# Automações

# Automação de pedidos

Antes de efetuar o processo de automação de pedido, deve-se efetuar a integração de todos os serviços referente a pedidos. Exemplos:

  • Cadastrar Pedido.
  • Associar Pedido Situação.
  • Associar Pedido Parametrização Categoria.

Para que assim, não ocorra de o pedido não estiver cadastrado completamente e a automação for iniciada.

# Serviço SOAP

A interface do WebService pode ser consultada em:

http://localhost:71/AutomacaoPedidoTaskWS.svc (opens new window)

Campo Descrição Tipo Tam. Obr.
codigoPedido Código do pedido para identificação no Sistema DepsNet.
Código único, não podendo ser repetido.
String 30 Sim

# Processo

O processo de automação de pedido consiste em:

  • Efetuar uma análise do cliente, verificando se o mesmo possui uma classificação válida.

    • Caso a classificação esteja válida, o sistema prossegue ao próximo passo.
    • Caso a classificação esteja inválida, o sistema efetua uma consulta aos provedores configurados no sistema, e após isso efetuando uma nova análise para o cliente deixando assim a data válida.
  • Verificar se o cliente possui bloqueios cadastrados.

  • Verificar se o limite adotado é o suficiente para aprovar o pedido.

    • Caso o limite seja suficiente, o sistema verifica a alçada do usuário que adotou o limite anteriormente para o cliente está válida.
    • Caso o limite seja insuficiente, o sistema verifica a alçada do usuário permite adotar o limite necessário para aprovar o pedido, senão o verifica a alçada do usuário "Automação".
  • Aprovar o pedido caso o limite adotado seja suficiente e o cliente não possuir nenhuma restrição, ou bloquear o pedido, onde o sistema irá informar o motivo pelo qual está bloqueando o pedido.

# Automação de clientes

O objetivo desse WebService é cadastrar clientes no DepsNet, em conjunto, fazer uma consulta no provedor, analisa-lo e retornar uma análise com informações cadastrais do cliente.

O WSDL disponível está localizado no seguinte endereço:

http://localhost:71/AutomacaoClienteProvedorConsultarTaskWS.svc?wsdl (opens new window)

Observação

"localhost" corresponde a onde está instalado os webservices. Caso não for possível acessar deve ser substituído pelo nome do servidor.

A entrada de dados desse WebService corresponde aos seguintes campos:

Nome Descrição Obrigatório
documento CNPJ quando for pessoa Jurídica
CPF quando for pessoa Física
Sim
tipo J - Jurídica
F - Física
Sim
nomeOrigem Nome da origem de sistema de gestão cadastrada no DepsNet Sim
codigoSGInfCad Código do sistema de gestão da informação cadastral Sim
login Login do usuário no Sistema DepsNet
Obs.: Caso não informado nenhum usuário automaticamente será buscado o usuário: "sistema" que corresponde ao mesmo da automação de pedidos.
Não

A automação de clientes executará os seguintes passos:

  1. Realiza a busca do cliente, caso o cliente esteja cadastrado no DepsNet com uma classificação válida, retornará os dados desse cliente. Caso o cliente não esteja cadastrado será feito um novo cadastro com associação da origem e informação cadastral informadas.

  2. Após o cadastro do cliente, será feito uma consulta no provedor conforme cotas e configurações de consultas cadastrados para o usuário no DepsNet.

  3. Após a consulta será feito uma análise de crédito e retornará o resultado dessa análise.

O serviço retornará as seguintes informações processadas:

Campo Descrição
Bairro Informação referente ao endereço do cliente
CEP Informação referente ao endereço do cliente
Cidade Informação referente ao endereço do cliente
Classificacao Classificação que o cliente aderiu no DepsNet
ErroProcessamento Nesse campo indica se houve algum erro referente ao cadastro, análise ou consulta no provedor desse cliente.
Onde será representado por True ou False.
LimiteSugerido Limite sugerido do cliente no DepsNet
NomeFantasia Nome fantasia do cliente
Numero Informação referente ao endereço do cliente
RazaoSocial Razão social do cliente
ResultadoProcessamento Mensagem informando todos os passos realizados pela automação ou caso apresente erro, será mostrado nesse campo
Rua Informação referente ao endereço do cliente
SituacaoReceitaFederal Situação cadastral do cliente na Receita Federal conforme consulta gerada
UF Informação referente ao endereço do cliente
Validade Validade da classificação do cliente
SugestaoGrupoEconomico Retornará todos os códigos de sistema de gestão dos clientes que possuem sócios em comum com a pessoa enviada separados por ";"