# Blacklist


A blacklist tem como objetivo armazenar dados cadastrais (documento, nome, razão social, registro profissional, telefone, e-mail e endereço) de possíveis clientes que tenham um alto risco de inadimplência, sendo assim, ao avaliar um pedido será checado se o cliente não possui nenhuma de suas informações na Blacklist, se possuir e ainda não estiver com bloqueio, será cadastro o bloqueio ao cliente, seguindo as parametrizações configuradas para os bloqueios automáticos de Blacklist.

As informações podem ser cadastradas individualmente, e associadas a observações para facilitar a análise de possíveis ocorrências de bloqueios, devido à informação na BlackList.

Adicionando a informação na BlackList, ao executar fluxo de consulta, se estiver devidamente configurado, serão adicionados os bloqueios para o cliente, conforme o tipo de informação que foi adicionado. Se outros clientes possuírem a mesma informação em seus dados cadastrais, estes também receberam um bloqueio para a informação compartilhada.

Observações:

  • Para que o bloqueio seja aplicado corretamente, deve-se atentar as parametrizações dos bloqueios automáticos de Blacklist, em especial a opção “Condição pedido”, que deverá casar com as parametrizações configuradas no fluxo de consulta, opção “Consultar pedidos”, ou seja, se o fluxo está configurado para consultar pedidos que tomam crédito e o bloqueio este configurado para apenas pedidos com condição não tomam crédito, os bloqueios não serão cadastrados.

  • E para casos onde o bloqueio sera cadastro ao analisar um pedido, também deverá ser levado em conta a condição do pedido (toma crédito ou não), levando em conta ao que foi configurado na opção “Condição pedido” do bloqueio.

  • Outra informação importante, ainda sobre o fluxo de consulta, a opção “Validar bloqueio” deverá estar selecionada como “Sim” para que os bloqueios do cliente sejam analisados, e caso existam registros na blacklist, que os devidos bloqueios sejam aplicados ao cliente.

# Interfaces

  • Dados clientes > Blacklist;
  • Gerenciador de atividades > Blacklist;

Observações:

  • Além das interfaces da Blacklist, as informações também podem ser adicionadas via integração, conforme documentação externa DepsNet > Integração > Integrações > Cadastro de informação Blacklist.

# Tela da BlackList nos dados do cliente


Tela localizada nos dados do cliente, sendo de fácil acesso às informações do cliente consultado.

TABELA-BLACKLIST.png

  • 1. Tipos de informações que o cliente possui;
  • 2. A informação do cliente, está que será adicionada a blacklist caso for necessário;
  • 3. Check para Incluir/Remover a informação na blacklist. Uma PopUp será aberta para incluir a observação/motivo da inclusão/remoção;
  • 4. Check para Incluir/Remover todas as informações do cliente na blacklist. Uma PopUp será aberta para incluir a observação/motivo da inclusão/remoção das informações, que receberão o mesma observação;
  • 5. Histórico da informação, cada inclusão/exclusão é registrada com data e usuário da ação;
  • 6. Botão para adicionar Abreviações de palavras, afim de uma maior precisão nas comparações do tipo informação “Endereço”;
  • 7. Ao clicar nas informações, será aberto uma PopUp com os clientes que possuem a mesma informação, para que seja fácil a identificação dos Clientes relacionados;

# Clientes relacionados

PopUp responsável por mostrar os clientes que possuem a mesma informação.

CLIETES-RELACIONADOS.png

  • 1. Tipos de informação compartilhada;
  • 2. Lista de clientes com a mesma informação;
  • 3. Link para acessar o cliente relacionado;

# Incluir/Remover

PopUp responsável por incluir/remover a informação, e também informar uma observação do motivo da informação estar sendo inserida/removida.

POPUP-CADASTRO.png

  • 1. Campo para inserir uma observação a inclusão/esclusão da informação da blacklist, não é obrigatório;
  • 2. Observação automática inserida pelo sistema, de modo a rastrear de qual cliente e qual tela a informação foi adicionada, caso a mesma for compartilhada com outros clientes;

# Histórico

PopUp contendo o histórico de alterações que a informação sofreu dentro da blacklist.

hist.png

  • 1. Tabela de inserções/remoções da informação na blacklist, contendo data e hora da ação, nome de usuário que fez a alteração, observação e a situação da informação, ativa quer dizer que esta inserida e inativo, quer dizer que foi removido;
  • 2. Observação da alteração selecionada junto da informação automática do sistema, caso não for informado nenhuma observação, somente a observação inserida pelo sistema será mostrada;

# Abreviações

PopUp de consulta e cadastro de abreviações para serem utilizadas nas comparações entre endereços.

POPUP-CAD-LOGRADOURO.png

  • 1. Campo para inclusão da palavra e campo da abreviação da palavra inserida;
  • 2. Lista de palavras com as suas respectivas abreviações;

# Tela da BlackList no Gerenciador de atividades

A tela da blacklist no gerenciador de atividades tem a função de gerenciar todas as informações que estão na blacklist, de todos os clientes da base.

blacklist-gerenciador.png

  • 1. Check para mostrar as informações que foram removidas da blacklist, ou seja, que foram inativadas;
  • 2. Filtro dos tipos de informações que o clientes possue;
  • 3. Check para Ativar/Inativar a informação na blacklist. Uma PopUp será aberta para inserir a observação/motivo da ativação/inativação;
  • 4. Ao clicar nas informações, será aberto uma PopUp com os clientes que possuem a mesma informação, para que seja fácil a identificação dos Clientes relacionados;
  • 5. Botão para adicionar Abreviações de palavras, afim de uma maior precisão nas comparações do tipo informação “Endereço”;
  • 6. Histórico da informação, cada ativação/inativação é registrada com data e usuário da ação;