# Novidades da Versão v20_5


# 1. ANÁLISE DE CRÉDITO

# 1.1. Validação para desbloquear o bloqueio "REGISTRO PROFISSIONAL INCONSISTENTE".

ANÁLISE DE CRÉDITO > DADOS DO CLIENTE > BLOQUEIOS

Realizada alteração para remover o bloqueio REGISTRO PROFISSIONAL INCONSISTENTE, quando os dados profissionais do cliente não apresentarem inconsistências.

A remoção do bloqueio pode ser realizada de 3 formas: consulta, integração e por tela.

Consulta: Realizando consultas CRO e CRMV, onde os dados profissionais vem como ativo, assim removendo o bloqueio do cliente.

Integração: Realizando integração de dados profissionais ativas para o cliente, assim removendo o bloqueio do cliente.

Tela: Ativando manualmente o dado profissional do cliente, assim removendo o bloqueio do cliente.

# 1.2. Validação de questionário não preenchido e questionário vencido conforme perguntas obrigatórias configuradas para política do cliente.

ANÁLISE DE CRÉDITO > DADOS DO CLIENTE > QUESTIONÁRIO

Realizada alteração na geração dos bloqueios de negócio de "QUESTIONARIO NAO PREENCHIDO" e "QUESTIONARIO VENCIDO" para somente ser gerado o bloqueio caso o mesmo estiver configurado na política do cliente e a pergunta estiver configurada como obrigatória.

Essa alteração teve impacto na automação de pedidos na hora que é validado para gerar o bloqueio e também na tela para o usuário, onde é sinalizado quais as perguntas que são obrigatórias.

# 1.3. Geração de bloqueio quando o cliente não possuir a informação de Contribuinte ICMS e Tipo Faturamento preenchido.

ANÁLISE DE CRÉDITO > DADOS DO CLIENTE > INSCRIÇÃO ESTADUAL

Foi disponibilizada uma nova funcionalidade que gera os bloqueios de negócio CLIENTE SEM TIPO FATURAMENTO e CONTRIBUINTE ICMS INCONSISTENTE para clientes do tipo Pessoa Jurídica quando os mesmos não têm as informações de Tipo Faturamento e/ou Contribuinte ICMS preenchidas na tela de Inscrição Estadual.

Os novos bloqueios nascem com a seguinte configuração:

14065-configuracao-bloqueios.png

Logo, para que sejam considerados pelo sistema eles devem ser ativos.

Quanto ativos, os mesmos são relacionados ao cliente após a automação de um pedido, caso o cliente tenha alguma das informações (Tipo Faturamento e Contribuinte ICMS) em branco no banco de dados.

Estes bloqueios contam com a funcionalidade de desassociação automática quando a informação que causou o bloqueio for preenchida via tela, integração API ou consulta Sintegra.

Também foram incluídos os motivos automáticos para estes bloqueios, que são emitidos no retorno da automação e também na tela de pedidos:

14065-motivos-bloqueios.png

Observação

Após atribuído um valor à informação de Contribuinte ICMS, a mesma não voltará a ser nula no banco de dados, logo, caso a informação seja desmarcada via tela ou via integração não causará mais a geração do bloqueio.

# 1.4. Melhoria na visualização de informações relacionadas ao título.

ANÁLISE DE CRÉDITO > CONTAS A RECEBER > DETALHAMENTO DE TÍTULO

Implementado melhoria na tela de Detalhamento de Título, onde foi removido o menu flutuante (Menu ao clicar com botão direito do mouse sobre o título) e adicionado um grupo logo abaixo da lista de títulos, com links de Informações relacionadas ao título.

13370-menu-informacao-relacionada.gif

Os links permanecem desativados caso o título não tenha a informação referente ao link, o que facilita a visualização das informações relacionadas ao título.

# 1.5. Consulta CCB: Atualização de Layout.

ANÁLISE DE CRÉDITO > CONSULTAS > CCB

Foram realizadas alterações na consulta CCB para que seja possível visualizar novos campos incluídos pelo provedor CCB.

As seguintes informações foram adicionadas:

  • Telefone 1;
  • Telefone 2;
  • Capital Social;
  • Data situação da Receita;
  • CNAE;
  • Novo bloco de sócios;

13880-consulta-ccb.png

13880-ccb-socios.png



# 2. AUTOMAÇÃO DE PEDIDOS

# 2.1. Desenvolvido processo para analisar pedidos conforme a alçada do usuário último aprovador.

AUTOMAÇÃO DE PEDIDOS

Disponibilizado uma nova funcionalidade na automação de pedidos, para quando o pedido já foi aprovado por usuário via tela, e a integração com o sistema de gestão alterou a situação do pedido, porém não houve uma alteração relevante pra analisar novamente o pedido, então aprovar o pedido novamente utilizando a alçada do usuário que já tinha aprovado o pedido.

Em vários sistemas de gestão, qualquer alteração no pedido, altera a situação do pedido de aprovado para uma situação de bloqueado novamente, com essa implementação não será necessário mais o usuário ficar aprovando várias vezes o mesmo pedido. No histórico da situação também será apresentado o usuário do último aprovador.

Quando o pedido sofrer alguma alteração relevante, podendo ser alteração de saldo, alteração de questionário, informações que são relevantes para a análise do cliente novamente, a automação continuará como está hoje, sempre utilizando a alçada do usuário sistema.


# 3. CONFIGURAÇÕES

# 3.1. Alterações nas parametrizações Bloqueio data de nascimento e Bloqueio data de fundação.

CONFIGURAÇÕES > CONFIGURAÇÕES GERAIS > PARAMETRIZAÇÕES DO SISTEMA

Realizada a alteração da parametrização relacionada ao bloqueio de data de nascimento para que seja possível configurar uma faixa de idade.

Para isto, foi necessário substituir a parametrização "Bloqueio data de nascimento" pelas parametrizações "Bloqueio data de nascimento mínima" e "Bloqueio data de nascimento máxima", que já nascem com os valores 18 e 65 respectivamente.

14212-parametrizacao-data-nascimento.png

Logo, considerando o valor padrão das parametrizações, caso o cliente do tipo Pessoa Física tenha menos de 18 anos ou mais de 65 anos, será gerado o bloqueio para tal cliente.

Também foi realizada a alteração do tipo de valor aceito nas parametrizações de bloqueio data de nascimento e também da parametrização "Bloqueio data de fundação", que antes recebiam o valor em meses, e agora passam a receber o valor em anos.

Observação

A alteração do valor dos parâmetros de meses para anos resolveu alguns problemas no cálculo dos meses.