# Novidades da Versão v19.9
# 1. ANÁLISE DE CRÉDITO
# 1.1. Consultas
# - 1.1.1 Gold
ANÁLISE DE CRÉDITO > CONSULTAS > BOA VISTA > GOLD
Adicionado na visualização da consulta Gold, para apresentar o bloco de CHEQUES SUSTADOS, conforme imagem abaixo.
# - 1.1.2 Smart PF e Otimiza Restrição Completo
ANÁLISE DE CRÉDITO > CONSULTAS > DEPS
Implementada a validação de consultas parciais vindas do portal, para que seja emitido um aviso quando a consulta é retornada parcialmente, e para que a mesma não consuma cotas.
As consultas Smart PF e Otimiza Restrição Completa por enquanto são as unicas que podem ser retornadas de forma parcial.
A validação acontece tanto pela tela de consultas quanto pelo fluxo de consulta executado pela automação de pedidos.
Quando a consulta for executada manualmente e ter retorno parcial, a seguinte mensagem será emitida na tela de consulta:
Quando a consulta for executada pelo fluxo de consultas e ter retorno parcial, na tela de pedidos, na aba de informação complementar de automação, será emitida a seguinte mensagem:
O aviso também é gerado nos eventos.
# 1.2. Inscrição Estadual
ANÁLISE DE CRÉDITO > INSCRIÇÃO ESTADUAL
Incluído na tela de inscrição estadual os campos referentes às informações de Contribuinte ICMS e Tipo Faturamento, para que seja possível visualizar e editar tais informações para pessoa jurídica.
A configuração dessas informações para um cliente não depende que o mesmo tenha inscrição estadual, pois são relacionadas diretamente à pessoa.
Assim como a informação de inscrição estadual, as configurações de Contribuinte ICMS e Tipo Faturamento só se aplicam a pessoa jurídica, e não para pessoa física e exportação.
# 2. NEGATIVAÇÃO
# 2.1. Negativação
NEGATIVAÇÃO > DIFERENCIAL DE REMESSA
Implementado uma melhoria na geração de remessa para o provedor Serasa, onde é possível informar o Diferencial remessa, caso tenha necessidade de enviar mais de uma remessa independentes por departamentos, no mesmo dia.
O valor pode ser preenchido de 0000 à 9999, ou como é o padrão do sistema atualmente, deixar em branco.
Na tela de histórico foi adicionado o campo Diferencial remessa, para diferenciar as remessas.
Observação
As remessas que já estão geradas no sistema, ficam sem diferencial de remessa no histórico.
# 3. CONFIGURAÇÕES
# 3.1. Configurações Gerais - Bloqueio - Automático
AUTOMAÇÃO DE PEDIDOS
Disponibilizada nova funcionalidade para geração de bloqueios de negócios a partir da automação de pedidos. Para avaliação e geração desses bloqueios na automação de pedidos, é necessário ativar os mesmos na opção de Configurações > Config. Gerais > Bloqueios > Automático:
A automação de pedidos irá validar se o cliente ou pedido atendem os requisitos de cada bloqueio, caso não atendem é gerado um bloqueio para o cliente, e automaticamente também gerado um motivo associado ao pedido. Segue detalhamento de cada bloqueio:
Bloqueio | Descrição |
---|---|
BLACKLIST DOCUMENTO | Esse bloqueio é gerado quando o documento do cliente está na BlackList. |
BLACKLIST EMAIL | Esse bloqueio é gerado quando o e-mail do cliente está na BlackList. |
BLACKLIST ENDERECO | Esse bloqueio é gerado quando o endereço do cliente está na BlackList. |
BLACKLIST NOME | Esse bloqueio é gerado quando o nome do cliente está na BlackList. Obs.: Para clientes do tipo Jurídica é avaliado o nome fantasia, enquanto que para clientes do tipo Física e Exportação nome completo. |
BLACKLIST RAZAO SOCIAL | Esse bloqueio é gerado quando a razão social está na BlackList. O bloqueio é destinado somente para pessoa jurídica. |
BLACKLIST REGISTRO PROFISSIONAL | Esse bloqueio é gerado quando o registro profissional cadastrado pro cliente está na BlackList. |
BLACKLIST TELEFONE | Esse bloqueio é gerado quando o telefone cadastrado pro cliente está na BlackList. |
CLIENTE AVALISTA DIFERENTE DO CLIENTE DO PEDIDO | Esse bloqueio tem como objetivo sinalizar os clientes que possuem pedidos com cliente avalista relacionado. |
CLIENTE COBRANCA DIFERENTE DO CLIENTE DO PEDIDO | Esse bloqueio tem como objetivo sinalizar os clientes que possuem pedidos com cliente cobrança relacionado. |
DATA DE FUNDACAO DA EMPRESA | Esse bloqueio é gerado quando a data de fundação da empresa é menor que a data definida na Parametrização do sistema, Bloqueio data de fundação. Obs.: A parametrização é configurada em meses e esse bloqueio é gerado apenas para cliente do tipo Jurídica. |
DATA DE NASCIMENTO DO CLIENTE | Esse bloqueio é gerado quando a data de nascimento do cliente é menor que a data definida na Parametrização do sistema, Bloqueio data de nascimento. Obs.: A parametrização é configurada em meses e esse bloqueio é gerado apenas para cliente do tipo Física. |
ENDERECO DE ENTREGRA DO PEDIDO | Esse bloqueio é gerado quando o pedido não possui um endereço de entrega ou o endereço que está para o mesmo não está confirmado. |
NOME PESSOA FISICA INCONSISTENTE | Esse bloqueio avalia se o nome da pessoa física na origem do pedido é igual ao nome que vieram nas consultas de provedores. Caso encontre alguma diferença é gerado o bloqueio. |
NOME PESSOA JURIDICA INCONSISTENTE | Esse bloqueio avalia se o nome da pessoa jurídica na origem do pedido é igual ao nome que vieram nas consultas de provedores. Caso encontre alguma diferença é gerado o bloqueio. |
QUESTIONARIO NAO PREENCHIDO | Esse bloqueio é gerado quando o cliente em questão possui um questionário obrigatório e a resposta do mesmo não foi preenchida. Obs.: A obrigatoriedade do questionário é definida pela política do cliente. |
REGISTRO PROFISSIONAL INCONSISTENTE | Caso o cliente do pedido não possuir registro profissional cadastrado, ou está cadastrado porém inativo será gerado o bloqueio para o cliente. |
TITULOS VENCIDOS | Esse bloqueio avalia se o cliente/grupo possui títulos vencidos, caso o mesmo possuir é avaliado se as parametrizações do sistema Bloqueio de título vencido dias de tolerância e Bloqueio de título vencido valor máximo permitido permitem ou não o valor e dias dos títulos do cliente. |
A automação de pedidos irá avaliar somente os bloqueios que estiverem ativos nessa opção. E a validação de cada bloqueio dependem muito como os mesmos foram configurados. Segue abaixo detalhamento de cada configuração de bloqueio existente:
- Tipo validação: Essa configuração irá definir se o bloqueio será válido somente para o CNPJ atrelado ao bloqueio, ou para todos os CNPJs de uma mesma raiz, ou caso possuir para todos os clientes de um grupo econômico.
- Condição inativo e Dias validade: Esses campos são utilizados quando o usuário inativar o bloqueio pela tela do sistema, onde o bloqueio pode ser desativado Temporário ou Definitivo. O bloqueio desativado temporário será ativo automaticamente após passar os dias da validade do desbloqueio.
Para a automação de pedidos esses campos não são relevantes, sendo que a automação avalia somente bloqueios ativos pro cliente. - Condição do pedido: Verifica se o bloqueio deve ser avaliado para pedidos que tomam crédito, não tomam crédito ou ambos.
- Execução do bloqueio: Define o momento que será avaliado esse bloqueio na automação de pedidos. Alguns bloqueios só conseguem ser avaliado após a execução das consultas nos provedores, por isso são configurados como Depois do fluxo, enquanto que outros não tem essa obrigatoriedade, por isso são configurados para Antes do fluxo.
- Encerra análise: Caso o cliente possuir algum bloqueio que encerra análise, o processo de automação de pedidos já é parado e bloqueia o pedido automaticamente, caso os bloqueios estão configurados como não encerrar análise, é avaliado todos os bloqueios possíveis do cliente e continua com o processo de automação.
O encerra análise marcado tem como objetivo melhorar a performance da automação e não executar validações desnecessárias sabendo que o pedido já vai ser bloqueado por determinado bloqueio.