# Análises

# Pedidos

Antes de efetuar o processo de automação de pedido, deve-se efetuar a integração de todos os serviços referente a pedidos. Exemplos:

  • Cadastrar Pedido
  • Associar Pedido Situação
  • Associar Pedido Parametrização Categoria

Para que assim, não ocorra de o pedido não estiver cadastrado completamente e a automação for iniciada.

# Serviço REST

Esta API conta com a possibilidade da utilização de token, gerado através do Gerador de Token https://docs.deps.com.br/deps/integracao/rest/rest-token/ (opens new window), para validar as requisições. Para utilizar esta opção, o usuário deve acessar as configurações do Deps e definir a parametrização “Utilizar token nas APIs” como “Sim”. Os tokens gerados através do Gerador de Tokens possuem uma data de validade, que é definida através da parametrização do sistema “Tempo token válido”.

A interface da API REST pode ser consultada em:

http://localhost:74/swagger/ui/index#!/Analises/Analises_analisePedido (opens new window)

Campo Descrição Tipo Tam. Obrigatório
[{
codigoPedido Código do pedido para identificação no DepsNet, onde o mesmo deve ser único String 30 Sim
token Token gerado via API do Deps String Não
}]
Exemplo layout JSON
[
  {
    "codigoPedido": "CDG4450222"
  }
]

# Processo

O processo de automação de pedido consiste em:

  • Efetuar uma análise do cliente, verificando se o mesmo possui uma classificação válida.

    • Caso a classificação esteja válida, o sistema prossegue ao próximo passo.
    • Caso a classificação esteja inválida, o sistema efetua uma consulta aos provedores configurados no sistema, e após isso efetuando uma nova análise para o cliente deixando assim a data válida.
  • Verificar se o cliente possui bloqueios cadastrados.

  • Verificar se o limite adotado é o suficiente para aprovar o pedido.

    • Caso o limite seja suficiente, o sistema verifica a alçada do usuário que adotou o limite anteriormente para o cliente está válida.
    • Caso o limite seja insuficiente, o sistema verifica a alçada do usuário permite adotar o limite necessário para aprovar o pedido, senão o verifica a alçada do usuário "Automação".
  • Aprovar o pedido caso o limite adotado seja suficiente e o cliente não possuir nenhuma restrição, ou bloquear o pedido, onde o sistema irá informar o motivo pelo qual está bloqueando o pedido.

# Clientes

O objetivo desse serviço é cadastrar clientes no DepsNet, em conjunto, fazer uma consulta no provedor, analisa-lo e retornar uma análise com informações cadastrais do cliente.

Esta API conta com a possibilidade da utilização de token, gerado através do Gerador de Token https://docs.deps.com.br/deps/integracao/rest/rest-token/ (opens new window), para validar as requisições. Para utilizar esta opção, o usuário deve acessar as configurações do Deps e definir a parametrização “Utilizar token nas APIs” como “Sim”. Os tokens gerados através do Gerador de Tokens possuem uma data de validade, que é definida através da parametrização do sistema “Tempo token válido”.

A interface da API REST pode ser consultada em:

http://localhost:74/swagger/ui/index#!/Analises/Analises_analiseCliente (opens new window)

Campo Descrição Tipo Tam. Obrigatório
tipo Tipo da pessoa, sendo:
J - Jurídica
F - Física
E - Exportação
String 1 Sim
documento Documento da pessoa, sendo:
- CNPJ quando for pessoa jurídica
- CPF quando for pessoa física
- Código identificador para tipo Exportação
String 15 Sim
nomeOrigem Nome da origem de informação cadastral String 40 Sim
codigoSistemaGestaoInformacaoCadastral Código do sistema de gestão da informação cadastral String 50 Sim
token Token gerado via API do Deps String Não
credenciaisProvedor: [{
tipoConsulta Tipo da consulta do provedor String Não
login Login do provedor String Não
senha Senha do provedor String Não
parametrizacoesSistema: [{
nome Nome da parametrização. Parametrizações aceitas:
- URL Serasa
String Não
parametrizacao Valor da parametrização String Não
Exemplo layout JSON
{
  "tipo": "F",
  "documento": "1234578901234",
  "nomeOrigem": "Nome Origem",
  "codigoSistemaGestaoInformacaoCadastral": "CDG00515",
  "credenciaisProvedor": [
    {
      "tipoConsulta": "",
      "login": "LoginProvedor",
      "senha": "SenhaProvedor"
    }
  ],
  "parametrizacoesSistema": [
    {
      "nome": "Nome da parametrização",
      "parametrizacao": ""
    }
  ]
}

Observação

Automaticamente será buscado o usuário: "sistema" que corresponde ao mesmo da automação de pedidos.

A automação de clientes executará os seguintes passos:

  1. Realiza a busca do cliente, caso o cliente esteja cadastrado no DepsNet com uma classificação válida, retornará os dados desse cliente. Caso o cliente não esteja cadastrado será feito um novo cadastro com associação da origem e informação cadastral informadas.
  2. Após o cadastro do cliente, será feito uma consulta no provedor conforme cotas e configurações de consultas cadastrados para o usuário no DepsNet.
  3. As credenciais provedor enviadas na API servem para serem utilizadas pelas consultas que serão executadas no fluxo, caso não enviadas ou enviadas parcialmente o sistema então utilizará as credenciais cadastradas nas configurações de consulta cadastradas no sistema, isso verificando para cada tipo consulta.
  4. Após a consulta será feito uma análise de crédito e retornará o resultado dessa análise.

O serviço retornará as seguintes informações processadas:

Campo Descrição
Bairro Informação referente ao endereço do cliente
CEP Informação referente ao endereço do cliente
Cidade Informação referente ao endereço do cliente.
Classificacao Classificação que o cliente aderiu no DepsNet
ErroProcessamento Nesse campo indica se houve algum erro referente ao cadastro, análise ou consulta no provedor desse cliente. Onde será representado por True ou False
LimiteSugerido Limite sugerido do cliente no DepsNet
NomeFantasia Nome fantasia do cliente
Numero Informação referente ao endereço do cliente
RazaoSocial Razão social do cliente
ResultadoProcessamento Mensagem informando todos os passos realizados pela automação ou caso apresente erro, será mostrado nesse campo
Rua Informação referente ao endereço do cliente
SituacaoReceitaFederal Situação cadastral do cliente na Receita Federal conforme consulta gerada
UF Informação referente ao endereço do cliente
Validade Validade da classificação do cliente
SugestaoGrupoEconomico Retornará todos os códigos de sistema de gestão dos clientes que possuem sócios em comum com a pessoa enviada separados por ";"