# Cadastro de Limite

Nesta tela, o usuário poderá adotar limites para clientes dos tipos Jurídica, Física ou Exportação, além de para grupos econômicos. A adoção de limites pode ser feita de forma manual, através da tela do DepsNet, ou de forma automatizada, por meio da automação de pedidos ou requisições de limite. Em ambos os casos, sempre será avaliado o nível de alçada do usuário para garantir que o valor concedido ao cliente esteja dentro das permissões estabelecidas.

Nessa tela é possível visualizar os grupos Limite adotado por grupo e Limite adotado por documento:

tela-limite-completa.png

Conforme já informado em outros tópicos, a tela de adoção de limites irá apresentar as informações do cliente selecionado. No exemplo acima pode ser visto que o cliente possui dois grupos econômicos para diferentes origens, e na tela de adoção é replicado uma linha para cada grupo econômico.

Nessa tela é apresentado a listagem de "Limite adotado por grupo" e "Limite adotado por documento":

tela-limite.png

A lista de "Limite adotado por grupo" é apresentada somente quando o cliente selecionado possui grupo econômico e conforme a imagem acima, caso o cliente possuir mais de um grupo em origens diferentes, é mostrado uma linha por grupo. A lista é composta pelas seguintes colunas de informações:

  • Grupo: Nome do grupo do cliente;
  • Origem: Sinaliza em qual origem de informação cadastral o grupo está;
  • Última inclusão: Data da última inclusão do limite;
  • Valor(BRL) : Valor de limite adotado para o grupo;
  • Necessário(BRL): Esse valor é composto por títulos em aberto, cheques à compensar, notas de débito e pedidos em uma situação de bloqueado e aprovado. Ele indica o valor total necessário para aprovar todos os pedidos desse grupo econômico.
  • Tomado(BRL): Como o valor necessário, esse valor é composto por títulos em aberto, cheques à compensar, notas de débito e pedidos aprovados. A única diferença desse valor para o tomado é que não entra os pedidos bloqueados.
  • Disponível(BRL): Valor disponível para o grupo conforme o limite adotado e o limite tomado do mesmo. Para o grupo possuir disponível deve ser compensado todo o valor que está tomando crédito desse grupo. É possível que seja utilizado as notas de crédito do grupo para ter disponível também, porém deve ser configurado o sistema para isso.
  • Classificação: É apresentada a classificação aderida para o grupo conforme a análise de crédito que foi realizada. Dois pontos importantes nessa informação: 1. Não é possível realizar adoção de limites para grupo que não possui uma classificação. 2. Existe no sistema a classificação "Sem análise", ela indica que o cliente conseguiu aderir a uma política de crédito, porém não existe uma consulta analítica válida que possa classificar o cliente. Devido a isso grupos com a classificação "Sem análise" também não podem receber limites adotados.
  • Risco: O risco é gerado automaticamente ao informar um valor de limite, é levado em consideração toda a análise do grupo, e informações de restrições que ele possui. Conforme o limite informado o risco pode mudar.
  • Bloqueio: Sinaliza que os componentes do grupo possui algum bloqueio cadastrado. Essa informação somente é para visualização, não restringe a adoção, porém ao salvar é mostrado mais uma mensagem de confirmação.

A adoção de limites é realizada conforme a necessidade de crédito do cliente ou grupo. Quando o cliente pertence a um grupo econômico, a validação do limite é feita com base no grupo. Para que o cliente tenha limite disponível, é necessário compensar o valor de crédito já utilizado pelo cliente ou grupo. Esse valor consumido é composto por títulos em aberto, cheques a compensar, notas de débito e pedidos aprovados que já estão utilizando o crédito.

  • Bloquear alteração de limite pela automação: Ao utilizar esta funcionalidade, se o limite for definido por um usuário, a automação não poderá alterá-lo. Esse bloqueio afetará todas as origens, pois está vinculado ao documento do cliente.