# Novidades da Versão v19.9


# 1. ANÁLISE DE CRÉDITO

# 1.1. Consultas

# - 1.1.1 Gold

ANÁLISE DE CRÉDITO > CONSULTAS > BOA VISTA > GOLD

Adicionado na visualização da consulta Gold, para apresentar o bloco de CHEQUES SUSTADOS, conforme imagem abaixo.

12655-tela-gold.png


# - 1.1.2 Smart PF e Otimiza Restrição Completo

ANÁLISE DE CRÉDITO > CONSULTAS > DEPS

Implementada a validação de consultas parciais vindas do portal, para que seja emitido um aviso quando a consulta é retornada parcialmente, e para que a mesma não consuma cotas.

As consultas Smart PF e Otimiza Restrição Completa por enquanto são as unicas que podem ser retornadas de forma parcial.

A validação acontece tanto pela tela de consultas quanto pelo fluxo de consulta executado pela automação de pedidos.

Quando a consulta for executada manualmente e ter retorno parcial, a seguinte mensagem será emitida na tela de consulta:

12604-popup-aviso-consulta-parcial.png

Quando a consulta for executada pelo fluxo de consultas e ter retorno parcial, na tela de pedidos, na aba de informação complementar de automação, será emitida a seguinte mensagem:

12604-mensagem-automacao-aviso-consulta-parcial.png

O aviso também é gerado nos eventos.


# 1.2. Inscrição Estadual

ANÁLISE DE CRÉDITO > INSCRIÇÃO ESTADUAL

Incluído na tela de inscrição estadual os campos referentes às informações de Contribuinte ICMS e Tipo Faturamento, para que seja possível visualizar e editar tais informações para pessoa jurídica.

12877-tela-inscricao-estadual.png

A configuração dessas informações para um cliente não depende que o mesmo tenha inscrição estadual, pois são relacionadas diretamente à pessoa.

Assim como a informação de inscrição estadual, as configurações de Contribuinte ICMS e Tipo Faturamento só se aplicam a pessoa jurídica, e não para pessoa física e exportação.


# 2. NEGATIVAÇÃO

# 2.1. Negativação

NEGATIVAÇÃO > DIFERENCIAL DE REMESSA

Implementado uma melhoria na geração de remessa para o provedor Serasa, onde é possível informar o Diferencial remessa, caso tenha necessidade de enviar mais de uma remessa independentes por departamentos, no mesmo dia.

O valor pode ser preenchido de 0000 à 9999, ou como é o padrão do sistema atualmente, deixar em branco.

12628-negativacao.png

Na tela de histórico foi adicionado o campo Diferencial remessa, para diferenciar as remessas.

12628-historico-negativacao.png

Observação

As remessas que já estão geradas no sistema, ficam sem diferencial de remessa no histórico.


# 3. CONFIGURAÇÕES

# 3.1. Configurações Gerais - Bloqueio - Automático

AUTOMAÇÃO DE PEDIDOS

Disponibilizada nova funcionalidade para geração de bloqueios de negócios a partir da automação de pedidos. Para avaliação e geração desses bloqueios na automação de pedidos, é necessário ativar os mesmos na opção de Configurações > Config. Gerais > Bloqueios > Automático:

12729_bloqueiosNegocio.png

A automação de pedidos irá validar se o cliente ou pedido atendem os requisitos de cada bloqueio, caso não atendem é gerado um bloqueio para o cliente, e automaticamente também gerado um motivo associado ao pedido. Segue detalhamento de cada bloqueio:

Bloqueio Descrição
BLACKLIST DOCUMENTO Esse bloqueio é gerado quando o documento do cliente está na BlackList.
BLACKLIST EMAIL Esse bloqueio é gerado quando o e-mail do cliente está na BlackList.
BLACKLIST ENDERECO Esse bloqueio é gerado quando o endereço do cliente está na BlackList.
BLACKLIST NOME Esse bloqueio é gerado quando o nome do cliente está na BlackList.

Obs.: Para clientes do tipo Jurídica é avaliado o nome fantasia, enquanto que para clientes do tipo Física e Exportação nome completo.
BLACKLIST RAZAO SOCIAL Esse bloqueio é gerado quando a razão social está na BlackList. O bloqueio é destinado somente para pessoa jurídica.
BLACKLIST REGISTRO PROFISSIONAL Esse bloqueio é gerado quando o registro profissional cadastrado pro cliente está na BlackList.
BLACKLIST TELEFONE Esse bloqueio é gerado quando o telefone cadastrado pro cliente está na BlackList.
CLIENTE AVALISTA DIFERENTE DO CLIENTE DO PEDIDO Esse bloqueio tem como objetivo sinalizar os clientes que possuem pedidos com cliente avalista relacionado.
CLIENTE COBRANCA DIFERENTE DO CLIENTE DO PEDIDO Esse bloqueio tem como objetivo sinalizar os clientes que possuem pedidos com cliente cobrança relacionado.
DATA DE FUNDACAO DA EMPRESA Esse bloqueio é gerado quando a data de fundação da empresa é menor que a data definida na Parametrização do sistema, Bloqueio data de fundação.

Obs.: A parametrização é configurada em meses e esse bloqueio é gerado apenas para cliente do tipo Jurídica.
DATA DE NASCIMENTO DO CLIENTE Esse bloqueio é gerado quando a data de nascimento do cliente é menor que a data definida na Parametrização do sistema, Bloqueio data de nascimento.

Obs.: A parametrização é configurada em meses e esse bloqueio é gerado apenas para cliente do tipo Física.
ENDERECO DE ENTREGRA DO PEDIDO Esse bloqueio é gerado quando o pedido não possui um endereço de entrega ou o endereço que está para o mesmo não está confirmado.
NOME PESSOA FISICA INCONSISTENTE Esse bloqueio avalia se o nome da pessoa física na origem do pedido é igual ao nome que vieram nas consultas de provedores.
Caso encontre alguma diferença é gerado o bloqueio.
NOME PESSOA JURIDICA INCONSISTENTE Esse bloqueio avalia se o nome da pessoa jurídica na origem do pedido é igual ao nome que vieram nas consultas de provedores.
Caso encontre alguma diferença é gerado o bloqueio.
QUESTIONARIO NAO PREENCHIDO Esse bloqueio é gerado quando o cliente em questão possui um questionário obrigatório e a resposta do mesmo não foi preenchida.

Obs.: A obrigatoriedade do questionário é definida pela política do cliente.
REGISTRO PROFISSIONAL INCONSISTENTE Caso o cliente do pedido não possuir registro profissional cadastrado, ou está cadastrado porém inativo será gerado o bloqueio para o cliente.

TITULOS VENCIDOS Esse bloqueio avalia se o cliente/grupo possui títulos vencidos, caso o mesmo possuir é avaliado se as parametrizações do sistema Bloqueio de título vencido dias de tolerância e Bloqueio de título vencido valor máximo permitido permitem ou não o valor e dias dos títulos do cliente.

A automação de pedidos irá avaliar somente os bloqueios que estiverem ativos nessa opção. E a validação de cada bloqueio dependem muito como os mesmos foram configurados. Segue abaixo detalhamento de cada configuração de bloqueio existente:

  • Tipo validação: Essa configuração irá definir se o bloqueio será válido somente para o CNPJ atrelado ao bloqueio, ou para todos os CNPJs de uma mesma raiz, ou caso possuir para todos os clientes de um grupo econômico.
  • Condição inativo e Dias validade: Esses campos são utilizados quando o usuário inativar o bloqueio pela tela do sistema, onde o bloqueio pode ser desativado Temporário ou Definitivo. O bloqueio desativado temporário será ativo automaticamente após passar os dias da validade do desbloqueio.
    Para a automação de pedidos esses campos não são relevantes, sendo que a automação avalia somente bloqueios ativos pro cliente.
  • Condição do pedido: Verifica se o bloqueio deve ser avaliado para pedidos que tomam crédito, não tomam crédito ou ambos.
  • Execução do bloqueio: Define o momento que será avaliado esse bloqueio na automação de pedidos. Alguns bloqueios só conseguem ser avaliado após a execução das consultas nos provedores, por isso são configurados como Depois do fluxo, enquanto que outros não tem essa obrigatoriedade, por isso são configurados para Antes do fluxo.
  • Encerra análise: Caso o cliente possuir algum bloqueio que encerra análise, o processo de automação de pedidos já é parado e bloqueia o pedido automaticamente, caso os bloqueios estão configurados como não encerrar análise, é avaliado todos os bloqueios possíveis do cliente e continua com o processo de automação.
    O encerra análise marcado tem como objetivo melhorar a performance da automação e não executar validações desnecessárias sabendo que o pedido já vai ser bloqueado por determinado bloqueio.