# Novidades da Versão v20_3


# 1. ANÁLISE DE CRÉDITO

# 1.1. Concentre Feature PJ: Inclusão de novas features na consulta.

ANÁLISE DE CRÉDITO > CONSULTAS > SERASA > CONCENTRE FEATURE PJ

Foram realizadas algumas alterações da Consulta Feature PJ para que duas novas features fossem adicionadas. Segue definições:

  1. Adicionado uma nova opção de consulta "Histórico Pagamento Comercial Intermediário". A opção é opcional, e ao selecionar as informações retornadas podem ser visualizadas no histórico de consultas.

12880_concentre_feature.png

  1. Removido a opção de consulta: "Classif. de risco de crédito PJ" e transferido sua opção para o campo de "Classificação do risco de crédito" onde será possível selecionar entre as opções de Classificação do risco de crédito 5.0 e 6.0:

12880_concentre_feature_combo.png

A versão 5.0 retorna os dados como é hoje, e a versão 6.0 para obter o cálculo de risco de crédito 6.0 referente aos últimos 6 meses.

# 1.2. BlackList: Desativar bloqueio ao retirar o item da blacklist.

ANÁLISE DE CRÉDITO > DADOS DO CLIENTE > BLACKLIST

Foram realizadas alterações relacionadas aos bloqueios de blacklist, de forma que, caso o cliente tenha associado um bloqueio de blacklist, e o item da blacklist que gera o bloqueio for retirado os bloqueios são removidos do cliente.

Cenário Exemplo Cliente com itens marcados na blacklist. 13779-item-blacklist.png

Automação de pedidos gera os bloqueios. 13779-bloqueios.png

Retirar os itens da blacklist. 13779-item-blacklist-retirados.png

Os bloqueios do cliente são removidos. 13779-bloqueios-retirados.png

Observação

Como os itens da blacklist são para todos os clientes, então caso um item seja marcado na blacklist, todos os clientes que tiverem a mesma informação serão bloqueados pela automação de pedidos. Ao retirar o item da blacklist, o bloqueio de todos os clientes referente aquele item, serão removidos.

Exemplo: 2 clientes utilizam o mesmo endereço e por esse motivo a informação de blacklist endereço são iguais para os 2 clientes, ao adicionar esse endereço na blacklist a automação de pedidos irá gerar o bloqueio para os 2 clientes, e ao retirar o endereço da blacklist os 2 bloqueios são removidos.

# 1.3. Questionário: Desativar bloqueio ao responder ou renovar validade de questionário.

ANÁLISE DE CRÉDITO > DADOS DO CLIENTE > QUESTIONÁRIO

Foram realizadas alterações relacionadas aos bloqueios de questionários, de forma que, caso o cliente tenha associado um bloqueio de QUESTIONARIO VENCIDO ou QUESTIONARIO NAO PREENCHIDO, pois não respondeu ou a validade de um questionário obrigatório está vencida, ao responder ou renovar todos os questionários que geraram o bloqueio, os bloqueios de questionários são removidos do cliente.

O processo de validação dos bloqueios de questionários é realizado via tela e integrações API, ODBC e WS 2.0.


# 2. AUTOMAÇÃO DE PEDIDOS

# 2.1. Automação de Pedidos: Geração de bloqueios e motivos conforme definição do tipo pendência.

AUTOMAÇÃO DE PEDIDOS

Realizada alteração na automação de pedidos para que não gere bloqueios cadastrais para os bloqueios que estiverem parametrizados com o tipo pendência como Pedido, o pedido permanece sendo bloqueado e é gerado um motivo automático informando o motivo do bloqueio.

Após os motivos gerados serem resolvidos, a automação de pedidos remove os motivos e o pedido pode ser aprovado.

13816-bloqueios-tipo-pendencia.png

A configuração de tipo pendência não pode ser alterada via tela, e os bloqueios cadastrais CLIENTE AVALISTA, CLIENTE COBRANCA, ENDERECO DE ENTREGA DO PEDIDO e PEDIDO FORMA PAGAMENTO COM STATUS NAO REALIZADO estão com o tipo pendência Pedido.

# 2.2. Automação de Pedidos: Incluído validação se permite aprovar pedido com determinados motivos.

AUTOMAÇÃO DE PEDIDOS

Disponibilizado uma nova validação na automação de pedidos, que não permite aprovar pedidos que estão vinculados a determinados motivos.

A configuração de quais motivos permitem aprovação fica em Configurações > Pedidos > Motivo > Cadastro na opção permite aprovação automação, então caso o pedido estiver com um motivo que não permite automação selecionado a automação de pedidos vai bloquear o pedido e informar na informação complementar qual motivo está bloqueando o pedido.

13824-permite-aprovacao-automacao.png

Observação

Caso o pedido for bloqueado por conta dos motivos e houver mudança de situação, o motivo que gerou o bloqueio irá para nova situação, se a nova situação estiver com o mesmo motivo parametrizado.


# 3. CONFIGURAÇÕES

# 3.1. Fluxo de Consultas: Execução de fluxo de consultas conforme categorias de pedidos

CONFIGURAÇÕES > CONFIGURAÇÕES DE CONSULTA > FLUXO DE CONSULTA

Foi incluído no processo de fluxo de consulta a validação das parametrizações de categoria do pedido, de forma que, quando configuradas, essas informações passem a ser exigências para a execução do fluxo de consulta, assim como já funciona em outras partes do sistema.

13817-tela-config-fluxo-consulta.png

Desta forma, para que a automação de um pedido execute o fluxo de consulta, o mesmo precisa cumprir todas as regras configuradas no fluxo de consulta em questão, inclusive as de parametrização de categoria.

13817-tela-pedido-param-categoria.png

Caso o pedido em questão não possua ao menos uma das parametrizações de categoria configuradas no fluxo de consulta, o mesmo não será executado.

13817-informacao-complementar-automacao.png

Observação

  1. Para o processo de fluxo de consulta não foi incluída a funcionalidade de combinação de parametrizações de categoria.
  2. As configurações de parametrização de categoria não são obrigatórias e não interferem no funcionamento do fluxo de consulta quando não utilizadas.

# 3.2. Bloqueios de Negócio: Categorização que define se o bloqueio é referente à cadastro ou pedido.

CONFIGURAÇÕES > CONFIGURAÇÕES GERAIS > BLOQUEIOS

Realizada a inclusão da informação "Tipo pendência" no cadastro de bloqueios, que se trata de um parâmetro fixo e não editável.

13825-coluna-tipo-pendencia-bloqueio.png

Este parâmetro é responsável por informar se o bloqueio em questão se aplicará para o cliente, gerando o bloqueio cadastral para o mesmo e gerando motivo para o pedido analisado, ou se irá apenas gerar o motivo para o pedido, sem gerar bloqueio cadastral para o cliente.

Os únicos bloqueios que recebem o valor "Pedido" no parâmetro Tipo pendência são:

  • CLIENTE AVALISTA
  • CLIENTE COBRANCA
  • ENDERECO DE ENTREGA DO PEDIDO
  • PEDIDO FORMA PAGAMENTO COM STATUS NAO REALIZADO

Bloqueios manuais cadastrados via tela e/ou integração sempre recebem o valor "Cliente" no parâmetro Tipo pendência.

# 3.3. Automação de Pedidos: Disponibilizado funcionalidade de hierarquia de alçadas.

HIERARQUIA DE ALÇADAS

Disponibilizado na automação uma nova funcionalidade para avaliar possíveis alçadas e alçadas complementares, caso a automação de pedidos não consiga aprovar o pedido devido a alguma restrição.

Essa nova funcionalidade, consiste em sinalizar o pedido com uma alçada ou alçada complementar válida para aprovação, e o usuário pode visualizar isso através do módulo Gerenciador de Pedidos, criando uma pesquisa.

CONFIGURAÇÕES > USUÁRIOS > ALÇADA > CADASTRO

Na tela de cadastro de alçadas, foi adicionado a opção de "Definir Hierarquia de Alçadas" e ao clicar será apresentado a seguinte tela:

12423_hierarquia_alcada.png

Nessa tela é possível definir quais as alçadas podem ser avaliadas pela automação dos pedidos e qual a sequência que será avaliado. Exemplo: Na automação de pedidos, caso um determinado pedido não consiga ser aprovado por causa que a alçada do usuário "sistema" não permite o valor de limite, a automação irá avaliar primeiro a "Alçada Básico" se permite aprovar o pedido, caso não permita, irá avaliar a "Alçada Intermediário", e se essa permitir, irá sinalizar esse pedido com essa alçada.

Observação

Caso não possua nenhuma alçada definida na sequência, não será executado pela automação essa funcionalidade.

CONFIGURAÇÕES > USUÁRIOS > ALÇADA COMPLEMENTAR > CADASTRO

Seguindo a mesma lógica descrita para o cadastro de alçada. Na tela de cadastro de alçada complementar também foi adicionado a opção de "Definir Hierarquia de Alçadas Complementares":

12423_hierarquia_alcada_comp.png

A regra de busca de alçadas complementares segue conforme descrito anteriormente.

AUTOMAÇÃO DE PEDIDOS

A automação de pedidos irá avaliar as alçadas e alçadas complementares definidas na hierarquia somente se o sistema não consiga aprovar o pedido por alguma restrição. E essa nova funcionalidades somente irá sinalizar o pedido qual a alçada e alçada complementar seria válida para aprová-lo.

A decisão de aprovação será pelo usuário, onde será necessário criar pesquisas no módulo de Gerenciador de Pedidos, onde traga os pedidos conforme a alçada e alçada complementar que a automação de pedidos sinalizou.

GERENCIADOR DE PEDIDOS > GERENCIAR PESQUISAS

Na tela de Gerenciar Pesquisas foi adicionado dois novos campos: "Hierarquia alçada" e "Hierarquia alçada comp.".

12423-pesquisa-hierarquia-alcada.png

Esses dois novos campos devem ser utilizados para filtrar os pedidos que foram sinalizados pela automação qual a alçada válida, e alçada complementar válida que poderia aprovar o pedido, para assim o usuário tome a decisão de aprovar ou não.

# 3.4. Parametrização de Motivos: Alterar a descrição da coluna de "Conta automação" para "Selecionar automático".

CONFIGURAÇÕES > PEDIDO > MOTIVOS > PARAMETRIZAÇÃO

Alterado nome da coluna para Selecionar automático e adicionado um "i" de informação para explicar o funcionamento dessa opção.

13823-selecionar-automatico.png

# 3.5. Cadastro de Motivo: Restringir motivos marcados automáticos pela automação e motivos que não permitem aprovação.

CONFIGURAÇÕES > PEDIDOS

Realiza alteração na validação de algumas opções de Motivo e Situação, para não permitir que um pedido fique com a situação de 'Aprovado' com motivos que não permitem aprovação selecionados.

CONFIGURAÇÕES > PEDIDOS > MOTIVO > CADASTRO

No cadastro de motivo não é permitido desmarcar a opção Permite aprovação automação de um motivo, caso o motivo estiver parametrizado para selecionar automático em uma situação do tipo 'Aprovado'. 13988-motivo-cadastro.png

CONFIGURAÇÕES > PEDIDOS > MOTIVO > PARAMETRIZAÇÃO

Na parametrização de motivo não é permitido selecionar a opção Selecionar automático de um motivo em uma situação de aprovado, caso o motivo estiver configurado para permitir aprovação automação. 13988-motivo-parametrizacao.png

CONFIGURAÇÕES > PEDIDOS > SITUAÇÃO > PARAMETRIZAÇÃO

Na parametrização de situação não é permitido trocar o tipo da situação para 'Aprovado', caso a situação conter um motivo parametrizado para selecionar automático que não permite aprovação pela automação. 13988-situacao-parametrizacao.png

Observação

As validações acima são apenas para situação do tipo Aprovado.