# Negativação

O módulo Negativação tem como objetivo, a geração de remessa de inclusão e exclusão de anotações de dívidas vencidas não pagas aos provedores de informação de mercado Boa vista e Serasa.

Ao abrir o módulo de negativação é realizado uma verificação para identificar remessas pendentes do dia anterior, caso encontre, a tela exibe para o usuário um aviso sobre as remessas pendentes, e não permite novas remessas de mesmo provedor e origem.

# Fluxo de trabalho ideal

Exemplo da sequência de passos a serem dados para realizar a negativação de um título. Considerando um cenário onde não ocorreu inconsistência na geração ou retorno do provedor.

  1. Realizar a geração de remessa de inclusão na negativação de alguns títulos.
  2. Títulos selecionados para remessa não devem possuir negativação, e são sinalizados com o ícone de negativação na cor verde.
  3. Sistema gerou um arquivo contendo informações dos títulos e de clientes.
  4. Títulos da remessa passam a possuir o ícone de negativação na cor de alerta(amarelo), e possuem mensagem no ícone informando que título está em uma remessa em andamento.
  5. Ao visualizar no histórico de remessas, a remessa criada terá o status provedor ‘Aguardando retorno’.
  6. Enviar o arquivo gerado para o sistema de negativação do provedor.
  7. Obter arquivo de retorno, após processamento pelo provedor.
  8. Processar arquivo retornado pelo provedor, na tela de processamento de Retorno Provedor.
  9. Ao carregar arquivo na tela de leitura do retorno, sistema processa automaticamente o arquivo, atualizando o status provedor da remessa, e finalizando o processo de negativação dos títulos que não possuem erro.
    1. Data de retorno é inserida na tabela de Remessa, e o campos de status provedor é atualizado para ‘Confirmado’.
    2. Data de retorno é extraída do arquivo de retorno
      1. Layout Serasa a data se encontra a partir da posição 19 do cabeçalho.
      2. Layout Boa Vista a data se encontra a partir da posição 10 do cabeçalho.
    3. Data de retorno é exibida no campo 'Data do arquivo', juntamente com outras informações do cabeçalho.
    4. Login do usuário que fez a leitura e data e hora da leitura são registrados.
  10. É emitido uma mensagem, informando que o processo foi realizado.
  11. Ao visualizar no histórico de remessas, é exibido o status atualizado, data do retorno, data da leitura, login do usuário que realizou a leitura e outras informações relacionadas.

# Gerar Remessa

Status provedor

  • Status Provedor:
    • Confirmado (1): Leitura do arquivo de retorno da remessa foi realizada.
    • Possui inconsistência (2): Leitura do arquivo de retorno foi realizada e remessa possui erros no cabeçalho.
    • Aguardando retorno (3): Remessa foi gerada porem não foi realizado a leitura do arquivo de retorno.
  • Na tela de negativação na grid lista de títulos a coluna Negativação exibe ícones de acordo com a situação do título no provedor, podendo este ser : Sem negativação(verde), Aguardando retorno(amarelo), ou Com negativação (vermelho), facilitando assim a visualização da situação dos títulos.
  • Não será possível gerar novas remessas no dia seguinte às remessas que ainda estiverem aguardando a leitura do retorno. Ou seja, só poderá ser gerada remessa de negativação se todas as remessas anteriores possuírem seus respectivos retornos gerados no provedor e processados dentro do DepsNet. Se por algum motivo o retorno não for processado será possível excluir a última remessa.
  • A descrição Aguardando retorno, serve tanto para incluir como para remover a negativação.
  • Ao realizar a leitura do retorno de um arquivo válido, o status dos títulos é atualizado automaticamente. Títulos sem erros recebem o status Confirmado. Já títulos com erros o status se denomina Possui inconsistência. Quando não possuir erros no cabeçalho, o status da remessa será 'Confirmado' e, 'Possui inconsistência' caso possuir algum erro.

# Histórico de remessas:

  • A opção para exclusão da remessa deve permitir a eliminação somente da última remessa por provedor.
  • Processo de excluir remessa não afeta títulos de remessas que não tiveram o seu retorno lido tanto pela Serasa como Boa Vista.
  • Ao excluir uma remessa confirmada, os títulos relacionados a ela devem voltar ao último estado onde se encontrada. Caso a remessa seja de inclusão, os títulos devem ser retirados da negativação, ao contrário, em uma remessa de exclusão, os títulos devem voltar a ser negativados.

# Leitura de retorno do provedor

  • Somente é processado o arquivo caso tipo seja de Retorno.
  • Somente processa arquivos que sejam referentes a remessas ativas no sistema.
  • Caso arquivo já tenha sido processado, não será processado novamente, somente será possível visualizar.
  • Em casos de erro no header, a remessa terá o status inconsistente.
  • Leitura do retorno: Ao ler o retorno de um arquivo válido, títulos que não possuírem erros terão o processo de negativação finalizado, adicionando ou removendo-os da negativação.
  • Para remessas Boa Vista, registros sem o código de sucesso ('00') serão considerados inválidos e não serão processados. A remessa será marcada com status inconsistência. A Remessa Boa Vista possui um layout onde as informações obrigatórias relacionadas ao título ficam em blocos separados, como NOME e ENDEREÇO, e caso um deles possua erro, o título não é processado mesmo possuindo o código de sucesso. Deste modo, em caso de erro no NOME, ENDEREÇO, TÍTULO, E-MAIL e CONTATO o título não será processado.
  • Para remessas Serasa, registros são considerados inválidos quando possuírem códigos de erros.
  • Arquivos já lidos não podem ser utilizados para processamento.
  • Casos todos os títulos estiverem com erro, ou a remessa possuir erro no cabeçalho, o botão excluir remessa é habilitado.

# Exceções

  • Os títulos podem possuir exceções que obriguem ou não a ter uma negativação, nesses casos, quando o título possuir uma remessa pendente, as exceções poderão ser adicionadas antes de realizar a leitura do arquivo de retorno.

# Importar Negativados

Propósito

Esse documento é de uso exclusivo dos clientes da DEPSTecnologia, que tem por objetivo descrever o layout utilizado para importação dos títulos negativados no provedor para o software DepsNet.

Parametrizações de sistema

Parametrização 'Identificação título provedor': Sistema utiliza essa informação para identificar como será realizado a busca dos títulos na base do Deps Net, portanto, quando definido como 'Documento Provedor' o sistema irá comparar a informação de 'Documento do título' importada, com a informação de 'Documento Provedor' da tabela de títulos, caso contrário sistema irá comparar com a informação de 'Documento' da tabela de título.

Obs: Essa parametrização pode ser definida também como 'Documento' e 'Documento/Parcela', nesses dois casos a comparação e feita usando a informação de 'Documento' da tabela título, pois a informação de 'Parcela do título' é comparada independentemente dessa parametrização.

Processo

A importação dos títulos negativados no provedor tem por objetivo atualizar a base do DepsNet para deixar de acordo com o provedor, sendo assim é removido todos os títulos negativados atualmente na base do DepsNet e inserido na base os títulos contidos no arquivo.
Ao realizar essa operação, todos os títulos ja negativados são removidos e recebem uma remessa de exclusão de tipo atualização, assim como os novos títulos negativados que estão sendo importados, além de serem inseridos na negativação recebem uma remessa de inclusão de tipo atualização, ambos os casos as remessas são automaticamente criadas e confirmadas recebendo a data atual como criação e confirmação.

Ao final do processo, o sistema limpa a tabela de 'TituloSubstituicaoNegativacao' e a alimenta novamente utilizando as informações dos títulos importados.
Essa tabela registra uma relação entre o código interno do título e a informação de 'Documento do título substituto' de cada título importado.
Essa informação é utilizada quando os títulos importados são colocados em uma nova negativação, então o sistema ao invés de enviar a informação de documento título interno, manda a informação de título substituto recebida quando título foi importado.

Interface

Através dessa interface é possível fazer a importação de títulos já negativados, que foram negativados de maneira externa ao DepsNet.

NegativadosProvedor.png

Identificador Nome Especificação
NE-NEGATIVADO-01 Importar arquivo Recebe o arquivo para realizar a leitura dos títulos a serem importados.
Formato: O arquivo deve estar em formato ".csv", sendo assim os campos devem ser separados por ponto e virgula (;).
Encode: Deve estar com a opção "Codificação em UTF-8".
Conteúdo: O arquivo deve conter as seguintes informações:
- Documento do cliente: CNPJ/CPF que está negativado no provedor.
- Nome da origem do cliente: Nome da origem cadastrada no sistema DepsNet.
- Documento Título: Documento do título que esta no DepsNet.
- Parcela do título: Parcela do título no DepsNet.
- Documento do título substituído: Documento do título negativado no provedor.
NE-NEGATIVADO-02 Títulos negativados Lista todos os títulos lidos do arquivo e da base do Deps Net.
Busca na base do Deps Net é feita concatenando as informações de Documento do cliente + Nome da origem do cliente + Documento Título (Pode variar entre documento e documento provedor a depender de parametrização do sistema) + Parcela do título.
Caso não encontre títulos correspondentes ou títulos duplicados, deve marcar o registro em vermelho.
NE-NEGATIVADO-03 Exportar inconsistências Permite a exportação de inconsistências encontradas na comparação do arquivo adicionado, como registros que não existem na base do Deps Net ou registros duplicados na base do Deps Net.
Sistema deve exportar as inconsistência para um arquivo txt.
NE-NEGATIVADO-04 Atualizar negativação Realiza processo de atualização da base de negativação:
1 - Remove todos os títulos negativados da base do Deps Net, gerando também uma remessa de exclusão de tipo 'Atualização'.
2 - Pega todos os títulos selecionados da grid de títulos negativos e gera uma remessa de tipo 'Atualização', já negativando os títulos.
3 - Deleta todos os registros da tabela TituloSubstituicaoNegativacao conforme provedor selecionado.
4 - Adiciona um registro na tabela TituloSubstituicaoNegativacao para cada título selecionado.
Obs.: Tabela TituloSubstituicaoNegativacao armazena a informação recebida do campo Documento do título substituído, que deve ser usada na geração e leitura de remessas de negativação para esses títulos atualizados.

Layout do arquivo

Descrição Tipo Tam. Informações Obrigatório
Documento do cliente String 14 - CNPJ quando for pessoa jurídica
- CPF quando for pessoa física
Sim
Nome da origem do cliente String 40 Origem cadastrada no Sistema DepsNet Sim
Documento do título String 30 Documento do título no DepsNet Sim
Parcela do título String 10 Parcela do título no DepsNet Sim
Documento do título substituto String 20 Documento do título negativado no provedor Não
Data negativação Date Formato dd/mm/aaaa Caso não informada, títulos receberão a data atual como data de negativação Não
  • O arquivo deve estar em formato ".csv", sendo assim os campos devem ser separados por ponto e vírgula ";"
  • O arquivo deve conter obrigatoriamente as 6 colunas, mesmo que alguns registros não tenham todas as informações
  • Como são 6 colunas obrigatórias, cada linha deve conter 5 caracteres ; como delimitadores da colunas
  • Formatação do arquivo deve estar com a opção "Codificação em UTF-8".
Exemplo layout
99125612000178;Sistema de Gestão;TIT_TESTE1;4;;02/12/2023
86180889000151;Sistema de Gestão;TIT_TESTE2;1;TIT_PROVEDOR;