# Cadastro de Limite

Através dessa tela o usuário poderá realizar a adoção de limites para um cliente do tipo Jurídica, Física ou Exportação e também para grupos econômicos. As adoção de limite pode ser feita manualmente pelo tela do DepsNet ou de forma automatizada com a automação de pedidos ou requisições de limite, onde sempre é avaliado a alçada do usuário se permiti o valor que está sendo concedido ao cliente.

Nessa tela é possível visualizar o grupo Limite adotado por grupo e Limite adotado por documento:

tela-limite-completa.png

Conforme já informado em outros tópicos, a tela de adoção de limites irá apresentar as informações do cliente selecionado. No exemplo acima pode ser visto que o cliente possui dois grupos econômicos para diferentes origens, e na tela de adoção é replicado uma linha para cada grupo econômico.

Nessa tela é apresentado a listagem de "Limite adotado por grupo" e "Limite adotado por documento":

tela-limite.png

A lista de "Limite adotado por grupo" é apresentada somente quando o cliente selecionado possui grupo econômico e conforme a imagem acima, caso o cliente possuir mais de um grupo em origens diferentes, é mostrado uma linha por grupo. A lista é composta pelas seguintes colunas de informações:

  • Grupo: Nome do grupo do cliente;
  • Origem: Sinaliza em qual origem de informação cadastral o grupo está;
  • Valor(BRL) : Valor de limite adotado para o grupo;
  • Necessário(BRL): Esse valor é composto por títulos em aberto, cheques à compensar, notas de débito e pedidos em uma situação de bloqueado e aprovado. Ele indica o valor total necessário para aprovar todos os pedidos desse grupo econômico.
  • Tomado(BRL): Como o valor necessário, esse valor é composto por títulos em aberto, cheques à compensar, notas de débito e pedidos aprovados. A única diferença desse valor para o tomado é que não entra os pedidos bloqueados.
  • Disponível(BRL): Valor disponível para o grupo conforme o limite adotado e o limite tomado do mesmo. Para o grupo possuir disponível deve ser compensado todo o valor que está tomando crédito desse grupo. É possível que seja utilizado as notas de crédito do grupo para ter disponível também, porém deve ser configurado o sistema para isso.
  • Classificação: É apresentada a classificação aderida para o grupo conforme a análise de crédito que foi realizada. Dois pontos importantes nessa informação:
    1. Não é possível realizar adoção de limites para grupo que não possui uma classificação.
    2. Existe no sistema a classificação "Sem análise", ela indica que o cliente conseguiu aderir a uma política de crédito, porém não existe uma consulta analítica válida que possa classificar o cliente. Devido a isso grupos com a classificação "Sem análise" também não podem receber limites adotados.
  • Risco: O risco é gerado automaticamente ao informar um valor de limite, é levado em consideração toda a análise do grupo, e informações de restrições que ele possui. Conforme o limite informado o risco pode mudar.
  • Bloqueio: Sinaliza que os componentes do grupo possui algum bloqueio cadastrado. Essa informação somente é para visualização, não restringe a adoção, porém ao salvar é mostrado mais uma mensagem de confirmação.

A adoção de limites é feito conforme a necessidade de crédito para o cliente / grupo. Quando o cliente tem grupo econômico toda validação do limite é pelo grupo econômico.

  1. Para o cliente possuir limite disponível, terá que compensar o valor de crédito tomado do cliente/grupo. O tomado é composto por títulos em aberto, cheques à compensar notas de débito pedidos aprovados que já estão consumindo o crédito.