# Novidades da Versão v20_6


# 1. ANÁLISE DE CRÉDITO

# 1.1. Melhoria no histórico de informações da blacklist.

ANÁLISE DE CRÉDITO > DADOS DO CLIENTE > BLACKLIST
GERENCIADOR DE ATIVIDADES > BLACKLIST > HISTÓRICO DE ALTERAÇÕES

Implementada melhoria no histórico de alterações das informações na blacklist para que seja possível identificar através de qual cliente partiu a inclusão de tal informação na blacklist, já que clientes podem compartilhar da mesma informação.

Desta forma, foi implementada uma mensagem automática gerada pelo sistema que informa através de qual cliente a informação foi incluída na blacklist e também de qual tela ou processo foi feita a inclusão.

Inclusão e exclusão via tela sem observações incluídas pelo usuário 14139-historico-blacklist.png

Inclusão via automação de bloqueio financeiro 14139-historico-blacklist-auto-bloq-financeiro.png

Inclusão via tela com observação incluída pelo usuário 14139-historico-blacklist-observacao.png


# 1.2. Melhoria nas consultas e atualização da situação dos dados profissionais.

DADOS PROFISSIONAIS

Realizadas melhorias nos processos de consulta e validação dos dados profissionais de CRO e CRMV.

Foram feitas novas validações olhando para UF e Área de atuação:

CRO: Ao realizar uma consulta, via tela ou via fluxo de consulta, caso o dado profissional a ser consultado não conter as informações de UF e/ou Área de atuação, a consulta não será realizada e o registro será alterado para "Inativo".

CRMV: Ao realizar uma consulta, via tela ou via fluxo de consulta, caso o dado profissional a ser consultado não conter a informação de UF, a consulta não será realizada e o registro será alterado para "Inativo".

14750-historico-registro-inativo.png

Foram feitas também tratativas para quando o cliente têm mais de um registro profissional.

Caso o cliente tenha mais de um registro do mesmo tipo, todos eles completos e sem consulta válida, o fluxo será executado normalmente e todos os registros serão consultados.

Caso os registros do cliente não tenham sofrido alterações e estejam com consulta válida, o fluxo não será executado e será apresentada a seguinte mensagem na informação complementar da automação:

14777-mensagem-registro-atualizado-fluxo.png

Caso o cliente tente realizar uma consulta via tela para um registro profissional incompleto, a seguinte mensagem será apresentada:

14777-mensagem-dado-profissional-incompleto.png


# 1.3. Cadastro de Limite: Nova trava para bloquear limites e não permitir alteração pela automação.

ANÁLISE DE CRÉDITO > CADASTRO DE LIMITE

Na tela de adoção de limites foi disponibilizado uma nova opção onde o usuário poder escolher se deseja que a automação de pedidos possa ou não mexer no limite adotado do cliente/grupo.

14038-trava-adocao-limites.png

Ao marcar essa opção será apresentado a seguinte mensagem de confirmação:

14038-msgn-confirmacao-trava.png

Esse bloqueio impede a automação de pedidos adotar limite para o cliente ou grupo caso o mesmo possuir até mesmo se o limite que foi adotado já está inválido ou não possui disponível pra aprovar o pedido. Devido a criticidade dessa opção, foi implementado a opção de "Histórico de Bloqueio de Limite".

14038-historico-bloqueio-limite.png


# 1.4. Grupo econômico: Sugestão de clientes através de telefone e e-mail em comuns.

ANÁLISE DE CRÉDITO > GRUPO ECONÔMICO > NOVO GRUPO ECONÔMICO

Na tela de cadastro ou editar um grupo econômico foi adicionado as opções de "Sócio", "Telefone" e "E-mail" conforme sinalizados na imagem abaixo:

13777-sugestao-grupo.png

Segue definição de cada opção:

  • Sócio: Essa opção é padrão do sistema, onde retorna todos os clientes com sócios em comum com o cliente selecionado no diagnóstico. A opção sempre virá marcada, porém é possível desmarcar para facilitar na visualização dos clientes das outras informações;
  • Telefone: Marcar essa opção quando deseja que seja apresentado os clientes com telefone em comum com o cliente do diagnóstico. Essa opção inclui também a informação de celular;
  • E-mail: Marcar essa opção quando deseja ver os clientes com e-mail em comum com o cliente do diagnóstico.

# 1.5. Inscrição Estadual: Apresentar a informação de "ISENTO" para a inscrição estadual no diagnóstico de análise.

ANÁLISE DE CRÉDITO > DIAGNÓSTICO DA ANÁLISE DE CRÉDITO

No Diagnóstico da Análise de Crédito possui o campo "Inscrição estadual", onde é apresentado qual a inscrição estadual do cliente. Foi realizada uma alteração para que quando o cliente não possuir inscrição estadual, foi consultado o Sintegra ou outro provedor que retorne a informação da situação, e retornou a situação de "Não Consta", gravar no DepsNet como ISENTO.


# 2. GERENCIADOR DE ATIVIDADES

# 2.1. Reciprocidade: Opção para configurar parametrização de categoria padrão para geração da reciprocidade.

GERENCIADOR DE ATIVIDADES > INTEGRAÇÃO COM PROVEDORES > RECIPROCIDADE > GERAR ARQUIVO

Disponibilizado uma nova funcionalidade na tela de geração de arquivos de reciprocidade para que o usuário tenha a opção de configurar uma categoria e parametrização de categoria de título padrão.

13777-reciprocidade-categoria-padrao.png

Essa nova funcionalidade está disponível para todos os provedores. Onde o usuário pode apenas informar o filtro pra pesquisar, ou clicar no botão de "Configurar Padrão" para sempre vir com aqueles dados preenchidos.

Atenção

Para quem utiliza a reciprocidade no provedor CISP é necessário configurar a parametrização e manter ela como padrão. Sendo que na versão anterior era enviado esses dados fixos sempre.


# 3. AUTOMAÇÃO DE PEDIDOS

# 3.1. Exclusão de bloqueios pela automação.

AUTOMAÇÃO DE PEDIDOS

Realizada alteração na automação de pedidos para que os bloqueios de negócio "DATA DE NASCIMENTO DO CLIENTE", "DATA DE FUNDACAO DA EMPRESA", "NOME PESSOA FISICA INCONSISTENTE" e "NOME PESSOA JURIDICA INCONSISTENTE" sejam excluídos do cliente quando as informações responsáveis por estes bloqueios forem validadas.

Os bloqueios ainda serão apresentados no histórico de bloqueios do cliente em questão, porém com a situação de "Excluído" pelo usuário da automação.

14207-historico-bloqueio-excluido.png


# 4. CONFIGURAÇÕES

# 4.1. Bloqueio do Registro da Anvisa.

CONFIGURAÇÕES > BLOQUEIO > AUTOMÁTICO

Foi desenvolvido um novo bloqueio de negócio com o nome "REGISTRO ANVISA INCONSISTENTE". Este bloqueio tem como função verificar se o cliente possui algum registro profissional do tipo ANVISA ativo, e caso o cliente não tenha, irá receber o bloqueio.


# 4.2. Bloqueio de Data de Nascimento Inválida.

CONFIGURAÇÕES > CONFIGURAÇÕES GERAIS > BLOQUEIO > AUTOMÁTICO > NEGÓCIO

Foi desenvolvido um novo bloqueio por DATA NASCIMENTO INVÁLIDA, que consiste em verificar a data de nascimento do cliente retornada na consulta e comparar com a data de nascimento que está no sistema.

  • Caso a data de nascimento estiver diferente o bloqueio é gerado para o cliente.
  • Caso o cliente não tiver data de nascimento no sistema e retornar uma data de nascimento na consulta é gerado o bloqueio para o cliente.
  • Caso a consulta não retornar data de nascimento não é gerado o bloqueio para o cliente.

Observação

O bloqueio é criado inativo por padrão, para não afetar os clientes.


# 4.3. Bloqueios de Inscrição Estadual Divergente, Tipo Faturamento Divergente e Tipo Registro Profissional Divergente.

CONFIGURAÇÕES > CONFIGURAÇÕES GERAIS > BLOQUEIO > AUTOMÁTICO > NEGÓCIO

Disponibilizado novos bloqueios de negócio referente a validação da inscrição estadual divergentes, tipo faturamento divergente e tipo deregistro profissional divergente. Segue definição de cada bloqueio:

  • Inscrição Estadual Divergente: Ao fazer uma consulta no Sintegra é avaliado a inscrição estadual vinda do sistema de gestão com a inscrição estadual da consulta do Sintegra, caso a mesma for diferente será gerado um bloqueio para o cliente;
  • Tipo de Faturamento Divergente: É avaliado o tipo de faturamento do cliente já cadastrado no DepsNet com a informação vinda do sistema de gestão, caso o mesmo for diferente será gerado o bloqueio e o dado de tipo de faturamento não será atualizado com o que veio do sistema de gestão;
  • Tipo de Registro Profissional Divergente: É avaliado o registro profissional do cliente já cadastrado no DepsNet com a informação vinda do sistema de gestão, caso o mesmo for diferente ou um está ativo e outro não será gerado o bloqueio para o cliente. Atenção: Esse bloqueio respeita a parametrização do sistema de chave lógica do tipo profissional.

# 4.4. Criação da tela de Regra de Informações Cadastrais.

CONFIGURAÇÕES > INFORMAÇÃO CADASTRAL > REGRA

Foi desenvolvida a tela para configuração da regra de informação cadastral, essa regra estava em funcionamento no sistema mas as configurações eram realizadas diretamente no banco de dados.

14187-regraInformacaoCadastral.png

Para mais informações sobre a regra de informação cadastral. Acesse o link, clicando aqui. (opens new window).

# 4.5. Criação da tela de Regra de Bloqueio.

CONFIGURAÇÕES > CONFIGURAÇÕES GERAIS > BLOQUEIO > REGRA

Foi desenvolvida a funcionalidade de cadastro de regras do tipo requisito e exceção para bloqueios cadastrais.

14374-tela-regra.png

Esta funcionalidade permite cadastrar regras configuradas por Forma de pagamento, Informação cadastral e Paramtrização de categoria.

14374-tipo-configuracao.png

Desta forma, quando cadastrada uma regra do tipo requisito para um bloqueio específico e para uma informação cadastral específica, caso o cliente não tenha essa informação cadastral a regra de requisito não será atendida, logo, o bloqueio em questão será desconsiderado.

Quando cadastrada uma regra do tipo exceção para um bloqueio específico e para uma forma de pagamento específica, caso o cliente tenha essa forma de pagamento associada ao pedido a regra de exceção será atendida, logo, o bloqueio em questão será desconsiderado.

Para os casos onde bloqueios são desconsiderados por alguma regra, são inseridos logs na informação complementar da automação, na tela de pedidos. Esses logs informam qual o nome da regra e qual o bloqueio foi desconsiderado.

14374-log-bloqueio-desconsiderado.png

# 4.6. Melhorias na alimentação automática de Tipo Faturamento e Contribuinte ICMS.

CONFIGURAÇÕES > INFORMAÇÃO CADASTRAL > TIPO FATURAMENTO > DEFINIR SEQUÊNCIA DO TIPO DE FATURAMENTO CLIENTE

Realizadas melhorias na alimentação das informações de Tipo Faturamento e Contribuinte ICMS.

Relacionado à Tipo Faturamento, foi desenvolvida uma tela para definir uma sequência de prioridade para os tipos de faturamento, já que o cliente pode ter mais de uma informação cadastral e cada uma delas pode estar parametrizada para um tipo de faturamento.

14669-tela-sequencia-tipo-faturamento.png

ANÁLISE DE CRÉDITO > DADOS DO CLIENTE > INSCRIÇÃO ESTADUAL

Relacionado à Contribuinte ICMS, foram realizadas alterações para que a funcionalidade se comporte de formas diferentes de acordo com a UF do cliente.

Para os estados AC, AL, AP, DF, ES, MA, PB, PI, PR, RJ, RO, RR, RS, SC e TO o sistema irá considerar as seguintes regras, na respectiva ordem:

  • Caso a consulta retorne a tag que permite identificar o cliente como contribuinte ICMS, então a informação de contribuinte ICMS é preenchida como "Sim" ou "Não", de acordo com o retorno da consulta;
  • Senão, caso a consulta retorne a tag que permita identificar o cliente como optante pelo simples nacional, então a informação de contribuinte ICMS é preenchida como "Sim";
  • Senão, caso o cliente tenha uma ou mais inscrições estaduais ativas, então a informação de contribuinte ICMS é preenchida como "Sim";
  • Senão, caso não entre em nenhuma das regras acima, então a informação de contribuinte ICMS é preenchida como "Nâo";

Para os estados AM, BA, CE, GO, MG, MS, MT, PA, PE, RN, SE e SP o sistema irá considerar as seguintes regras, na respectiva ordem:

  • Caso o cliente não tenha inscrição estadual, então a informação de contribuinte ICMS é preenchida como "Não";
  • Senão, caso a consulta retorne a tag que permite identificar o cliente como contribuinte ICMS, então a informação de contribuinte ICMS é preenchida como "Sim" ou "Não", de acordo com o retorno da consulta;
  • Senão, caso o cliente tenha uma ou mais inscrições estaduais ativas, então a informação de contribuinte ICMS é preenchida como "Sim";
  • Senão, caso não entre em nenhuma das regras acima, então a informação de contribuinte ICMS é preenchida como "Nâo";

Observação

Tais regras só funcionam para as consultas Deps MIX, Receita e Sintegra.


# 4.7. Tipo Faturamento e Contribuinte ICMS: Regras para preenchimento do tipo faturamento e contribuinte ICMS.

CONFIGURAÇÕES > INFORMAÇÃO CADASTRAL > TIPO FATURAMENTO

Implementado uma regra para preenchimento do tipo faturamento e contribuinte ICMS via consulta receita PJ e Mix PJ.

No contribuinte ICMS as condições para preenchimento são:

  • Cliente com inscrição estadual e não optante pelo Simples nacional, contribuinte ICMS = SIM;
  • Cliente sem inscrição estadual e optante pelo Simples Nacional, contribuinte ICMS = SIM;
  • Cliente sem inscrição estadual e não optante pelo Simples nacional, contribuinte ICMS = NÃO;

No tipo faturamento temos uma configuração de preenchimento baseada na informação cadastral do cliente. Foi implementado uma regra para preenchimento tipo faturamento Revendedor com as seguintes condições:

  • Tipo Faturamento = "Revendedor" e contribuinte ICMS = SIM, preenche a informação do tipo faturamento como Revendedor;
  • Tipo Faturamento = "Revendedor" e contribuinte ICMS = NÃO, não preenche a informação do tipo faturamento;

# 4.8. Fluxo de Consultas: Inclusão de critério por cliente novo, cliente inativo e bloqueio cadastral.

CONFIGURAÇÕES > CONSULTA > FLUXO DE CONSULTA

Implementada melhoria no fluxo de consulta, para avaliar o status do cliente e bloqueios cadastrais.

Status cliente: o fluxo será executado quando o cliente for Novo, Inativo ou Ativo. Novo: Conforme os dias configurados na parametrização do sistema, Cliente novo. Inativo: Conforme os dias configurados na parametrização do sistema, Cliente inativo. Ativo: Os clientes que não novos e nem inativo, são considerados Ativo.

Bloqueio de negócio e Bloqueio de consulta: o fluxo será executado quando o cliente possuir algum dos bloqueios selecionados no fluxo.

14375-fluxodeconsulta.png

Observação

O Bloqueio de consulta é selecionado pelo subtipo dos bloqueios. Diferente dos bloqueios de negócio que podem ser selecionados individualmente.


# 5. CONSULTAS

# 5.1. Melhorias na extração da consulta Sintegra.

CONSULTAS > SINTEGRA

Realizadas melhorias na extração da consulta Sintegra para que quando a consulta retorne as situações "NAO CONSTA" e "NAO CADASTRADO COMO CONTRIBUINTE" o sistema passe a considerar que tais consultas contém informação.

Também foi ajustada a tela de histórico de consultas para que quando o cliente não tem inscrição estadual seja listada normalmente a última consulta Sintegra.