# Análises
# Pedidos
Antes de efetuar o processo de automação de pedido, deve-se efetuar a integração de todos os serviços referente a pedidos. Exemplos:
- Cadastrar Pedido
- Associar Pedido Situação
- Associar Pedido Parametrização Categoria
Para que assim, não ocorra de o pedido não estiver cadastrado completamente e a automação for iniciada.
# Serviço REST
Esta API conta com a possibilidade da utilização de token, gerado através do Gerador de Token https://docs.deps.com.br/deps/integracao/rest/rest-token/ (opens new window), para validar as requisições. Para utilizar esta opção, o usuário deve acessar as configurações do Deps e definir a parametrização “Utilizar token nas APIs” como “Sim”. Os tokens gerados através do Gerador de Tokens possuem uma data de validade, que é definida através da parametrização do sistema “Tempo token válido”.
A interface da API REST pode ser consultada em:
http://localhost:74/swagger/ui/index#!/Analises/Analises_analisePedido (opens new window)
Campo | Descrição | Tipo | Tam. | Obrigatório |
---|---|---|---|---|
[{ | ||||
codigoPedido | Código do pedido para identificação no DepsNet, onde o mesmo deve ser único | String | 30 | Sim |
token | Token gerado via API do Deps | String | Não | |
}] |
Exemplo layout JSON
[
{
"codigoPedido": "CDG4450222"
}
]
# Processo
O processo de automação de pedido consiste em:
Efetuar uma análise do cliente, verificando se o mesmo possui uma classificação válida.
- Caso a classificação esteja válida, o sistema prossegue ao próximo passo.
- Caso a classificação esteja inválida, o sistema efetua uma consulta aos provedores configurados no sistema, e após isso efetuando uma nova análise para o cliente deixando assim a data válida.
Verificar se o cliente possui bloqueios cadastrados.
Verificar se o limite adotado é o suficiente para aprovar o pedido.
- Caso o limite seja suficiente, o sistema verifica a alçada do usuário que adotou o limite anteriormente para o cliente está válida.
- Caso o limite seja insuficiente, o sistema verifica a alçada do usuário permite adotar o limite necessário para aprovar o pedido, senão o verifica a alçada do usuário "Automação".
Aprovar o pedido caso o limite adotado seja suficiente e o cliente não possuir nenhuma restrição, ou bloquear o pedido, onde o sistema irá informar o motivo pelo qual está bloqueando o pedido.
# Clientes
O objetivo desse serviço é cadastrar clientes no DepsNet, em conjunto, fazer uma consulta no provedor, analisa-lo e retornar uma análise com informações cadastrais do cliente.
Esta API conta com a possibilidade da utilização de token, gerado através do Gerador de Token https://docs.deps.com.br/deps/integracao/rest/rest-token/ (opens new window), para validar as requisições. Para utilizar esta opção, o usuário deve acessar as configurações do Deps e definir a parametrização “Utilizar token nas APIs” como “Sim”. Os tokens gerados através do Gerador de Tokens possuem uma data de validade, que é definida através da parametrização do sistema “Tempo token válido”.
A interface da API REST pode ser consultada em:
http://localhost:74/swagger/ui/index#!/Analises/Analises_analiseCliente (opens new window)
Campo | Descrição | Tipo | Tam. | Obrigatório |
---|---|---|---|---|
tipo | Tipo da pessoa, sendo: J - Jurídica F - Física E - Exportação | String | 1 | Sim |
documento | Documento da pessoa, sendo: - CNPJ quando for pessoa jurídica - CPF quando for pessoa física - Código identificador para tipo Exportação | String | 15 | Sim |
nomeOrigem | Nome da origem de informação cadastral | String | 40 | Sim |
codigoSistemaGestaoInformacaoCadastral | Código do sistema de gestão da informação cadastral | String | 50 | Sim |
token | Token gerado via API do Deps | String | Não | |
credenciaisProvedor: [{ | ||||
tipoConsulta | Tipo da consulta do provedor | String | Não | |
login | Login do provedor | String | Não | |
senha | Senha do provedor | String | Não | |
parametrizacoesSistema: [{ | ||||
nome | Nome da parametrização. Parametrizações aceitas: - URL Serasa | String | Não | |
parametrizacao | Valor da parametrização | String | Não |
Exemplo layout JSON
{
"tipo": "F",
"documento": "1234578901234",
"nomeOrigem": "Nome Origem",
"codigoSistemaGestaoInformacaoCadastral": "CDG00515",
"credenciaisProvedor": [
{
"tipoConsulta": "",
"login": "LoginProvedor",
"senha": "SenhaProvedor"
}
],
"parametrizacoesSistema": [
{
"nome": "Nome da parametrização",
"parametrizacao": ""
}
]
}
Observação
Automaticamente será buscado o usuário: "sistema" que corresponde ao mesmo da automação de pedidos.
A automação de clientes executará os seguintes passos:
- Realiza a busca do cliente, caso o cliente esteja cadastrado no DepsNet com uma classificação válida, retornará os dados desse cliente. Caso o cliente não esteja cadastrado será feito um novo cadastro com associação da origem e informação cadastral informadas.
- Após o cadastro do cliente, será feito uma consulta no provedor conforme cotas e configurações de consultas cadastrados para o usuário no DepsNet.
- As credenciais provedor enviadas na API servem para serem utilizadas pelas consultas que serão executadas no fluxo, caso não enviadas ou enviadas parcialmente o sistema então utilizará as credenciais cadastradas nas configurações de consulta cadastradas no sistema, isso verificando para cada tipo consulta.
- Após a consulta será feito uma análise de crédito e retornará o resultado dessa análise.
O serviço retornará as seguintes informações processadas:
Campo | Descrição |
---|---|
Bairro | Informação referente ao endereço do cliente |
CEP | Informação referente ao endereço do cliente |
Cidade | Informação referente ao endereço do cliente. |
Classificacao | Classificação que o cliente aderiu no DepsNet |
ErroProcessamento | Nesse campo indica se houve algum erro referente ao cadastro, análise ou consulta no provedor desse cliente. Onde será representado por True ou False |
LimiteSugerido | Limite sugerido do cliente no DepsNet |
NomeFantasia | Nome fantasia do cliente |
Numero | Informação referente ao endereço do cliente |
RazaoSocial | Razão social do cliente |
ResultadoProcessamento | Mensagem informando todos os passos realizados pela automação ou caso apresente erro, será mostrado nesse campo |
Rua | Informação referente ao endereço do cliente |
SituacaoReceitaFederal | Situação cadastral do cliente na Receita Federal conforme consulta gerada |
UF | Informação referente ao endereço do cliente |
Validade | Validade da classificação do cliente |
SugestaoGrupoEconomico | Retornará todos os códigos de sistema de gestão dos clientes que possuem sócios em comum com a pessoa enviada separados por ";" |