# Blacklist
A blacklist tem como objetivo armazenar dados cadastrais (documento, nome, razão social, registro profissional, telefone, e-mail e endereço) de possíveis clientes que tenham um alto risco de inadimplência, sendo assim, ao avaliar um pedido será checado se o cliente não possui nenhuma de suas informações na Blacklist, se possuir e ainda não estiver com bloqueio, será cadastro o bloqueio ao cliente, seguindo as parametrizações configuradas para os bloqueios automáticos de Blacklist.
As informações podem ser cadastradas individualmente, e associadas a observações para facilitar a análise de possíveis ocorrências de bloqueios, devido à informação na BlackList.
Adicionando a informação na BlackList, ao executar fluxo de consulta, se estiver devidamente configurado, serão adicionados os bloqueios para o cliente, conforme o tipo de informação que foi adicionado. Se outros clientes possuírem a mesma informação em seus dados cadastrais, estes também receberam um bloqueio para a informação compartilhada.
Observações:
Para que o bloqueio seja aplicado corretamente, deve-se atentar as parametrizações dos bloqueios automáticos de Blacklist, em especial a opção “Condição pedido”, que deverá casar com as parametrizações configuradas no fluxo de consulta, opção “Consultar pedidos”, ou seja, se o fluxo está configurado para consultar pedidos que tomam crédito e o bloqueio este configurado para apenas pedidos com condição não tomam crédito, os bloqueios não serão cadastrados.
E para casos onde o bloqueio sera cadastro ao analisar um pedido, também deverá ser levado em conta a condição do pedido (toma crédito ou não), levando em conta ao que foi configurado na opção “Condição pedido” do bloqueio.
Outra informação importante, ainda sobre o fluxo de consulta, a opção “Validar bloqueio” deverá estar selecionada como “Sim” para que os bloqueios do cliente sejam analisados, e caso existam registros na blacklist, que os devidos bloqueios sejam aplicados ao cliente.
# Interfaces
- Dados clientes > Blacklist;
- Gerenciador de atividades > Blacklist;
Observações:
- Além das interfaces da Blacklist, as informações também podem ser adicionadas via integração, conforme documentação externa DepsNet > Integração > Integrações > Cadastro de informação Blacklist.
# Tela da BlackList nos dados do cliente
Tela localizada nos dados do cliente, sendo de fácil acesso às informações do cliente consultado.
Identificador | Especificação |
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BL.1 | Tipos de informações que o cliente possui.; |
BL.2 | A informação do cliente, está que será adicionada a blacklist caso for necessário.; |
BL.3 | Check para Incluir/Remover a informação na blacklist. Uma PopUp será aberta para incluir a observação/motivo da inclusão/remoção.; |
BL.4 | Check para Incluir/Remover todas as informações do cliente na blacklist. Uma PopUp será aberta para incluir a observação/motivo da inclusão/remoção das informações, que receberão o mesma observação.; |
BL.5 | Histórico da informação, cada inclusão/exclusão é registrada com data e usuário da ação.; |
BL.6 | Botão para adicionar Abreviações de palavras, afim de uma maior precisão nas comparações do tipo informação “Endereço”.; |
BL.7 | Ao clicar nas informações, será aberto uma PopUp com os clientes que possuem a mesma informação, para que seja fácil a identificação dos Clientes relacionados.; |
# Clientes relacionados
PopUp responsável por mostrar os clientes que possuem a mesma informação.
Identificador | Especificação |
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BL.1 | Tipos de informação compartilhada.; |
BL.2 | Lista de clientes com a mesma informação.; |
BL.3 | Link para acessar o cliente relacionado.; |
# Incluir/Remover
PopUp responsável por incluir/remover a informação, e também informar uma observação do motivo da informação estar sendo inserida/removida.
Identificador | Especificação |
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BL.1 | Campo para inserir uma observação a inclusão/esclusão da informação da blacklist, não é obrigatório.; |
BL.2 | Observação automática inserida pelo sistema, de modo a rastrear de qual cliente e qual tela a informação foi adicionada, caso a mesma for compartilhada com outros clientes.; |
# Histórico
PopUp contendo o histórico de alterações que a informação sofreu dentro da blacklist.
Identificador | Especificação |
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BL.1 | Tabela de inserções/remoções da informação na blacklist, contendo data e hora da ação, nome de usuário que fez a alteração, observação e a situação da informação, ativa quer dizer que esta inserida e inativo, quer dizer que foi removido.; |
BL.2 | Observação da alteração selecionada junto da informação automática do sistema, caso não for informado nenhuma observação, somente a observação inserida pelo sistema será mostrada.; |
# Abreviações
PopUp de consulta e cadastro de abreviações para serem utilizadas nas comparações entre endereços.
Identificador | Especificação |
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BL.1 | Campo para inclusão da palavra e campo da abreviação da palavra inserida.; |
BL.2 | Lista de palavras com as suas respectivas abreviações.; |
# Tela da BlackList no Gerenciador de atividades
A tela da blacklist no gerenciador de atividades tem a função de gerenciar todas as informações que estão na blacklist, de todos os clientes da base.
Identificador | Especificação |
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BL.1 | Check para mostrar as informações que foram removidas da blacklist, ou seja, que foram inativadas.; |
BL.2 | Filtro dos tipos de informações que o clientes possuem.; |
BL.3 | Check para Ativar/Inativar a informação na blacklist. Uma PopUp será aberta para inserir a observação/motivo da ativação/inativação.; |
BL.4 | Ao clicar nas informações, será aberto uma PopUp com os clientes que possuem a mesma informação, para que seja fácil a identificação dos Clientes relacionados.; |
BL.5 | Botão para adicionar Abreviações de palavras, afim de uma maior precisão nas comparações do tipo informação “Endereço”.; |
BL.6 | Histórico da informação, cada ativação/inativação é registrada com data e usuário da ação.; |