# Recuperação de crédito

O módulo Recuperação de Crédito tem como objetivo, auxiliar na recuperação do crédito do cliente, através de negociações essa operação de cobrança visa a ajudar o inadimplente a sanar suas dívidas e regularizar a situação para poder fazer novas compras.

# Realização de pesquisas

Através dessa interface é possível realizar pesquisas usando filtros pré definidos, ou buscar clientes específicos, visualizando clientes disponíveis para negociação.

REC-LISTA.png

Identificador Grupo Especificação
REC-LISTA-01 Módulo Módulo de recuperação de crédito.
REC-LISTA-02 Recuperação de crédito por sacado Funcionalidades referente a recuperação de crédito por sacado.
REC-LISTA-03 Pesquisas Pesquisas existentes são viseis e disponíveis para seleção. Link de gerenciar pesquisas abre a popup de edição e criação de pesquisas.
REC-LISTA-04 Filtros manuais Campos utilizados para realizar buscas de algum cliente em especifico.
REC-LISTA-05 Exportar títulos Funcionalidade disponível para exportar todos os títulos referentes ao retorno do da pesquisa. Conteúdo do documento exportado segue padrão de outras telas, como negativação e gerenciador de emails.
REC-LISTA-06 Lista de clientes Lista de clientes retornados na pesquisa.
No campo Exceção é feito o controle da exceção do cliente, ao clica no icone é aberto a PopUp para incluir/editar a exceção.
Na coluna seguinte, é possível abrir a análise do cliente ao clicar no campo nome, ou realizar uma negociação pelo link negociar, caso o cliente possua exceção de Desabilitar cliente uma mensagem irá aparecer e não será possível abrir o negociar até que exceção seja removida.
Campo Total aberto é referente a soma dos valores em vencidos e a vender dos títulos que se enquadram no filtro realizado. Campo Dias maior vencimento é referente a maior quantidade de dias vencidos dentre os títulos que retornaram no filtro. Campo Quantidade de títulos é referente a quantidade de títulos do cliente que se enquadraram no filtro realizado.
Busca é realizada com base em informações da resumo contas a receber. Em caso de realização de testes manuais, deve ser executado a procedure de atualização da Resumo Contas a Receber.
Obs.: Caso o cliente possua exceção de Desabilitar cliente que se aplica a tela de recuperação de crédito, além de não ser possível abrir a negociação, a linha da tabela do cliente ficará em negrito e na cor vermelha.
REC-LISTA-07 Gerenciar exceções Abaixo da tabela, no link Gerenciar exceções é possível abrir a PopUp para incluir/remover exceções de vários clientes e títulos em simultâneo.

# Gerenciador de pesquisas

Através dessa interface é possível criar e editar filtros personalizados para buscas de clientes para recuperação de crédito.

GERENCIADOR-PESQUISAS.png

Campo Especificação
Lista de pesquisas salvas Grid de filtros já criados. É possível visualizar de outros usuários através da checkbox Exibir pesquisa de todos os usuários, possibilitando a cópia do filtro para o próprio usuário através do botão Copiar pesquisa.
Nome Nome do filtro personalizado.
Prioridade Prioridade de ordenação do filtro em relação aos demais filtros existentes, sendo 1 a maior prioridade que ficará como primeira opção dos filtros.
Campo ordenação Campo utilizado para ordenação dos registros retornados pelo filtro.
Deve permitir ordenar por Nome, Total vencidos e Dias maior vencimento. É possível ordenar por Validade da negociação, porem somente deve ser apresentado a opção de Validade de negociação, quando selecionado um tipo de negociação no filtro de Tipo ordenação, nesse caso a pesquisa deve ser ordenada pela data de validade da negociação do cliente, sendo que caso o cliente possua mais de uma negociação, então deve-se considerar a data de validade da negociação mais antiga.
Tipo ordenação Tipo da ordenação dos registros retornados pelo filtro.
Tipo de negociação Ao selecionar um ou mais tipos de negociação, filtro retornará apenas clientes que possuem negociações dos tipos selecionadas.
Sem negociação Ao selecionar Sim filtro retornará clientes que não possuem negociação, e também clientes que possuem negociações do tipo selecionado no campo anterior.
Situação Campo auxiliar ao campo de Tipo negociação, utilizado para definir situações especificas da negociação.
Usuário Campo auxiliar ao campo de Tipo negociação, utilizado para definir usuários que geraram as negociações.
Atribuir para Campo disponível apenas para usuários com perfil Gestor, durante a criação de um novo filtro. Tem como objetivo permitir a criação de filtros e salva-los para outros usuários do sistema. Os usuários associados a pesquisa criada pelo gestor, podem alterar a pesquisa, mais não tem permissão para salva-la.
Tipo período Define em qual informação os filtros por data seguintes serão aplicados. Possível buscar por Título ou Negociação.
Tipo de data Define em qual data o filtro será aplicado, sobre datas de emissão ou datas de vencimento.
Data inicial e Data final Campos responsáveis por definir o intervalo de tempo fixo que será filtrado.
Parâmetro de dias Ao informar parâmetro de dias os campos data inicial e data final deverão ser desabilitados.
A intenção desse filtro é gerar um período levando em consideração a data atual, obedecendo os critérios do tipo de data:
Emissão: Parâmetro dias é subtraído da data atual, desta forma esta nova data subtraída transforma-se em data inicial e a data atual em data final. Assim à medida que o tempo passa, as informações sempre serão atualizadas conforme a data atual. as informações sempre serão atualizadas conforme a data atual.
Vencimento: Parâmetro dias é somado a data atual e transforma-se em data final, a data atual fica sendo a data inicial, desta forma é possível identificar os próximos vencimentos a medida em que o tempo passa;
Tolerância atraso Quantidade de dias que de tolerância de atraso para títulos vencidos. Campo tem impacto nos campos de valor vencido, valor a vencer e dias de atraso dos títulos.
Origem Campo de seleção múltipla que define origem de clientes a serem filtrados.
Política Campo de seleção múltipla que define a política de clientes a serem filtrados.
Classificação Campo de seleção múltipla que define a classificação de clientes a serem filtrados.
Informação cadastral Campo de seleção múltipla que define informações cadastrais de clientes a serem filtrados.
Seguro de crédito Campo define se os clientes devem ter seguro de crédito ou não.
Atraso matriz inicial e final Definem limites iniciais a finais para atraso matriz do cliente. Atraso matriz é relacionado a classificação dos clientes.
Letra inicial e final Campos definem um range de letras iniciais para os clientes retornados. Caso definido de A até C, serão retornados clientes que tem a letra inicial A, B ou C.
Tipo de exceções Define se deve retornar cliente com ou sem exceção de Desabilitar cliente, deixando em branco irá retornar todos os clientes com e sem exceção.
Cedente Limita o retorno a apenas clientes que possuem títulos com relação aos cedentes selecionados.
E-mail cobrança Define se trará apenas clientes com títulos que já tiverem o envio de e-mail de cobrança ou não.
Categoria Define categorias de títulos a serem retornados.
Parametrização categoria Define parametrizações categorias para realizar filtro. É possível selecionar uma opção de Sem informação para cada categoria já selecionada, assim filtrando por títulos que possuam a parametrização categoria selecionada, ou não possuem nenhuma parametrização categoria da categoria marcada como sem informação.
Combinado Define se o filtro de Parametrização categoria será do tipo combinado, ou seja, o título deve se encaixar em ao menos um dos filtros de parametrização categoria para cada categoria selecionada para ser retornado. Caso não seja combinado, basta o título se encaixar em um filtro de parametrização categoria de uma das categorias selecionadas, para ser retornado.
Tipo dias vencimento Define em qual informação se basear no filtro de dias vencidos a seguir. No período verifica os dias vencidos de cada título, e Total realiza o filtro com base no maior vencimento em dias dos títulos de um cliente.
Dias vencimento inicial e final Define um intervalo de dias vencidos para realizar o filtro, utilizando o tipo fornecido no campo a cima.
Valor vencimento Define em qual informação se basear no filtro de valor vencido a seguir. No período verifica os valores vencidos de cada título, e Total realiza o filtro com base no maior valor vencido dentre os títulos de um cliente.
Representante associado Define o tipo de associação de representantes, sendo Título ou Cliente. Caso informado, é obrigatório informar ao menos um representante no campo abaixo.
Lista de representantes Representantes utilizados para realizar o filtro. Relação do representante se baseará no campo a cima.

# Negociação

Através dessa interface é possível criar negociações, visualizar informações de clientes e seus títulos, editar contatos, enviar emails e mais.

NEGOCIACAO.png

Identificador Grupo Especificação
REC-NEG-01 Informações do cliente Exibe informações básicas do cliente em negociação, assim como informações da ultima análise, e disponibiliza links para visualização completa de endereços e informações cadastrais.
REC-NEG-02 Lista de negociações Exibe todas negociações de um cliente.
REC-NEG-03 Editar negociação Disponibiliza campos para criação ou edição de uma negociação.
REC-NEG-04 Lista de títulos Lista os títulos vencidos do cliente selecionado.
Caso selecionado uma negociação, exibe os títulos envolvidos na negociação.
Se o título possuir exceção de Desabilitar título que se aplica a tela da recuperação de crédito o botão para selecionar o título será desativado e a linha ficará em negrito e na cor vermelha, e não será possível incluir o título até que a exceção seja removida.
REC-NEG-05 Cálculo de saldo Realiza cálculos para obter saldo da negociação com base nos valores dos títulos selecionados, e parâmetros informados.
REC-NEG-06 Cálculo de financiamento Permite edição de cálculo de financiamento, com base no valor de saldo calculado pelo item citado a cima.
REC-NEG-07 Parcelas refinanciamento Exibe informações de parcelas calculadas.
REC-NEG-08 Exceção Coluna com ícone de acesso a PopUp para incluir/editar a exceção do título.

# Detalhamento REC-NEG-01

REC-NEG-01.png

  • Link de endereço abre uma popup onde deve listar os endereços de tipo cobrança do cliente, sendo que se for raiz deve listar todos endereços das filiais da raiz, e se tiver grupo listar todos os endereços de todos os documentos do grupo.
  • Link de informações cadastrais abre uma popup onde é listada as informações cadastrais do cliente e do grupo do cliente caso existir.
  • Botão Imprimir deve imprimir a negociação disponível em tela, juntamente com todas informações de títulos selecionados, cálculos de valores e parcelas.

# Detalhamento REC-NEG-02

REC-NEG-02.png

  • As negociações que estão como Suspensas(ativo=3) devem ser apresentadas desabilitadas em uma cor mais clara. Não confundir com Tipo de negociação suspenso.
  • Link de histórico expande as informações referente a cada negociação, exibindo um histórico completo de todas as informações utilizadas na negociação.

# Detalhamento REC-NEG-03

REC-NEG-03.png

  • Para realização de uma negociação as seguintes informações são necessárias: Tipo de Negociação, Situação, Validade, Informação de contato e Forma de pagamento;
  • Ao selecionar uma Campanha o sistema atualiza a listagem de títulos para negociação com base na data de vencimento informado nas configurações da campanha assim, e alimenta valores para cálculo de saldo, financiamento e parcelas de refinanciamento.
  • Quando definido no Fluxo a quantidade de dias o sistema deve calcular a data de validade somando os dias à data atual e preencher automaticamente, o campo validade neste caso deve permanecer desabilitado. Quando não informado o campo deve ficar vazio esperando a entrada do dado manual.
  • Não deve ser apresentado para o usuário nenhuma situação que esteja configurada para atendida ou não atendida essas situações são de uso exclusivo da automação.
  • Um título não pode estar em mais de uma negociação que seja do tipo situação ‘nenhum’.
    Negociações de tipo situação ‘nenhum’ são negociações pendentes, e não faz sentido um título estar envolvido em mais de uma.
  • Não permitir alterar a negociação quando uma negociação estiver com a situação "Suspenso", ou seja todos os campos devem ficar desabilitados, igualmente a situação de realizado e não realizado. Porem se o usuário tiver Permissão como gestor da recuperação de crédito ele poderá sim editar a negociação com situação suspenso, sendo assim os campos não devem ser desabilitados.
  • Ao salvar um negociação sistema deve pesquisar por títulos que estão na negociação que esta sendo salva, afim de encontrar outras negociações desses títulos que estão como Não Realizado e estão ativas, essas devem passar para Suspenso(ativo=3), afim de ficarem em histórico e não mais em pesquisas.
  • Ao salvar uma negociação, caso situação esteja configurada para tal, deve ser feito um disparo de integração reversa de recuperação de crédito.
  • Botão contrato somente é habilitado quando selecionado uma negociação.
  • Ao clicar no botão Contrato é aberto um popup onde é possível visualizar o contrato conforme Modelos de contratos pré definidos. É possível imprimir o contrato, ou enviar por email, ao enviar por email, contrato deve ser mandado em anexo.
  • Ao clicar no botão Email é aberto um popup de envio de email, email é montado com base no layout de email do modulo de recuperação de crédito, sendo preenchido as informações da tela, e alterável no momento do envio.
    Email será enviado pelo email definido na configuração de email do perfil do usuário logado, e enviado para o email do contato selecionado na negociação.
    Modelo de Email é parametrizado em Configurações > Configurações gerais > Padrão Email > Modulo Recuperação de crédito
  • Link de Contato abre uma popup que possibilita selecionar um contato do cliente para utilizar na negociação. É possível editar ou criar novos contatos para o cliente através desta popup.

# Detalhamento REC-NEG-04

LISTA-TITULO.png

  • Busca de títulos é feito com base em títulos vencidos do cliente selecionado.
  • Checkbox de Incluir títulos a vencer quando marcado, é atualizado a busca de títulos, trazendo títulos a vencer juntamente com títulos vencidos.
  • Checkbox de Incluir títulos a vencer fica desabilitado para negociações com tipo situação suspensas.
  • Checkbox Incluir títulos do grupo caso selecionado e o CNPJ que está sendo negociado pertence a um grupo, e o grupo possui títulos vencidos é possível incluir o titulo na negociação.
  • Para cada categoria que um título possuir, é gerado uma coluna dinamicamente exibindo a parametrização de categoria que o título possuir para aquela categoria.
  • Colunas de observação do título são exibidas utilizando o nome definido na parametrização de sistema ‘Nomenclatura campos extras de título’.
  • Ao selecionar um título, é possível alterar a data de vencimento Prorrogado do titulo.
    Ao informar uma data que seja final de semana, sistema ajustará automaticamente para o dia util mais próximo.
  • Ao selecionar um título, é possível alterar a parametrização de uma categoria existente no título, porem somente caso a categoria permita. Configuração dessa permissão acessível em Configuração > Contas receber > Categoria > Cadastro > Alterar na recuperação de crédito
  • Link de Notas de crédito disponíveis abre uma popup que lista as notas de crédito (notas complementares) do cliente, sendo possível selecionar notas para abater no valor da negociação.
  • Caso valor de notas selecionadas seja superior ao valor da negociação, nota não será usada por inteira.
  • Somente é possível adicionar notas para negociações que estejam disponíveis para edição.
  • Caso negociação já possua título de refinanciamento, não é mais possível adicionar notas.

# Detalhamento REC-NEG-05, REC-NEG-06 e REC-NEG-07

CALCULOS.png

  • 3 grupos de informações responsáveis por realizar cálculos financeiros, com base em parâmetros definidos pelo usuário.
  • Quando informado o tipo de amortização personalizada deve permitir o usuário alterar o valor da ultima parcela, quando o usuário alterar o valor da última parcela deve-se somar o valor de todas as parcelas (inclusive a última) e subtrair com o valor do campo Valor a ser financiado do Calcular financiamento, e o valor do resultado da subtração deve ser setado no campo Juros do Calcular financiamento e setar o combo ao lado do campo juros para R$.
  • Link de Títulos refinanciamento abre uma popup para visualizar os títulos de refinanciamento da negociação.
    Títulos de refinanciamento são gerados ao realizar integração de títulos informando o bloco de recuperação negociação. Desse modo a integração não cria um registro de título novo, apenas um registro que faz referencia a negociação informada.

# Tipo de negociação

TIPO-NEGOCIACAO.png

Acesso em: Configurações > Recuperação de crédito > Negociação > Tipo de negociação

Define tipos de negociações disponíveis no sistema.

Apenas tipos ativos são exibidos para seleção de edição e criação de novas negociações.

# Situação

SITUACAO.png

Acesso em: Configurações > Recuperação de crédito > Negociação > Situação

Define situações de negociações.

Para serem utilizadas em uma negociação, devem estar relacionada a um tipo de negociação através de um fluxo.

Definição de campos:

  • Tipo situação: Sistema possui 4 tipos de situações.
    • Nenhum - Tipo padrão de negociação, usuário pode criar e editar negociações com esse tipo de situação
    • Suspenso - Tipo se refere a uma negociação inativa, usuário pode criar e editar negociações para esse tipo de situação, porem não é possível editar negociação que já estejam suspensas, exceto usuários que tenham permissão de gestor para visualizar e editar situações suspensas.
    • Realizado - Negociações com esse tipo de situação não são disponíveis para edição por usuários. Negociações são realizadas através de processamento automático de negociações pela automação.
    • Não Realizado - Negociações com esse tipo de situação não são disponíveis para edição por usuários. Negociações são definidas como não realizadas através de processamento automático de negociações pela automação.
  • Validar alçada: Define se alçada de recuperação de crédito do usuário será avaliada ao salvar uma negociação.
    • Avaliação de alçada é com base nos valores informados na negociação, e os parametrizados na alçada.
    • Caso usuário possua permissão de gestor para recuperação de crédito, não é feito validação nenhuma;
    • Configuração de alçada de recuperação de crédito acessível em Configurações > Usuários > Alçada Recuperação de crédito.
    • Caso selecionado uma campanha para negociação, a avaliação da ‘alçada’ será com base nas informações da campanha, e não da alçada do usuário.
  • Integração reversa: Realiza ou não integração reversa de recuperação de crédito ao salvar uma negociação.
  • Ativo: Define se situação estará disponível para criação ou edição de negociações.

# Fluxo

FLUXO.png

Acesso em: Configurações > Recuperação de crédito > Negociação > Fluxo

Define a relação entre Tipo de negociação e Situação, onde um tipo de negociação pode ter varias situações disponíveis.

Definição de campos:

  • Dias validade: Utilizado para forçar a definição da validade em negociações, ao definir um valor nesse campo, negociações com este tipo e situação terão a data de validade alimentada com a data atual mais o valor de dias validade, não sendo possível edição do campo.
  • Visível para todos usuários: Campo usado na criação de filtros de pesquisa, ao desmarcar esta opção nas configurações do fluxo, os filtros de pesquisa que utilizarem esta negociação e respectiva situação, o “Usuário” selecionado automaticamente será o usuário de quem criou o filtro, ou seja, o usuário só poderá visualizar negociações que ele mesmo criou com está situação. Para que esta regra funcione o perfil do usuário deverá estar com opção “visualizar” desmarcada nas parametrizações do perfil, com a opção marcada a regra é ignorada.
    Obs.: A regra não se aplica ao utilizar o código ou documento do cliente para pesquisar a negociação.

# Forma de pagamento

FORMA-PAGAMENTO.png

Acesso em: Configurações > Recuperação de crédito > Negociação > Fluxo

Define a formas de pagamento a serem utilizadas em negociações.

Forma de pagamento faz parte de informações para geração de cálculo de financiamento de uma negociação.

# Parametrizações padrão

PARAM-PADRAO.png

Acesso em: Configurações > Recuperação de crédito > Negociação > Parametrizações padrão

Define a valores padrões para cálculos de saldo e financiamento para criação de novas negociações.

# Campanha

CAMPANHA.png

Acesso em: Configurações > Recuperação de crédito > Campanha

Campanha são configurações pré definidas com tempo de validade estimado, utilizadas na negociação da recuperação de crédito, filtrando intervalo de datas de vencimentos de títulos, e adicionando valores padrões para cálculos de refinanciamento.

  • Ao expirar a data de validade, campanha não será mais visível para utilização na negociação.
  • Intervalo de vencimento é utilizando para realização de filtro de títulos na negociação.
  • Calcular saldo e financiamento são valores padrões que serão automaticamente preenchidos na negociação quando selecionado a campanha.

# Contrato

CONTRATO.png

Acesso em: Configurações > Recuperação de crédito > Contrato

Modelos de contratos podem ser pré-definidos para utilização na negociação, ao selecionar uma negociação, e clicar em contrato, será aberto uma popup de contrato, e poderá ser selecionado um dos modelos criados nesta configuração para geração de documento impresso, ou envio de email (contrato será enviado em anexo).

# Permissão de usuário

PERMISSAO.png

Acessível em: Configurações > Usuários > Perfil > Parametrização

Algumas ações na recuperação de crédito somente são possíveis quando usuário possuir um perfil que possua autorização.

Permissão de gestor da recuperação de crédito, para permitir edição de negociações com situação inativa pode ser verificada no seguinte caminho: Módulo de recuperação de crédito > Visualizar deve estar ativo.

# Parametrizações de sistema

Parametrizações de sistema utilizadas nos processos e telas da recuperação de crédito:

  • Dias de tolerância para recuperação de crédito: Utilizado para definir a quantidade de dias de tolerância para adicionar a data de vencimento da recuperação de crédito.
  • Dias reanálise para negociações: Utilizado para definir a quantidade de dias na qual a recuperação de crédito irá reanalisar as negociações que estiverem em uma situação de Não Realizado.
  • Tempo para travar negociação na recup. de crédito: Utilizado para definir o tempo em segundos para travar a negociação que está sendo realizada com o cliente, sendo assim se outro usuário for negociar com o mesmo cliente irá travar.
  • Nomenclatura campos extras de título: Define quais nomes devem ser exibidos nas colunas de observação extras de títulos.

# Automação recuperação de crédito

Para avaliar e concluir negociações é utilizado um processo automático, a Automação de Recuperação de Crédito é um processo disparado através de agenda de integração, onde o sistema busca todas as negociações pendentes de análise (com tipo situação Nenhum), e é verificado se os títulos envolvidos já foram pagos ou não, e então atualizando a negociação para a situação correspondente.

  • Sistema também verifica novamente negociação de tipo Não realizado que estão dentro do período estipulado pela parametrização Dias reanálise para negociações. Verificação é feito adicionando dias do parâmetro na data da negociação.
  • Mesmo com parâmetro Dias reanálise para negociações seja definido como 0, automação irá avaliar negociações não realizadas do mesmo dia, portanto para melhor funcionamento do sistema é recomendado ter mais de uma agenda ao dia, pois na primeira agenda do dia ao avaliar se o título foi ou não atendido, passar a situação para Realizado ou Não Realizado, e uma segunda agenda mais ao final do dia para reavaliar as negociações definidas como Não Realizado, pois estas podem ter sido regularizadas durante o dia, logo serão passada para Realizado.
  • Quando sistema for passar a negociação para Realizado ou Não realizado manter o login que está na negociação.
  • Automação não deve rodar agenda de automação da recuperação de credito no final de semana, somente roda de segunda a sexta.

# Exemplo de fluxo de trabalho

Cliente A possui títulos que venceram no dia 20/10/2022.

Criar uma negociação e salvar. Integração reversa deve estar ativa.

Identificar o código da negociação que foi enviado para negativação.

Próximo passo é feito pelo sistema de gestão de nosso cliente, ao receber o reverso é avaliado e feito um retorno de títulos para a negociação. Esse retorno é feito quando o nosso cliente faz a integração de novos títulos e informa o bloco de recuperacaoNegociacao, com o código da negociação que recebeu no reverso.

Ao realizar a integração de novos títulos com referencia a negociação, nosso sistema não cria novos registros de títulos, mas sim relações entre a negociação e esses título de refinanciamento.

Ao pagar os novos títulos realizando integrações de títulos com movimentos de baixa corretamente, será entendido que os títulos foram pagos, e a negociação concluída.

No próximo processo de Automação de Recuperação de crédito a negociação deve ser finalizada e passada para Realizado.