# Novidades da Versão v20_3
- 1. ANÁLISE DE CRÉDITO
- 2. AUTOMAÇÃO DE PEDIDOS
- 3. CONFIGURAÇÕES
- 3.1. Fluxo de Consultas: Execução de fluxo de consultas conforme categorias de pedidos.
- 3.2. Bloqueios de Negócio: Categorização que define se o bloqueio é referente à cadastro ou pedido.
- 3.3. Automação de Pedidos: Disponibilizado funcionalidade de hierarquia de alçadas.
- 3.4. Parametrização de Motivos: Alterar a descrição da coluna de "Conta automação" para "Selecionar automático".
- 3.5. Cadastro de Motivo: Restringir motivos marcados automáticos pela automação e motivos que não permitem aprovação.
# 1. ANÁLISE DE CRÉDITO
# 1.1. Concentre Feature PJ: Inclusão de novas features na consulta.
ANÁLISE DE CRÉDITO > CONSULTAS > SERASA > CONCENTRE FEATURE PJ
Foram realizadas algumas alterações da Consulta Feature PJ para que duas novas features fossem adicionadas. Segue definições:
- Adicionado uma nova opção de consulta "Histórico Pagamento Comercial Intermediário". A opção é opcional, e ao selecionar as informações retornadas podem ser visualizadas no histórico de consultas.
- Removido a opção de consulta: "Classif. de risco de crédito PJ" e transferido sua opção para o campo de "Classificação do risco de crédito" onde será possível selecionar entre as opções de Classificação do risco de crédito 5.0 e 6.0:
A versão 5.0 retorna os dados como é hoje, e a versão 6.0 para obter o cálculo de risco de crédito 6.0 referente aos últimos 6 meses.
# 1.2. BlackList: Desativar bloqueio ao retirar o item da blacklist.
ANÁLISE DE CRÉDITO > DADOS DO CLIENTE > BLACKLIST
Foram realizadas alterações relacionadas aos bloqueios de blacklist, de forma que, caso o cliente tenha associado um bloqueio de blacklist, e o item da blacklist que gera o bloqueio for retirado os bloqueios são removidos do cliente.
Cenário Exemplo Cliente com itens marcados na blacklist.
Automação de pedidos gera os bloqueios.
Retirar os itens da blacklist.
Os bloqueios do cliente são removidos.
Observação
Como os itens da blacklist são para todos os clientes, então caso um item seja marcado na blacklist, todos os clientes que tiverem a mesma informação serão bloqueados pela automação de pedidos. Ao retirar o item da blacklist, o bloqueio de todos os clientes referente aquele item, serão removidos.
Exemplo: 2 clientes utilizam o mesmo endereço e por esse motivo a informação de blacklist endereço são iguais para os 2 clientes, ao adicionar esse endereço na blacklist a automação de pedidos irá gerar o bloqueio para os 2 clientes, e ao retirar o endereço da blacklist os 2 bloqueios são removidos.
# 1.3. Questionário: Desativar bloqueio ao responder ou renovar validade de questionário.
ANÁLISE DE CRÉDITO > DADOS DO CLIENTE > QUESTIONÁRIO
Foram realizadas alterações relacionadas aos bloqueios de questionários, de forma que, caso o cliente tenha associado um bloqueio de QUESTIONARIO VENCIDO ou QUESTIONARIO NAO PREENCHIDO, pois não respondeu ou a validade de um questionário obrigatório está vencida, ao responder ou renovar todos os questionários que geraram o bloqueio, os bloqueios de questionários são removidos do cliente.
O processo de validação dos bloqueios de questionários é realizado via tela e integrações API, ODBC e WS 2.0.
# 2. AUTOMAÇÃO DE PEDIDOS
# 2.1. Automação de Pedidos: Geração de bloqueios e motivos conforme definição do tipo pendência.
AUTOMAÇÃO DE PEDIDOS
Realizada alteração na automação de pedidos para que não gere bloqueios cadastrais para os bloqueios que estiverem parametrizados com o tipo pendência como Pedido, o pedido permanece sendo bloqueado e é gerado um motivo automático informando o motivo do bloqueio.
Após os motivos gerados serem resolvidos, a automação de pedidos remove os motivos e o pedido pode ser aprovado.
A configuração de tipo pendência não pode ser alterada via tela, e os bloqueios cadastrais CLIENTE AVALISTA, CLIENTE COBRANCA, ENDERECO DE ENTREGA DO PEDIDO e PEDIDO FORMA PAGAMENTO COM STATUS NAO REALIZADO estão com o tipo pendência Pedido.
# 2.2. Automação de Pedidos: Incluído validação se permite aprovar pedido com determinados motivos.
AUTOMAÇÃO DE PEDIDOS
Disponibilizado uma nova validação na automação de pedidos, que não permite aprovar pedidos que estão vinculados a determinados motivos.
A configuração de quais motivos permitem aprovação fica em Configurações > Pedidos > Motivo > Cadastro
na opção permite aprovação automação, então caso o pedido estiver com um motivo que não permite automação selecionado a automação de pedidos vai bloquear o pedido e informar na informação complementar qual motivo está bloqueando o pedido.
Observação
Caso o pedido for bloqueado por conta dos motivos e houver mudança de situação, o motivo que gerou o bloqueio irá para nova situação, se a nova situação estiver com o mesmo motivo parametrizado.
# 3. CONFIGURAÇÕES
# 3.1. Fluxo de Consultas: Execução de fluxo de consultas conforme categorias de pedidos
CONFIGURAÇÕES > CONFIGURAÇÕES DE CONSULTA > FLUXO DE CONSULTA
Foi incluído no processo de fluxo de consulta a validação das parametrizações de categoria do pedido, de forma que, quando configuradas, essas informações passem a ser exigências para a execução do fluxo de consulta, assim como já funciona em outras partes do sistema.
Desta forma, para que a automação de um pedido execute o fluxo de consulta, o mesmo precisa cumprir todas as regras configuradas no fluxo de consulta em questão, inclusive as de parametrização de categoria.
Caso o pedido em questão não possua ao menos uma das parametrizações de categoria configuradas no fluxo de consulta, o mesmo não será executado.
Observação
- Para o processo de fluxo de consulta não foi incluída a funcionalidade de combinação de parametrizações de categoria.
- As configurações de parametrização de categoria não são obrigatórias e não interferem no funcionamento do fluxo de consulta quando não utilizadas.
# 3.2. Bloqueios de Negócio: Categorização que define se o bloqueio é referente à cadastro ou pedido.
CONFIGURAÇÕES > CONFIGURAÇÕES GERAIS > BLOQUEIOS
Realizada a inclusão da informação "Tipo pendência" no cadastro de bloqueios, que se trata de um parâmetro fixo e não editável.
Este parâmetro é responsável por informar se o bloqueio em questão se aplicará para o cliente, gerando o bloqueio cadastral para o mesmo e gerando motivo para o pedido analisado, ou se irá apenas gerar o motivo para o pedido, sem gerar bloqueio cadastral para o cliente.
Os únicos bloqueios que recebem o valor "Pedido" no parâmetro Tipo pendência são:
- CLIENTE AVALISTA
- CLIENTE COBRANCA
- ENDERECO DE ENTREGA DO PEDIDO
- PEDIDO FORMA PAGAMENTO COM STATUS NAO REALIZADO
Bloqueios manuais cadastrados via tela e/ou integração sempre recebem o valor "Cliente" no parâmetro Tipo pendência.
# 3.3. Automação de Pedidos: Disponibilizado funcionalidade de hierarquia de alçadas.
HIERARQUIA DE ALÇADAS
Disponibilizado na automação uma nova funcionalidade para avaliar possíveis alçadas e alçadas complementares, caso a automação de pedidos não consiga aprovar o pedido devido a alguma restrição.
Essa nova funcionalidade, consiste em sinalizar o pedido com uma alçada ou alçada complementar válida para aprovação, e o usuário pode visualizar isso através do módulo Gerenciador de Pedidos, criando uma pesquisa.
CONFIGURAÇÕES > USUÁRIOS > ALÇADA > CADASTRO
Na tela de cadastro de alçadas, foi adicionado a opção de "Definir Hierarquia de Alçadas" e ao clicar será apresentado a seguinte tela:
Nessa tela é possível definir quais as alçadas podem ser avaliadas pela automação dos pedidos e qual a sequência que será avaliado. Exemplo: Na automação de pedidos, caso um determinado pedido não consiga ser aprovado por causa que a alçada do usuário "sistema" não permite o valor de limite, a automação irá avaliar primeiro a "Alçada Básico" se permite aprovar o pedido, caso não permita, irá avaliar a "Alçada Intermediário", e se essa permitir, irá sinalizar esse pedido com essa alçada.
Observação
Caso não possua nenhuma alçada definida na sequência, não será executado pela automação essa funcionalidade.
CONFIGURAÇÕES > USUÁRIOS > ALÇADA COMPLEMENTAR > CADASTRO
Seguindo a mesma lógica descrita para o cadastro de alçada. Na tela de cadastro de alçada complementar também foi adicionado a opção de "Definir Hierarquia de Alçadas Complementares":
A regra de busca de alçadas complementares segue conforme descrito anteriormente.
AUTOMAÇÃO DE PEDIDOS
A automação de pedidos irá avaliar as alçadas e alçadas complementares definidas na hierarquia somente se o sistema não consiga aprovar o pedido por alguma restrição. E essa nova funcionalidades somente irá sinalizar o pedido qual a alçada e alçada complementar seria válida para aprová-lo.
A decisão de aprovação será pelo usuário, onde será necessário criar pesquisas no módulo de Gerenciador de Pedidos, onde traga os pedidos conforme a alçada e alçada complementar que a automação de pedidos sinalizou.
GERENCIADOR DE PEDIDOS > GERENCIAR PESQUISAS
Na tela de Gerenciar Pesquisas foi adicionado dois novos campos: "Hierarquia alçada" e "Hierarquia alçada comp.".
Esses dois novos campos devem ser utilizados para filtrar os pedidos que foram sinalizados pela automação qual a alçada válida, e alçada complementar válida que poderia aprovar o pedido, para assim o usuário tome a decisão de aprovar ou não.
# 3.4. Parametrização de Motivos: Alterar a descrição da coluna de "Conta automação" para "Selecionar automático".
CONFIGURAÇÕES > PEDIDO > MOTIVOS > PARAMETRIZAÇÃO
Alterado nome da coluna para Selecionar automático e adicionado um "i" de informação para explicar o funcionamento dessa opção.
# 3.5. Cadastro de Motivo: Restringir motivos marcados automáticos pela automação e motivos que não permitem aprovação.
CONFIGURAÇÕES > PEDIDOS
Realiza alteração na validação de algumas opções de Motivo e Situação, para não permitir que um pedido fique com a situação de 'Aprovado' com motivos que não permitem aprovação selecionados.
CONFIGURAÇÕES > PEDIDOS > MOTIVO > CADASTRO
No cadastro de motivo não é permitido desmarcar a opção Permite aprovação automação de um motivo, caso o motivo estiver parametrizado para selecionar automático em uma situação do tipo 'Aprovado'.
CONFIGURAÇÕES > PEDIDOS > MOTIVO > PARAMETRIZAÇÃO
Na parametrização de motivo não é permitido selecionar a opção Selecionar automático de um motivo em uma situação de aprovado, caso o motivo estiver configurado para permitir aprovação automação.
CONFIGURAÇÕES > PEDIDOS > SITUAÇÃO > PARAMETRIZAÇÃO
Na parametrização de situação não é permitido trocar o tipo da situação para 'Aprovado', caso a situação conter um motivo parametrizado para selecionar automático que não permite aprovação pela automação.
Observação
As validações acima são apenas para situação do tipo Aprovado.