# Novidades da Versão v20_1


# 1. ANÁLISE DE CRÉDITO

# 1.1. Consulta Sintegra: Inclusão da informação de contribuinte ICMS

ANÁLISE DE CRÉDITO > CONSULTAS > SINTEGRA

Implementada a funcionalidade de inclusão da informação de Contribuinte ICMS, vinda da consulta Sintegra pela tag "RegimeApuracao".

Visualização da consulta Sintegra: 13288-sintegra-regime-apuracao.png

Campo Contribuinte ICMS presente na tela de Inscrição Estadual: 13288-campo-contribuinte-icms.png

A informação de Contribuinte ICMS funciona em conjunto com as informações de Inscrição Estadual, e cumpre as seguintes regras:

  • Caso o cliente não possua Inscrição Estadual, significa que o cliente não é Contribuinte ICMS, logo, deve setar a informação de Contribuinte ICMS como não.
  • Caso a situação da Inscrição Estadual seja considerada inativa/baixada, então não deve mexer na informação de Contribuinte ICMS.
  • Caso a tag "RegimeApuracao" vier vazia, e o cliente possui Inscrição Estadual, então não alimenta o campo de Contribuinte ICMS.
  • Caso a tag "RegimeApuracao" vier igual "Isento" a informação de Contribuinte ICMS é alimentada como não.
  • Caso a tag "RegimeApuracao" vier igual "Normal", a informação de Contribuinte ICMS é alimentada como sim.
  • Caso a tag "RegimeApuracao" vier diferente de "Normal", a informação de Contribuinte ICMS é alimentada como não.
  • Caso a tag "RegimeApuracao" vier sem informação ou nem ser retornada na consulta, a informação de Contribuinte ICMS não será informada nem alterada.

# 2. CONFIGURAÇÕES

# 2.1. Automação de Pedidos verifica a parametrização de categoria combinada para aprovar pedidos

CONFIGURAÇÕES > PEDIDOS > CATEGORIA > REGRAS COMBINAÇÃO CATEGORIA

Na automação de pedidos o DepsNET está verificando as parametrizações de categoria combinadas que estão configuradas na opção Regras combinação categoria para aprovação de pedidos.

12599-regras-comb-categoria.png

O pedido será aprovado caso possuir todas as parametrizações de categorias configuradas na combinação associadas ao mesmo.

12599-pedido.png

Observação

Se o pedido não tem nenhuma parametrização de categoria associada, deve prosseguir ignorando essa validação;

Se o pedido possuir uma parametrização de categoria que não está em nenhuma combinação, deve prosseguir ignorando essa validação;

Se o pedido tem apenas uma parametrização de categoria que está em uma combinação, deve validar essa regra e não permitir a aprovação do pedido;

Se o pedido possuir todas as parametrizações de categoria que está em uma combinação, deve validar essa regra e permitir a aprovação do pedido;


# 2.2. Tipo Faturamento alimentado através de configuração de associação com informação cadastral

CONFIGURAÇÕES > INFORMAÇÃO CADASTRAL > TIPO FATURAMENTO

Implementado uma configuração que alimenta o tipo faturamento através da consulta Sintegra, mas não utiliza nenhuma informação da consulta, apenas verifica as informações cadastrais do cliente e atribui o tipo faturamento.

As informações cadastrais devem ser configuradas para cada tipo faturamento conforme tela abaixo:

13369-tipoFaturamento3.gif

Observação

  • Uma informação cadastral só pode ter um tipo faturamento relacionado;
  • Um tipo faturamento pode estar relacionado em mais de uma informação cadastral;

ANÁLISE DE CRÉDITO > DADOS DO CLIENTE > INSCRIÇÃO ESTADUAL

Na tela de inscrição estadual é possível visualizar qual tipo faturamento está atribuído ao cliente.

13369-inscricao-estadual.png

Observação

  • Se o cliente já estiver com um tipo de faturamento atribuído, a consulta sintegra não irá modificá-lo.

  • Caso o cliente não estiver com um tipo de faturamento atribuído, segue as regras abaixo:

    • Se o cliente possui uma ou várias informações cadastrais relacionadas ao mesmo tipo de faturamento, o sistema atribui o tipo faturamento ao cliente.
    • Se o cliente possui informações cadastrais, mas nenhuma relacionada à um tipo de faturamento, o sistema não atribui.
    • Se o cliente não possui informações cadastrais, não é atribuído nenhum tipo de faturamento.
    • Se o cliente possui informações cadastrais relacionadas à dois tipos de faturamento, não é atribuído nenhum tipo de faturamento ao cliente.

# 3. GERENCIADOR DE PEDIDOS

# 3.1. Visualização das Formas de Pagamento

GERENCIADOR DE PEDIDOS

Na tela de Gerenciador de Pedidos foi implementado a visualização das Formas de pagamento do pedido.

13019-formas-pagamento.png

A opção somente fica disponível quando o pedido selecionado tem formas de pagamento associada.

13019-popup-formas-pagamentos.png


# 3.2. Validação da condição de pagamento no gerenciador de Pedidos

GERENCIADOR DE PEDIDOS

Implementada a validação da forma de pagamento ao aprovar pedidos via Gerenciador de Pedidos.

O processo verifica se o pedido tem uma forma de pagamento associada.

Cenário 1
13445-popup-forma-pagto-1-1.png

Cenário 2
13445-popup-forma-pagto-2-1.png

Se sim, verifica se a forma de pagamento associada ao pedido está configurada para verificar o status da operação.

Cenário 1
13445-forma-pagto-config-1.png

Cenário 2
13445-forma-pagto-config-2.png

Por fim, verifica o status da operação para assim aprovar ou não o pedido.

Cenário 1
13445-popup-forma-pagto-1.png

Cenário 2
13445-popup-forma-pagto-2.png

Considerando o Cenário 1, o pedido seria aprovado pois a forma de pagamento está configurada para não verificar o status da operação, logo, independente de qual seja o status da operação para o pedido em questão, o mesmo seria aprovado.

Considerando o Cenário 2, o pedido não seria aprovado pois a forma de pagamento está configurada para verificar o status da operação, e o status da operação para o pedido em questão está como Não realizada.

A verificação do status da operação é feita após o usuário salvar as alterações na popup de motivo da situação.

Quando o status da operação for Não realizada, o pedido não será aprovado e a seguinte mensagem será apresentada:

13445-nao-aprova-pedido.png

Caso o usuário tenha perfil Master, ao tentar aprovar um pedido que esteja com o status da operação Não realizada, após salvar as alterações na popup de motivo da situação, a seguinte popup será apresentada:

13445-popup-master-aprova-pedido.png

Caso o usuário clique em "Sim" o pedido será aprovado normalmente e o sistema irá voltar para a tela de gerenciador de pedidos, e caso o usuário cliente em "Não" o pedido não será aprovado e o sistema irá voltar para a tela de gerenciador de pedidos.


# 3.3. Parametrização para controlar a listagem de pedidos que não foram analisados pela automação

GERENCIADOR DE PEDIDOS

Implementada uma parametrização no sistema para configurar a visualização dos pedidos que não foram analisados pela automação.

Uma maneira de evitar que usuários aprovem pedidos não passados pela automação de pedidos.

12451-parametrizacao-sem-analise.png

Essa parametrização pode ser configurada como Sim, para mostrar os pedidos sem análise, ou Não, para não mostrar.

Observação

A parametrização do sistema vem como padrão Sim, para não alterar a visualização dos pedidos dos clientes;

Caso o pedido possua uma situação ou categoria que não conta automação, então o pedido deve ser mostrado normalmente no gerenciador de pedidos independente do parâmetro;


# 3.4. Melhoria na tela de gerenciador de pedidos para sinalizar existência de informação relacionada

GERENCIADOR DE PEDIDOS

Implementado melhoria na tela de Gerenciador de Pedidos, onde foi removido o menu flutuante (Menu ao clicar com botão direito do mouse no pedido) e adicionado um grupo logo abaixo da lista de pedidos, com links de Informações relacionadas ao pedido.

13287-Informacoes-relacionadas.gif

Os links permanecem desativados caso o pedido não tenha a informação referente ao link, o que facilita a visualização das informações relacionadas ao pedido.

O grupo abaixo da lista de pedidos foi nomeado como Operações, realizado ajustes na ordem dos links, campos e botões para melhor organização e visualização para o cliente.

13287-operacoes.png