social e não gera participações ou Gera quadro social e gera participações
# 1.8. Consulta Acerta Completo: Atualização de layout.
ANÁLISE DE CRÉDITO > CONSULTAS > BOA VISTA > ACERTA
Realizada atualização do layout da consulta Acerta Completo, conforme a última documentação disponibilizada pelo provedor.
# 1.9. Consulta Credit Bureau PF: Sistema não está apresentando a feature "RendaPro".
CONSULTAS > SERASA > CREDIT BUREAU PF
Realizadas alterações no bloco "RendaPro" da consulta Serasa Credit Bureau PF para que o mesmo seja apresentado corretamente.
Tais alterações foram necessárias pois em alguns casos o sistema estava interpretando algumas informações da consulta que não possuíam identificador de titular.
Para isso, foram criados dois novos blocos para exibir informações que não sejam de titular:
Bloco de identificação para não titulares
Bloco de endereço para não titulares
# 1.10. Análise de Crédito: Alteração no cálculo de idade das informações de restrições conforme a data da última consulta realizada.
ANÁLISE DE CRÉDITO
Ao calcular a pontuação e impacto das informações de restrições na análise de crédito, é levado em consideração a idade daquela informação. Essa idade estava sendo calculada através da data de origem da informação subtraindo com a data atual. Foi alterado esse cálculo para que utilizasse a data de origem da informação subtraindo pela data da consulta.
# 1.11. Detalhamento de Títulos: Alteração na tela de títulos para não considerar títulos como vencidos, quando a data de vencimento cai no fim de semana.
ANÁLISE DE CRÉDITO > CONTAS A RECEBER > DETALHAMENTO DE TÍTULO
Ao calcular a pontuação e impacto das informações de restrições na análise de crédito, é levado em consideração a idade daquela informação. Essa idade estava sendo calculada através da data de origem da informação subtraindo com a data atual. Foi alterado esse cálculo para que utilizasse a data de origem da informação subtraindo pela data da consulta.
# 1.12. Análise de Crédito: Criada uma tela e função de cadastro de abreviações de endereço.
ANÁLISE DE CRÉDITO > ENDEREÇO
Nova funcionalidade de cadastro de abreviações. Na tela de endereços, logo abaixo da lista de endereços cadastrados, existe o link "Nova abreviação".
A utilidade da função está ativa apenas para endereço porém, em versões futuras, teremos a utilização dela também para a blacklist. Portanto, o link para a tela de abreviações poderá ser encontrado também nas telas de blacklist: ANÁLISE DE CRÉDITO > BLACKLIST
e GERENCIADOR DE ATIVIDADES > BLACKLIST
.
Essa nova funcionalidade tem o objetivo de evitar duplicidade de endereços iguais cadastrados de forma diferente. Por exemplo, um usuário pode escrever a palavra Rua para um endereço e outro usuário pode usar apenas a abreviação 'R', cadastrando o mesmo endereço. Antes, o sistema entendia como dois dados diferentes. Agora, basta o usuário cadastrar as abreviações que gostaria que fossem comparadas para que essa duplicidade não ocorra.
É possível cadastrar mais de uma abreviação para a mesma palavra.
# 2. NEGATIVAÇÃO
# 2.1. Negativação: Criada funcionalidade para gerar remessas de protesto.
NEGATIVAÇÃO > PROTESTO
Desenvolvida a funcionalidade que permitirá gerar protesto para títulos não pagos.
Tal funcionalidade tem como objetivo disponibilizar para o usuário a possibilidade de gerar uma relação de títulos vencidos para que sejam protestados.
A nova tela fica no menu Negativação e funciona de forma parecida com a tela de Negativação em si, onde é informado o documento do cliente para que liste os títulos vencidos da qual se deseja gerar a protesto:
Porém, antes de incluir os títulos e gerar um protesto, devem ser realizadas as configurações de destinatário, que podem ser Protesto Nacional ou Protesto São Paulo.
Tal configuração é feita na tela de configuração de protesto:
Após feitas as configurações prévias, na tela de geração de protesto basta que os títulos sejam selecionados e os dados sejam devidamente preenchidos para que o protesto esteja pronto para ser gerado. Então, basta clicar em "Gerar Protesto" e o sistema irá gerar um arquivo excel com o(s) protesto(s) no diretório inserido na parametrização do sistema, chamada "Diretório negativação".
Observação:
Também é possível gerar este arquivo com senha, basta que o parâmetro do sistema chamado "Gerar arquivo protegido por senha" esteja configurado como "Sim".
# 2.2. Negativação: Novos filtros.
NEGATIVAÇÃO > GERENCIAR PESQUISA
Adicionado novas opções de filtro no gerenciar pesquisa da Negativação, são eles, tipo pessoa, tipo de negociação, situação e tipo baixa.
Tipo Pessoa: Dá a opção de filtros por pessoa Jurídica ou Física.
Tipo de negociação: Dá a opção de filtrar os títulos com tipos de negociações cadastrados nas configurações, no menu recuperação de crédito.
Situação: Dá a opção de filtrar os títulos com as situações cadastradas nas configurações, no menu recuperação de crédito. Essa opção é filtrada conforme o tipo de negociação selecionado.
Tipo de baixa: Dá a opção de filtrar os títulos que tem movimentação com os tipos de baixas selecionados.
# 3. GERENCIADOR DE ATIVIDADES
# 3.1. Gerenciador de Atividades: Criada funcionalidade para gerar remessas para escritórios de cobrança.
GERENCIADOR DE ATIVIDADES > COBRANÇAS
Desenvolvida a funcionalidade que permitirá gerar cobranças para que sejam enviadas a escritórios de cobrança.
Tal funcionalidade tem como objetivo disponibilizar para o usuário a possibilidade de gerar uma relação de títulos vencidos para que sejam cobrados por uma empresa terceira.
A nova tela fica no menu Gerenciador de Atividades e funciona de forma parecida com a tela de Negativação, onde é informado o documento do cliente para que liste os títulos vencidos da qual se deseja gerar a cobrança:
Após incluir os títulos que serão enviados para cobrança, basta selecionar o escritório de origem, que deve ser previamente cadastrado em Configurações > Configurações Gerais > Escritório de Cobrança.
Após os dados serem devidamente preenchidos, basta clicar em "Gerar Cobrança" e o sistema irá gerar um arquivo excel com a(s) cobrança(s) no diretório inserido na parametrização do sistema, chamado "Diretório negativação".
Observação:
Também é possível gerar este arquivo com senha, basta que o parâmetro do sistema chamado "Gerar arquivo protegido por senha" esteja configurado como "Sim".
# 4. GERENCIADOR DE PEDIDOS
# 4.1. Informação Complementar Pedido: Identificador na informação complementar do Pedido que a análise do pedido foi chamada via API ou DepsIntegrador.
GERENCIADOR DE PEDIDOS > INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR DA AUTOMAÇÃO
Realizadas alterações para que na informação complementar da automação seja informado qual processo do sistema originou a automação do pedido em questão, podendo ser as seguintes opções:
- API Análise: Automação iniciada através da API de análise de pedidos.
- Agenda: Automação iniciada através de uma agenda de automação de pedidos.
- Após Integração: Automação iniciada após a integração de um novo pedido via ODBC ou Web Service, quando a parametrização "Automação integração pedido" estiver setada como "Sim".
# 5. AUTOMAÇÃO DE PEDIDOS
# 5.1. Automação de Pedidos: Confirmação automática do endereço de entrega do pedido conforme endereço das consultas de provedores.
AUTOMAÇÃO DE PEDIDOS
Realizada alteração na automação de pedidos para quando o cliente possuir um endereço de entrega que não está confirmado a automação de pedidos comparar se existe algum endereço de consulta igual e fazer a confirmação do mesmo de forma automática.
Essa comparação já leva em consideração o cadastro de abreviaturas aplicado nessa versão.
# 6. CONFIGURAÇÕES
# 6.1. Bloqueio de negócio: Categoria de título e forma de pagamento.
CONFIGURAÇÕES > CONFIG. GERAIS > BLOQUEIO
Realizada a criação de dois novos bloqueios de negócio, CATEGORIA DE TITULO NAO APLICAVEL e FORMA PAGAMENTO NAO APLICAVEL.
CATEGORIA DE TITULO NAO APLICAVEL: Esse bloqueio é gerado quando o cliente possui títulos em aberto, com uma parametrização de categoria configurada para gerar bloqueio vinculada ao título.
Foi adicionado um campo na tela de parametrização de categoria para configurar se a parametrização pode gerar o bloqueio para o cliente.
Caso o cliente possuir títulos em aberto com a parametrização para gerar bloqueio vinculada, a automação de pedidos gera o bloqueio para o cliente.
FORMA PAGAMENTO NAO APLICAVEL: Esse bloqueio é gerado quando o cliente possui títulos vencidos e a forma de pagamento do pedido atende as regras de requisito ou exceção dos bloqueios.
Para avaliar se o cliente possui títulos vencidos é utilizado a configuração Pré validar valor vencido na parametrização de categoria.
Na regra de requisitos e exceção dos bloqueios foi adicionado 2 novas colunas, Condição parcela e Parcela, para configurar a verificação da forma de pagamento do pedido.
Condição parcela: tipo de condição para avaliar a parcela, podendo ser, Nenhuma, Igual e Diferente de.
Parcela: Número de parcelas da forma de pagamento vinculada ao pedido.
Exemplo: Cliente possui títulos vencidos e pedido com parametrização de categoria configurada para Pré validar valor vencido. Na regra de bloqueios uma exceção para o bloqueio FORMA DE PAGAMENTO NAO APLICAVEL para forma de pagamento BOLETO, com condição igual à 1 parcela.
Ao executar a automação de pedidos com um pedido com forma de pagamento BOLETO em 2 parcelas, será gerado o bloqueio para o cliente.
# 6.2. Análise de Crédito: Alteração no cálculo do percentual atingido do cliente e grupo.
CONFIGURAÇÕES > POLÍTICAS > PARAMETRIZAÇÃO
Realizadas alterações no funcionamento das regras de bloqueio para que nos casos em que aconteça um conflito de regras, o sistema siga uma lógica.
A lógica aplicada é a seguinte:
- Caso os tipos de configuração das regras sejam iguais, o sistema deve adotar a regra de Requisito.
- Caso os tipos de configuração das regras sejam diferentes, o sistema deve adotar a regra de Exceção.
Cenário de exemplo 1:
- Duas regras criadas, uma de Exceção com o tipo de configuração parametrização categoria e uma de Requisito com o tipo de configuração parametrização categoria.
✔️ O pedido se encaixa em ambas regras, mas a automação deve considerar a regra de Requisito e verificar o bloqueio.
Cenário de exemplo 2:
- Duas regras criadas, uma de Exceção com o tipo de configuração parametrização categoria e uma de Requisito com o tipo de configuração informação cadastral.
✔️ O pedido se encaixa em ambas regras, mas a automação deve considerar a regra de Exceção e não verificar o bloqueio.
# 6.3. Parecer de usuário: Nova configuração de cadastro de parecer de usuário.
CONFIGURAÇÕES > PEDIDOS > PARECER USUÁRIO
Foi criada uma nova opção de configuração onde o usuário pode cadastrar, editar e excluir seus próprios pareceres.
Ao clicar em "Novo Parecer" o usuário pode fazer o cadastro da nova opção:
Os pareceres contam com duas opções de configuração: "habilitar tela de motivos" e "habilitar informação complementar", que só pode ser selecionada caso a opção "tela de motivos" esteja ativa. A opção tela de motivos faz com que, ao se selecionar aquele parecer, em seguida, apareça a tela para selecionar um motivo:
ANÁLISE DE CRÉDITO > PEDIDOS > CADASTRAR INFO. COMP. E PARECER USUÁRIO
Selecionar o cliente e o pedido que precisa do parecer e das informações complementares.
A opção "habilitar informação complementar", quando selecionada, abre um campo de texto para que se acrescente informações complementares referentes ao motivo do pedido:
Com essa opção selecionada, ao abrir a popup de motivos, aparece o campo para informação complementar, conforme imagem:
Caso nenhuma das opções seja selecionada, o usuário irá cadastrar apenas o parecer e a informação complementar na primeira tela, sem precisar cadastrar um motivo em seguida.
# 6.4. Regras de Bloqueio: Desenvolvida a opção de combinado para Parametrizações de categoria do Pedido.
CONFIGURAÇÕES > CONFIGURAÇÕES GERAIS > BLOQUEIO > REGRA
Foram realizadas melhorias na configuração das regras de bloqueio para que regras com o tipo de configuração "Parametrização de categoria" aceitem o parâmetro "Combinado".
Este parâmetro tem como objetivo exigir que o cliente tenha todas as parametrizações de categoria incluídas na regra.