# Pontuação do Diagnóstico de Análise

A tela de pontuação do Diagnóstico de Análise é acessada ao clicar acima da classificação do cliente ou na classificação do grupo econômico.

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O DepsNet gera uma classificação para cada origem de informação cadastral do cliente, e uma classificação também para o grupo econômico, analisando todos os componentes do grupo.

As informações apresentadas na tela de Pontuação do Diagnóstico de Análise tem como objetivo mostrar um resumo do que foi analisado desse cliente, e como o sistema chegou naquela classificação.

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Para facilitar o entendimento dessa tela, classificaremos a documentação nos seguintes tópicos:

# Informações do Cliente

Nesse bloco é apresentada as informações de identificação do cliente, ou quando aberto a tela de pontuação do grupo é as informações do grupo econômico. Dentre as informações do cliente, temos um percentual de pontos atingidos, pontos positivos e pontos negativos.

Esses percentuais levam em consideração todas as métricas analisadas do cliente, e o percentual "Atingido" é a diferença do pontos negativos e pontos positivos. Esse percentual é que vai definir qual a classificação o cliente irá aderir na política em que está atrelado.

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# Pontos Positivos e Negativos

As métricas analisadas pelo sistema DepsNet vai depender muito de como foi criado a política de crédito no sistema.

O DepsNet pode pontuar através das informações de questionários respondidos para o cliente, pela informação cadastral, CNAE, ações que vieram na consulta, e também sobre as informações de restrições.

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Especificando cada métrica:

  • Questionário: Nossos usuários podem responder questionários para seus clientes afim de somente visualizar a informação, ou também conforme configurado na política de crédito, pontuar negativo ou positivo na análise. Nessa tela será apresentado somente questionário dentro da validade.

    Quando for a tela de grupo econômico, será mesclada as informações de questionários respondidos dos clientes. E caso possuir uma mesma pergunta respondida em diferentes clientes, será considerado pra análise a que possuir uma melhor pontuação.

  • Informação Cadastral: A pontuação referente a essa informação é através do subgrupo de informação cadastral. Exemplo: Caso o cliente possui um CNAE referente a VAREJO, se configurado na política ele pode receber algum ponto somente por ter essa informação cadastral.

  • Ações: A ação dos clientes é gerado através de consultas nos provedores que retornam essa informação. É possível pontuar negativo considerando pela quantidade de um determinado tipo de ações.

  • Métricas de Restrições: São considerados as métricas de Pefin, Refin, CCF e Protestos. Essas métricas são padrões para qualquer política de crédito. E o cliente possuindo alguma dessas informações será pontuado negativo, podendo ser pontuado positivo caso o mesmo não possua.

  • Métricas de Conceito Provedor: Refere-se as métricas de Rating, Scoring, Score DEPS e Indicadores. Cada provedor possui uma forma de classificar o cliente, considerando suas informações. Exemplo o "Rating", onde é dedicado ao provedor Boa Vista e são letras. Essa informação é retornada pela consulta ao provedor e no DepsNet também é possível realizar alguma pontuação positiva ou negativa para o cliente.

  • Histórico de Pagamento, Oscilação Consulta e Fornecedores Ativos: Informações comerciais vindas a partir de consultas no provedores e que são utilizadas para pontuar na análise de crédito.

  • Contas a Receber e Contas a Receber Analítico: Métrica referente ao contas a receber do cliente. Somente pode ter configurada uma das métricas para a política de crédito, sendo que a única coisa que muda é as informações que são integradas no sistema, o cálculo é mantido.

  • Porte: Informação referente ao tamanho da empresa;

  • Fundação e Idade: Fundação para clientes do tipo jurídica e idade para clientes do tipo física.

    Para grupo econômico que possui clientes física e jurídica, será utilizada somente uma das métricas para pontuar na análise. Isso irá depender de qual política que o grupo aderiu, sempre dando preferência para uma política do tipo jurídica.

  • Balanço: Métrica para pontuar na análise referente as informações de balanço.

Observações

  1. Existem métricas que estão configurados na política de crédito, que não pontuam na análise, somente são utilizadas para cálculos do limite sugerido do cliente/grupo.
  2. Em todas as métricas é possível clicar acima e será redirecionado a uma opção do menu, onde será detalhado as informações que foram utilizadas para a análise.

# Limite de Crédito e Perfil Especial

A informação de limite de crédito e perfil especial nessa tela somente é informativa. Onde todo processo ocorre pelas opções do menu e são detalhadas em outros tópicos.

# Resumo Financeiro

Será apresentado um resumo de todo o contas a receber do cliente. Segue especificações:

  • Títulos pagos: Somatório de todos os títulos pagos do cliente/grupo em um determinado período conforme configurado na política de crédito. Exemplo: Configurado na política 18 meses, será considerado somente títulos pagos dos últimos 18 meses.

  • Títulos vencidos e à vencer: Considerado todos os títulos que ainda estão abertos, onde o que define se é à vencer ou vencidos, é a data de vencimento do título. Não possui limitação de datas, é sempre buscado todos os títulos que o cliente possui em aberto.

  • Cheques pagos: Cheques com o status de compensado, considerando o período de meses definido na política;

  • Cheques à vencer e vencidos: Cheques com o status de à compensar;

  • Notas de crédito e Notas de débito;

  • Atraso matriz;

  • Prazo médio:

  • Maior acúmulo:

  • Data acúmulo:

  • Maior compra:

  • Data maior compra:

  • Última compra:

  • Data última compra:

# Pedidos

Lista de pedidos que ainda estão em aberto para o cliente/grupo, onde são classificados em "Toma crédito" e "Não toma crédito". Pedidos que não tomam crédito, não necessita ser verificado se possui limite disponível para aprovar o pedido, esses pedidos geralmente já foram pagos à vista ou possui outras condições especiais.

# Bloqueios

Lista de bloqueios cadastrais que o cliente/grupo possui. Os bloqueios podem vir através de consultas de provedores, integrados do sistema de gestão, ou gerados automaticamente pelo DepsNet quando existe algo no cliente que foi configurado para validar (Bloqueios de Negócio).

# Informações Complementares

Lista de informações complementares adicionadas para o cliente, podendo vir via integração de dados ou inserida por tela pelo usuário.

# Consultas

Apresentado um lista de consultas no provedores, considerando sempre a consulta mais recente de cada provedor.